5 dicas para uma boa experiência na hora de trocar de carro

09/05/2022

Imagem blog

5 dicas para uma boa experiência na hora de trocar de carro

Quando se pensa em trocar de carro, muitas vezes surgem algumas inseguranças. Afinal, é um momento de negociações e disposição de terceiros. Saiba mais!

Na hora de comprar um carro, se estiver em busca de um seminovo, fique atento sobre a idade do automóvel, documentação, entre outros itens. Já para quem quer tirar um carro novo da concessionária, os cuidados na hora da barganha também são muito importantes. 

Confira nossas 5 dicas que devem te ajudar a separar a razão da emoção e ficar satisfeito ao trocar seu carro! Boa leitura!

5 Dicas para trocar de carro com uma boa experiência de compra

1. Restrinja sua pesquisa

Se você é do tipo que prefere a conveniência de uma experiência de compra única, convém restringir-se às listagens de revendedores, principalmente considerando o comércio digital. Muitas vezes, eles também podem fornecer opções de pagamento e cobertura de garantia, além de eliminar o incômodo de agendar reuniões com vendedores individuais. 

Por outro lado, os tipos aventureiros, vale filtrar sua pesquisa para procurar um carro antigo ou um carro próprio para trilhas.

Se você sabe exatamente qual veículo deseja e quanto está disposto a pagar, realize boas pesquisas na internet e entre amigos e familiares. Temos certeza que encontrará o carro que sempre quis ter. 

5 dicas para uma boa experiência na hora de trocar de carro

2. Entenda as intenções do vendedor

É verdade que você não pode julgar um livro pela capa, mas as palavras contidas nele podem ser bastante reveladoras. Se a cópia parece ter sido de baixa qualidade e é acompanhada por algumas imagens granuladas que lembram capturas de tela de baixa resolução, é provável que algo não seja como o acordo. Da mesma forma, alguns vendedores gostam de apimentar seu anúncio com chavões e frases como "o ar sopra frio" e "para em um toque", que dão poucas informações sobre a condição geral do veículo. Atente-se a esse tipo de negociação.

3. Antes de trocar de carro, faça ligações

Use o telefone a seu favor e faça as grandes perguntas antes de dirigir: há alguma luz do mecanismo de verificação acesa? Você tem os registros de serviço? Quantos proprietários? Isso também lhe dá a oportunidade de entender o personagem do vendedor. Eles soam compostos ou esboçados? 

Não há nada pior do que tirar uma hora de sua agenda lotada para dirigir pela cidade apenas para ser recebido por um vendedor que diz: "Bem, eu estava meio que jogando ‘’um verde’’, não tenho certeza se realmente quero vendê-la neste momento ." Claro, se a voz deles estiver em tom de hiperintensidades, associando-se a narcóticos, há uma boa chance de que eles estejam procurando uma venda rápida – conversas a dinheiro – então não fique de bobeira! Estamos brincando, é claro.

4. O encontro

É geralmente aceito que é responsabilidade do comprador ir até o vendedor. Dito isso, pedir ao vendedor para encontrá-lo em um local mutuamente aceitável não está fora de questão; se o vendedor concordar, faça arranjos para se encontrar em um espaço público, de preferência um com muitas testemunhas credíveis ou tráfego de pedestres. Um evento local é uma boa opção, assim como o estacionamento da loja de autopeças local. Claro, se o veículo em questão precisar de reparo ou restauração, você terá que visitar o carro onde ele está.

5. Faça uma inspeção

Seja realista. Se o veículo em questão é uma relíquia da era passada com preço longe da média do mercado, não é razoável reclamar de ferrugem na superfície ou estofamento desgastado. Dê uma volta e certifique-se de que os controles primários - acelerador, freio e, se aplicável, pedal da embreagem e câmbio - funcionem como deveriam. A direção e a suspensão inevitavelmente mostrarão sua idade, mas rangidos ou batidas evidentes provavelmente indicam um reparo iminente. Se você estiver procurando por um motorista diário de último modelo para o cônjuge transportar as crianças - ou se estiver comprando um clássico - faça um favor a si mesmo e inspecione-o por uma loja respeitável ou especialista na marca. Um vendedor sem nada a esconder será mais do que agradável.

UP Consórcios para trocar de carro com segurança e praticidade!

Por fim, nossa última dica é a seguinte: faça um UP Consórcios para trocar o seu carro. Aqui no UP as condições são muito melhores para que você tenha uma boa experiência de compra. 

Apesar da popularidade do financiamento, como opção de compra parcelada, o consórcio de carro pode ser a opção de pagamento ideal para seu perfil e necessidades financeiras. 

No consórcio para comprar um carro, você paga parcelas que cabem perfeitamente no seu orçamento mensal e, quando for contemplado, pode negociar o bem à vista, aumentando, assim, o poder de barganha. 

Tudo é negociável. Mesmo que um vendedor afirme que um preço é firme, a própria natureza das negociações oferece espaço para as suas propostas. Pechinchar como retratado na televisão, no entanto, onde o vendedor cede após uma negociação tensa de 15 segundos e deixa o carro sair pela metade do preço pedido, raramente acontece no mundo real. Não há problema em começar baixo, mas insultar um vendedor com um número absurdamente baixo pode rapidamente azedar um negócio. Para conseguir um bom preço mantendo um mínimo de dignidade, tente perguntar ao vendedor qual é o seu valor mais baixo e, em seguida, responda com uma oferta de 15 a 20 por cento abaixo desse valor; é provável que você esteja dentro de 10% do número real que o proprietário precisa para fechar o negócio. Sempre negocie pessoalmente; a única coisa mais barata do que falar é um e-mail ou texto sem tato.

Pensando em saúde financeira, uma das lições mais importantes é planejar uma compra. Desse jeito, você não corre o risco de perder dinheiro com aplicações mal pensadas. Ainda mais se tratando de um automóvel. O mais recomendado é não fazer uma compra de um dia para o outro. Afinal, aquele sentimento de urgência, muitas vezes, é o que impede escolhas inteligentes e com bom custo-benefício. 

No UP Consórcios, você encontra as melhores condições do mercado com chance reais de contemplação para que todos seus objetivo saia do papel. Você não vai ficar ai perdendo tempo não é mesmo ? Simule, compare e compre. E dê aquele UP