A carta de crédito é entregue em dinheiro?

04/07/2022

Imagem blog

A carta de crédito é entregue em dinheiro?

É possível receber uma carta de crédito em dinheiro? Afinal, as pessoas compram cotas com um objetivo claro: comprar um bem ou serviço específico.

Para responder a essa pergunta, dois cenários são previstos pelo Banco Central do Brasil (Bacen), entidade que monitora o desempenho das administradoras de consórcio. Neste artigo, utilizamos muitas informações desse órgão como base. Confira!

Carta de crédito no consórcio, pode ser entregue em dinheiro?

Ao participar de um consórcio, o mais esperado é utilizar uma carta de crédito.

Seja qual for o objetivo: comprar casa, carro, moto, festa de casamento, consórcio é um tipo de crédito que pode ser usado para comprar bens ou serviços.

Mas às vezes os planos podem mudar no processo. É possível receber uma carta de crédito em dinheiro nesta situação? A resposta é sim.

O Bacen (Banco Central do Brasil), entidade que fiscaliza as atividades do consórcio brasileiro, prevê alguns cenários. Confira:

Quando posso receber uma carta de crédito em dinheiro?

A contrapartida em um consórcio é a concessão de crédito para aquisição de bens ou serviços. Isso acontece através de uma carta de crédito.

Segundo o Bacen, o recebimento de carta de crédito em dinheiro é garantido em dois casos:

  • Quando as obrigações financeiras dos membros do consórcio para com o consórcio estiverem integralmente pagas;
  • Ao final do grupo, após a contemplação de todos os participantes.

Com essas informações, os consorciados podem optar por receber a carta de crédito em dinheiro. No entanto, em ambos os casos, devem ser cumpridos prazos específicos, que devem ser questionados à administradora do consórcio.

Quanto tempo devo esperar para receber uma carta de crédito em dinheiro?

Quem foi premiado e pagou todas as parcelas do consórcio, deve aguardar 180 dias para receber o valor da carta de crédito em dinheiro.

Outra situação é se o grupo foi encerrado. Neste caso, a administradora tem então 60 dias a partir da data em que a assembleia foi contemplada pela última vez para que o valor fique disponível.

Mas será que uma carta de crédito em dinheiro realmente vale a pena?

Como uma das regras estabelecidas pelo Bacen, dentro do consórcio, não há prazo para aquisição dos bens após ser contemplado.

No entanto, existem algumas coisas que todo membro do consórcio precisa saber. 

Enquanto o grupo de consórcio estiver em vigor, ou seja, enquanto a assembleia ainda estiver acontecendo, o valor do crédito é reajustado ao índice de mercado. Isso é necessário para evitar a depreciação, garantindo assim o poder de compra do item no momento da contemplação.

O índice utilizado para reajuste é negociado no momento da assinatura do contrato. Alguns dos mais comuns são o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).

No entanto, deve-se ter atenção. Uma vez contemplado, o crédito é separado dos recursos públicos do grupo. A partir daí, surgirá como aplicação financeira, definida pelos próprios consorciados durante a primeira assembleia. Esses rendimentos são geralmente baixos e corroídos pela inflação ao longo do tempo.

Dessa forma, para evitar prejuízo financeiro, é mais vantajoso utilizar os recursos da carta de crédito prevista até o fechamento do grupo.

Optar pelo recebimento da carta de crédito em dinheiro é um bom investimento?

Todos nós sabemos que a principal característica de um consórcio é a aquisição de bens ou serviços. Mais importante ainda, esse tipo de crédito é melhor para quem não tem pressa em consegui-lo. 

O consórcio também pode ser usado como forma programática de economizar dinheiro no consumo planejado. No entanto, o consórcio não deve ser considerado um investimento, pois é cobrada uma taxa a cada período e os membros do consórcio não recebem dividendos.

É importante não confundir atualizações de valor de crédito com ganhos (rendimentos). Isso porque o que aconteceu foi apenas uma correção. Essa correção garante que o poder de compra do grupo permaneça comparável à aquisição esperada de bens, mesmo ao longo da vida do consórcio.

Essa regra se aplica mesmo que o consorciado opte por receber a carta de crédito em dinheiro.

Se você estiver procurando por investimentos financeiros projetados para aumentar seu patrimônio, é melhor procurar opções de investimento de curto, médio e longo prazo.

Nunca se esqueça de ler o contrato do consórcio!

Por fim, se você se juntou a um consórcio, é uma boa ideia ler seu contrato com atenção. Então, quando você é contemplado, você verifica quais são as condições para receber a carta de crédito em dinheiro.

Para quem ainda busca a melhor alternativa de consórcio do mercado, vale a pena perguntar sobre essa possibilidade.

Primeiro, faça um planejamento financeiro. Conhecer seu objetivo é encontrar o melhor consórcio para investir.

Que tal começar por uma simulação? É muito simples:

O simulador de consórcio imobiliário do UP Consórcios, além de confiável, é super descomplicado. Confira o passo a passo:

1. entre na página do simulador de consórcio de imóvel;

2. preencha os campos com seus dados no formulário que será aberto;

3. escolha a opção de consórcio desejado:  Imóveis, Automóveis ou Serviços. para fazer a simulação do bem ou serviço;

4. arraste a barra de valores até o local desejado;

5. clique em “Avançar”;

6. tenha acesso ao resultado da simulação de consórcio;

7. prontinho! Nem será preciso aguardar o contato de um especialista. Aqui no UP Consórcios, tudo é feito em apenas um clique, sem enrolação! As informações sobre o consórcio de imóvel são imediatas! 

8. escolha o plano que melhor atenda ao seu perfil e clique em “Contratar”.

Todo esse processo levará apenas alguns minutos. Após ter acesso aos valores do consórcio desejado de forma simplificada, você poderá ficar tranquilo para tomar qualquer decisão sobre investimento sem preocupação. Além disso, terá contato direto com uma equipe de profissionais que pode tirar suas dúvidas a qualquer momento. 

Ao usar o simulador de consórcio do UP, você descarta aquelas opções que não têm nada a ver com seus objetivos nem com o seu orçamento. Faça uma simulação e comprove!