5 coisas que nunca te contaram sobre o consórcio de imóvel

17/03/2022

Imagem blog

5 coisas que nunca te contaram sobre o consórcio de imóvel

O consórcio de imóveis é procurado cada vez mais pelos brasileiros. Isso está acontecendo porque, finalmente, o consórcio está sendo reconhecido por facilitar a aquisição de imóveis por meio de planos econômicos e flexíveis que se adaptam ao perfil de cada cliente. 

No consórcio imobiliário, um grupo de pessoas físicas ou jurídicas se associa para consolidar um fundo comum com o intuito de adquirir um imóvel. O fundo é gerenciado por uma empresa administradora, o que confere mais tranquilidade aos participantes.

Esta modalidade é uma maneira econômica de comprar uma casa ou apartamento, afinal, não é necessário realizar empréstimos de instituições financeiras. Além disso, é capaz de incentivar a criação e manutenção de uma reserva de emergência, que se amplia à medida que você paga as parcelas do consórcio. Em tempos de crise, esta é a melhor solução para a segurança financeira

5 coisas que nunca te contaram sobre o consórcio de imóvel 

1. Comprar imóvel sem nenhum valor de entrada!

Você tem o poder de compra nas suas mãos. O valor escolhido para a contratação do consórcio está associado ao valor que você deseja pagar no imóvel, que será parcelado de maneira integral, ou seja, o consórcio não exige o pagamento antecipado de qualquer valor — prática bastante comum em outras formas de aquisição parcelada, como o financiamento de imóvel.

Dessa forma, o consórcio de imóveis tem se colocado como melhor alternativa para quem não tem um montante para ofertar como entrada, ou pagar à vista. Aliás, há casos que mesmo com condições para efetuar a compra à vista, opta-se pelo consórcio para utilizar o dinheiro para outros fins, direcionando parte do recurso para antecipar a contemplação por meio  da oferta de lances e destinar o resto do montante para outros investimentos. . 

Importante: é necessário lembrar que os imóveis geram outros gastos, como as despesas de transferência, a realização de pequenas reformas ou as manutenções preventivas anuais. Com isso, o consórcio é um aliado para quem quer se planejar. 

5-coisas-que-nunca-te-contaram-sobre-o-consorcio-de-imovel

2. Possibilita acelerar a contemplação

No consórcio, existem duas formas de contemplações: via sorteio ou lance. Há quem não queira esperar pela sorte para ser contemplado, nesses casos, é possível ofertar um valor como forma de antecipar parcelas do consórcio. Além disso, existem alguns planos de consórcio onde você pode utilizar uma porcentagem da própria carta de crédito — procedimento chamado de lance embutido.

Se o lance ofertado não for o vencedor, não é necessário que você pague a quantia que ofereceu. Ao invés disso, terá a oportunidade de dar um novo lance no mês seguinte e, assim, até ser contemplado. 

3. Permite o uso do FGTS

O uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para ofertar um lance é outra grande vantagem do consórcio de imóvel. Você pode ainda converter o mesmo valor para a quitação total ou parcial do saldo devedor. Em ambos casos, você diminui o tempo necessário para obter a carta de crédito.

Você também pode direcionar o FGTS para completar a diferença, basta seguir as regras de utilização do FGTS. 

Separamos abaixo algumas informações necessárias, isto é, os pré-requisitos padrões, para aproveitar o FGTS na aquisição da sua carta de crédito:

- Antes de tudo, veja se você tem acesso ao seu FGTS para fins de uso imobiliário. Para isso, é necessário ter, pelo menos, três anos sob o regime CLT. Podem ser 3 anos trabalhados em uma mesma empresa ou, caso você tenha mudado de emprego neste período, não se preocupe, o importante é ter no mínimo 3 anos de FGTS recolhido.

  1. Você precisa ser titular da cota de consórcio de imóveis e também da conta de FGTS que será utilizada. Caso esteja casado pode consultar as regras de acordo com o regime de casamento e se este permite usar o FGTS do esposo(a). Vale também para os casos de união estável.
  2.  Você também não pode ter financiamento ativo do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) em território nacional, a não ser que comprove alienação, quitação ou transferência do financiamento.
  3.  Você não pode ser o comprador e nem o proprietário de outro imóvel na mesma localidade. Exceto em casos de comprovação de transferência ou alienação do imóvel em questão.
  4. - Verifique algumas particularidades que anulam as condições acima, por exemplo: o imóvel que você possui é usufruto de um terceiro, neste caso, mesmo já sendo proprietário de um imóvel, você poderá usar o FGTS para compra de um segundo bem. Ou recebeu um imóvel de herança, mas tem parte inferior a 50%. 

Os registros do imóvel também precisam estar de acordo com as seguintes regras para poder ser adquirido:

  • O imóvel precisa ser registrado em cartório no nome do trabalhador;
  • O imóvel não pode ser uma propriedade rural, mas sim, residencial;
  • O valor máximo de avaliação do imóvel e data de compra precisam estar dentro das limitações estabelecidas pelo SFH. Desde 2018 este teto é de R$ 1,5 milhões.

4. Oferece variedade de prazos e planos

No UP Consórcios todos podem investir em consórcio para adquirir bens e serviços. Não há restrição, inclusive, para quem tem nome sujo (a única restrição, aqui, é que na hora da contemplação seu nome esteja limpo). A fim de conquistar um número maior de clientes, os consórcios têm respeitado a diversidade dos clientes. 

Você poderá avaliar e determinar um valor para a carta de crédito que seja compatível com o tipo de imóvel pretendido. Os diferentes planos também possuem parcelas mensais coerentes com o orçamento de cada pessoa interessada no consórcio.

Além do valor da carta de crédito, você também determina o prazo de pagamento do seu consórcio. A flexibilidade desta modalidade é o que permite ao consumidor se planejar, estruturando os seus planos de acordo com a realidade atual de suas finanças pessoais. Por conta disso, o consórcio ajuda até no controle de gastos e na sua organização financeira

5. Manutenção do poder de compra

Para manter o equilíbrio do sistema e garantir as mesmas condições aos consorciados para a aquisição do bem, o consórcio prevê um reajuste anual do valor da carta de crédito. Dessa maneira , o poder de compra do consorciado é garantido, independentemente do momento de sua contemplação.

Fazer um consórcio imobiliário é assumir um compromisso de poupar para adquirir a casa própria, portanto, uma excelente alternativa para quem quer se planejar com segurança para adquirir um bem! 

O simulador de consórcios é uma ferramenta para análise prévia do crédito desejado, assim como as possibilidades de pagamento desse recurso, Assim, o cliente (futuro consorciado) tem condições de avaliar o valor da parcela e então escolher o plano que melhor se adequa ao orçamento. Ao usar o simulador de consórcio de imóvel, você descarta aquelas opções que não tem nada a ver com seus objetivos e nem com o seu orçamento.  A partir de resultados específicos para as suas preferências, será muito mais fácil alcançar seu principal objetivo: conquistar a própria casa. Simule e compare!