5 dicas para não errar no planejamento financeiro familiar

17/03/2022

Imagem blog

5 dicas para não errar no planejamento financeiro familiar

Gerenciar as finanças da família é uma habilidade essencial para os jovens casais dominarem, especialmente aquelas que estão grávidas pela primeira vez. De fato, a gestão financeira não afeta apenas o relacionamento conjugal, mas também afeta diretamente o futuro dos filhos.

Aqui estão 5 erros mais comuns para evitar na gestão financeira da família. Confira agora o que fazer para ter um planejamento financeiro familiar de sucesso! 

5 erros para evitar e conseguir um planejamento financeiro familiar saudável 

1. Ausência de um plano claro

Você pode pensar: “Ah, acabamos de nos casar, vamos descansar um pouco...” e depois gaste o que tiver. A consequência inevitável é que, após o primeiro ano de casamento, muitos casais, só depois de receberem a notícia de que estão prestes a serem “promovidos” à categoria de pais, ficam chocados ao descobrir que não têm fundo de emergência e nem poupança. dinheiro para o futuro de seus filhos. 

Então, para garantir a saúde financeira da família, logo após o casamento, você deve montar imediatamente um plano financeiro. Vocês dois precisam controlar seus gastos e ter metas específicas para atingir.

5 dicas para não errar no planejamento financeiro familiar

2. Ausência de um fundo de emergência para um dia chuvoso

A vida nunca é completamente tranquila. Todos os tipos de eventos inesperados, como desemprego, perda de renda e doenças podem acontecer. Portanto, ao se preparar para receber um novo membro da família, você precisa montar um fundo de emergência para garantir sempre dar o melhor ao seu filho, mesmo que algo inesperado aconteça.

3. Falta de acordo sobre hábitos e planos de gastos

Se um casal não concorda com os hábitos e planos de gastos, um sempre se sentirá "chateado" e "frustrado" com os gastos do outro. Você também não pode economizar dinheiro se seu marido está sempre gastando além de suas posses. 

Portanto, a primeira coisa a fazer é que vocês dois precisam concordar com suas despesas e os fundos de poupança da família. Por exemplo, se você planeja ter filhos, você precisa planejar um fundo de emergência especificamente criado para eles, como um pacote de seguro de vida que acompanhará seus filhos desde o útero até a idade adulta.

4. Falha em dividir as responsabilidades financeiras entre marido e mulher

Após o dia do casamento, marido e mulher precisam discutir e definir claramente suas responsabilidades financeiras, por exemplo: as contribuições para o fundo familiar (dependendo da renda de cada pessoa); ou vamos supor que as contas de aluguel e serviços públicos sejam cobertas pelo marido, então a esposa será responsável pelo dinheiro em mantimentos e económia etc. Se a responsabilidade financeira não for dividida desde o início, ambos serão completamente passivos e não não sabem o que fazer, mas ficam olhando um para o outro, perplexos, uma vez que uma grande soma de dinheiro é necessária.

5. Falha em educar seus filhos sobre o valor do dinheiro

As crianças precisam saber sobre o valor do dinheiro e como economizar dinheiro desde cedo. Dependendo da idade do seu filho, você pode transformar isso em um jogo divertido, para que ele possa entender e formar as seguintes ideias: 

Por que eu tenho que economizar dinheiro? Como posso economizar dinheiro?

A partir dessa reflexão você saberá exatamente onde quer chegar. 

Para finalizar, temos que destacar o seguinte: 

Quanto mais cedo seu plano financeiro de longo prazo para a educação de seus filhos for implementado, melhor, pois é como uma "armadura" para ajudá-lo a proteger seus filhos, independentemente de como a vida possa mudar. O consórcio é uma excelente maneira de planejar o futuro com segurança. É o que você irá conferir a seguir: 

UP Consórcios para planejamento financeiro familiar

No consórcio, um grupo de pessoas se reúne a fim de alcançar um objetivo em comum, isso é positivo para quem se preocupa com o planejamento das finanças

Conquistar a carta de crédito é a parte mais esperada quando se entra no consórcio. Para recebê-la é necessário passar pelos sorteios, a finalidade ali é decidir quem fica com o crédito para a compra do bem - os sorteios são feitos entre os membros do grupo. Contribuindo até o final do prazo estabelecido, mesmo após serem contemplados, todos conseguem conquistar seu objetivo, uns antes outros depois. 

Esta é a explicação básica. Porém, em um consórcio vamos bem além disso. Reunindo um bom número de pessoas, temos saldo suficiente para contemplar diversas cotas e não somente uma via sorteio. Realizados durante as assembleias mensais, esse processo proporciona chances iguais a todos os participantes que estejam com os pagamentos em dia. 

Outra alternativa, que possibilita antecipar a contemplação, é ofertar lance com um percentual do valor do crédito. Saiba que a quantidade de cotas contempladas via lance depende da administradora e da quantidade do saldo disponível no grupo.

Conforme os meses passam, as chances de ser contemplado por lance sempre aumentam, isso ocorre porque os participantes que já receberam a carta de crédito não concorrem mais na disputa. Cada administradora de consórcio tem uma forma de realizar as premiações, que no UP Consórcios  se baseia nos números extraídos no sorteio da Loteria Federal. 

No UP Consórcios você encontra as melhores condições para obter um bom planejamento financeiro. Simule, compare e compre