Como cancelar seu consórcio

17/03/2022

Imagem blog

Como cancelar seu consórcio

O consórcio surge como uma excelente opção para investir com segurança. Entretanto, precisamos considerar que nem sempre as coisas acontecem como planejado. E nessas horas, pode ser que você precise cancelar o contrato de consórcio.

É exatamente nessa hora que surge a dúvida clássica entre boa parte dos consorciados: como fazer para cancelar o consórcio? É possível resgatar o dinheiro nesse caso?

A primeira questão que importa aqui é a seguinte: sim, é possível cancelar o consórcio e pegar o dinheiro de volta. Mas, há várias particularidades que precisam ser observadas para que esse processo possa ser feito de forma correta. Acompanhe neste conteúdo como esse processo é feito! 

Como cancelar seu consórcio?

O interessado em cancelar o consórcio deve entrar em contato com a administradora de consórcio. No UP Consórcios, é possível fazer a solicitação em todos os canais de atendimento.

Além da solicitação pelo cancelamento do consórcio por vontade própria, pode acontecer de o consórcio ser cancelado devido à falta de investimentos por parte do consorciado. No UP, esse cancelamento acontece automaticamente quando a parcela está há 2 meses em aberto.

Cota contemplada com o crédito pendente: o cancelamento pode ser realizado por telefone, pois com a ligação gravada a central já é capaz de abrir a solicitação de cancelamento. Se você tiver valores a receber, começará a participar dos sorteios de devolução de valores - mensalmente, uma cota é sorteada para obter a devolução dos valores totais. Mas fica tranquilo, até o final do prazo contratado você receberá os valores respectivos.


Cota contemplada com crédito pago: não é possível o cancelamento.

Como receber os valores investidos no consórcio?

Apesar dos consórcios se diferenciarem por suas particularidades, há questões que são inerentes a quase todos eles. A forma como os valores investidos são devolvidos é uma delas. Ao realizar o cancelamento da cota e, consequentemente, ter saído do grupo de consórcio, o cliente passará a integrar os sorteios mensais. Assim, ele terá o direito de receber seu dinheiro de volta. 

Diante disso, é essencial lembrar que a Lei 11.795/2008 garante que o consorciado não tenha a necessidade de esperar até o encerramento do grupo para ter de volta os valores investidos de volta. 

O que aponta a Lei 11.795/2008 

A particularidade do que descrevemos acima é que, quando a cota é cancelada: ao ser sorteado, ao invés de receber a carta de crédito, o consorciado recebe os valores que investiu no consórcio, e nela estará firmada as devidas deduções contratuais (multas e taxa). Esse processo acontece dessa maneira porque o dinheiro que o consorciado investe no grupo não fica parado na cota. Ou seja, ele continua em operação, para então dar consequências às contemplações do grupo.

Como recebo os valores cancelados?

Pensando na segurança do consorciado, a devolução dos valores investidos no consórcio é realizada via conta bancária em titularidade do cliente. Os depósitos podem ser feitos tanto através de conta poupança quanto de conta-corrente.

Para evitar conflitos e eventuais problemas, as administradoras de consórcios não são habituadas a aceitarem a indicação de contas de outras pessoas, mesmo que sejam familiares. Dessa forma, é importante consultar a empresa para avaliar se ela tem alternativas.

Como cancelar seu consórcio - UP Consórcios

Ao cancelar o consórcio recebo os valores integralmente?

Aqui nesse ponto toda atenção é muito bem vinda. Até fevereiro de 2009, e antes da nova lei entrar em vigor (Lei nº 11.795/2008), a justiça interpretava que o consorciado que cancelasse ou fosse excluído do consórcio devesse ser reembolsado apenas 30 dias após o encerramento do grupo de consórcio.

Além disso, nos contratos realizados após o dia 5 de fevereiro de 2009, o consorciado não precisa mais esperar pelo encerramento. E pode receber o dinheiro investido de volta quando for sorteado. 

Importante: ainda assim, o consorciado que cancelou sua participação pode ser um dos últimos sorteados.

Descontos de cancelamento de consórcio

 Após o pagamento, vale a atenção sobre o resgate do dinheiro, que deve ser feito assim que ele for disponibilizado pela administradora do consórcio. Isso porque, além dos descontos previstos nos contratos e das taxas, o montante retido poderá ser minado por taxas de manutenção (também chamada de Recursos não procurados) em conta bancária.

Lembre-se: cada administradora de consórcio tem sua diretriz em relação a esse ponto, por isso, para evitar qualquer tipo de dúvidas e possíveis desconfortos. 

O UP Consórcios está aqui para te apoiar nas suas conquistas, então se precisar de uma ajudinha para renegociar o seu consórcio, é só falar com a gente. 

Chama no WhatsUP!