Como efetuar o cancelamento de consórcio?

26/04/2022

Imagem blog

Como efetuar o cancelamento de consórcio?

Se você tem alguma dúvida sobre cancelamento de consórcio, você está no lugar certo! você entenderá como funciona. Leia o artigo que preparamos e saiba sobre o tema!

Mesmo as pessoas mais organizadas podem ter problemas financeiros - e ninguém pode escapar disso. Como passamos por momentos de crise, temos que cortar gastos de qualquer tipo para não ter que desfazer consórcios.

Provavelmente você já ouviu falar de consórcios, não é mesmo? 

Ao contrário da crise que o país enfrenta, esse método de compra tem crescido em popularidade. Entendemos que em momentos de instabilidade econômica tudo pode acontecer: e aí, você sabe como cancelar dessa forma ou quais as consequências disso?

Como efetuar o cancelamento de consórcio?

Cancelamento de consórcio: o que é e como funciona

Antes de começar a falar sobre cancelamentos, você precisa de uma explicação básica sobre cotas e como elas funcionam. Mesmo que você já saiba um pouco sobre o assunto, nunca é demais aprender, não é mesmo? Bem, vamos começar.

Conforme definido pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, trata-se de uma modalidade de compra baseada na associação de pessoas físicas ou jurídicas com o mesmo objetivo de gerar economia para aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação dos grupos é organizada por um administrador que deve sempre ser autorizado e supervisionado pelo Banco Central do Brasil.

Podemos ver um exemplo para ilustrar como funciona: imagine que uma pessoa quer um carro que custa em torno de R$ 50.000. Agora, digamos que o administrador dívida o valor total em 60 meses, se você colocar no papel, isso resultaria em parcelas mensais de 834 reais, certo? Como faltam cinco anos para que você possa comprar um carro novo, o administrador responsável encontrou um grupo de pessoas que têm os mesmos interesses que você.

No cálculo geral dos benefícios para todos os participantes, o valor é de R$ 50.000, que é exatamente o preço do carro. Então, o que a empresa precisa fazer? Uma loteria é sorteada para determinar quem receberá esse valor primeiro. Isso não significa que quem for sorteado deixará de pagar ao consórcio , mas que receberá o primeiro dinheiro.

Com este exemplo, fica mais fácil entender que a cota, seja um consórcio de automóveis ou outro tipo, faz parte do preço total do investimento.

Como fazer a aquisição de uma cota

A maneira mais segura e fácil de obter sua cota de consórcio é encontrar um bom administrador. Assim que o grupo for formado, você conduzirá diretamente toda a transação com esta empresa.

Também é possível comprar ações por transferência. São integrantes do consórcio que aderiram ao grupo, mas não querem ou não podem mais participar. Mas, nesses casos, é preciso tomar algumas providências para não ser enganado.

Uma boa sugestão alternativa é verificar se o consórcio realmente existe. Você também pode usar uma pesquisa para ver se a cota relevante está sendo vendida com métodos de pagamento regulares.

Motivos que levam ao cancelamento de consórcio 

Agora que já entende o funcionamento do consórcio e como adquiri-lo, vamos então começar a nos aprofundar no assunto principal deste texto: o de cancelar o consórcio. Você sabe quais os motivos que levam a essa ação? Nós sabemos exatamente o que acontece e vamos explicá-los agora.

Como já mencionado anteriormente, os imprevistos ocorrem até mesmo com a pessoa mais organizada do mundo. E quando esse tipo de situação acontece na parte financeira, tudo fica mais difícil. Então, é hora de cortar os gastos para conseguir se reerguer. Automaticamente, o consórcio é a modalidade ideal entrar na lista.

É válido destacar que, antes de fazer isso, é importante procurar a administradora responsável, para tentar entrar em um acordo e prosseguir com o investimento. Se mesmo assim não tiver como, existem duas situações que levam à cancelar consórcio:

  • Quando as cotas estão em dia, mas você quer se desligar do consórcio: você deve entrar em contato com a prestadora e fazer o pedido;
  • Quando a motivação é por falta de pagamento: neste caso a administradora faz a suspensão do serviço imediatamente, tudo conforme o descrito no contrato.

É melhor vender ou cancelar a cota?

Essa escolha depende da situação em que você se encontra, por isso é preciso fazer uma análise muito cuidadosa! Está precisando muito do dinheiro que já gastou no consórcio, principalmente se pagou em parcelas antecipadas? Então talvez seja melhor vender sua parte. Assim, você poderá tirar um fôlego extra do negócio.

No entanto, se o atraso ainda ocorrer nas etapas iniciais do pagamento, ou você não precisar do valor já pago, a retirada da cota pode ser uma boa opção. Nesse caso, quando tudo estiver ajustado, você poderá retomar seu plano, como mostramos anteriormente.

No entanto, para decidir pelo cancelamento ou alienação das quotas do consórcio, é necessária uma avaliação rigorosa da situação. As chances são de que seu orçamento possa ser reorganizado ao reduzir o valor que você paga a cada mês!

Vamos a um exemplo: 

Você fez um consórcio destinado à compra de um carro, procure considerar um modelo que esteja mais em conta. Na maioria das vezes, não há a necessidade de levar para casa aquele automóvel que foi a sua escolha quando comprou sua cota. As prioridades podem mudar nessa situação. Se isso acontecer, vai conseguir a redução do valor das mensalidades! Às vezes, é melhor levar esse aspecto em consideração do que ter que cancelar o consórcio. Pense nisso!

Você tem que entender que sempre há uma maneira de manter as coisas organizadas, então não perca a calma! Para consórcios imobiliários, por exemplo, você pode usar seu fundo de indenização por demissão (FGTS) de várias maneiras, como:

  • pagar uma mensalidade;
  • liquidar saldos pendentes;
  • ofertas de lance para reduzir o valor restante.

É importante ressaltar que o FGTS não pode ser utilizado para pagamento de parcelas inadimplentes. Então fique de olho na sua situação para não perder o prazo de pagamento. Quando perceber que não pode encerrar sua conta, comece a avaliar as alternativas disponíveis!

Faça sua simulação com o UP Consórcios! Com a gente você tem toda segurança para tirar seu objetivo do papel, SEM TAXA até sua contemplação,0 taxa sobre o lance, enfim as melhores condições do mercado com as melhores parcelas, agora é a hora de dar aquele UP em seu objetivo.