Como funciona a liberação de credito no consórcio

18/04/2022

Imagem blog

Como funciona a liberação de credito no consórcio

Quer saber como funciona a liberação de crédito no consórcios? Preparamos esse artigo bem simplificado para você tirar todas as suas dúvidas. Boa leitura!

No sistema do consórcio, sempre quando acaba uma assembleia mensal, a administradora informa quem foram os consorciados contemplados por sorteio e lance. 

Na hora que um participante é contemplado, ele deve reunir toda a documentação necessária para dar andamento à avaliação e à liberação de crédito — normalmente, essa relação pode ser encontrada no site da administradora. 

No UP Consórcios, a lista de documentos varia de acordo com a modalidade contratada e todo o processo pode ser acessado no Guia do Contemplado, disponível aqui

O processo passa pelas seguintes etapas: ao receber sua documentação, a administradora analisa o material e, se for necessário, já solicita informações adicionais ou mais atualizadas. Após tudo estar conferido e aprovado, o analista do processo entrará em contato (por telefone ou e-mail) para informar sobre a conclusão do processo.

Destacamos como funciona a liberação de crédito. Quer saber mais? Leia com atenção.

Liberação de crédito no Consórcio: entenda como funciona 

O primeiro passo para conseguir a carta de crédito é entender como funciona o processo de contemplação no consórcio, desde a liberação do crédito até o seu uso para compra do bem desejado. Então vamos lá! Agora é a hora de esclarecer tudo sobre o consórcio

No consórcio, você adquire uma cota e a partir disso faz parte de um grupo, em que são realizados pagamentos mensais conforme os objetivos em comum referente ao plano de consórcio. 

A assembleia de consórcio é o momento em que acontecem os sorteios e as ofertas de lances. São elas que permitem a contemplação de um ou mais participantes, que  podem utilizar os recursos para comprar o bem desejado. Juntos, esses recursos são reunidos na forma da carta de crédito, que trata-se do valor para a contratação do serviço ou compra do bem especificado. 

A carta de crédito, dessa forma, é um valor no qual é possível adquirir o bem desejado a partir do consórcio. O objetivo dela é estabelecer segurança para quem compra e também para a administradora do negócio, assim, o valor contratado é pago e será recebido até o fim do plano. Para conseguir a carta de crédito é preciso passar por alguns procedimentos, veja só: 

Definição do valor da liberação de crédito

O primeiro passo (real oficial) para conseguir a carta de crédito é definir seu valor. Ou seja, o valor que você precisa para alcançar seu objetivo de compra. E mais que isso, é preciso definir qual a quantia que pode pagar por mês.

Para ter sucesso nessa escolha, a dica é definir bem o tempo de consórcio e da renda. O mais indicado é que o valor da parcela não comprometa mais do que 30% da renda, contribuindo para a segurança financeira do participante do consórcio.

Não se preocupe, se você ainda não tiver um valor bem definido, poderá alterá-lo enquanto o consórcio estiver em andamento. Se, no decorrer, você não conseguir pagar uma determinada quantia de parcelas, poderá contornar as preocupações financeiras reduzindo a carta de crédito. Por outro lado, se você quiser pagar um pouco mais, pode estender seu limite. O mais importante é estar sempre em contato com os administradores da liga e respeitar as regras previamente definidas no contrato.

É preciso ser contemplado no consórcio

Todos que começarem a pagar uma mensalidade serão contemplados. No entanto, nenhum dos administradores pode garantir uma data em que tal consideração ocorrerá. Pode ser o primeiro mês, o segundo mês, o último mês…

Isso porque os consorciados estavam em um grupo com vários outros consorciados interessados ​​em bens semelhantes quando investiram em uma carta.

Uma reunião é realizada todos os meses para anunciar os vencedores com base em um sorteio da loteria federal. Os sorteios são realizados duas vezes por semana, às quartas e sábados, considera-se o sorteio mais próximo da data do encontro.

Se você for contemplado, será emitida uma carta de crédito. Mas há outra maneira de garantir uma meditação mais rápida – ou dependendo do seu plano: oferecer lance.

Contemplado por lance

Quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance. Funciona da seguinte forma: até o dia anterior à Assembleia, você pode fazer  uma oferta com o valor que dispõe para pagamento do lance, por e-mail, aplicativo ou central telefônica.

Para definir o valor do lance, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores contemplados ao longo das assembleias, ofertando um percentual da sua carta de crédito.

Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que ele é debitado antes do sorteio. Somente após a contemplação que o valor deve ser pago  para a administradora do consórcio.

Aquisição indireta

Já que estamos falando de aquisição, é fundamental notar que, se tratando do funcionamento, a carta de crédito promove uma aquisição indireta. Esse valor, na realidade, é utilizado pela administradora para adquirir o bem desejado.

Diante disso, o valor não cai diretamente na conta do contemplado, e sim é utilizado para fazer a aquisição do que é desejado. 

Isso é importante para evitar que os recursos sejam utilizados para bens diferentes daqueles contratados — ou seja, uma carta de crédito imobiliário, por exemplo, serve para comprar bens relacionados a imóveis, dessa forma não podem ser utilizados para outros fins, como adquirir um automóvel.

Pagamento à vista

Não tem como negar:  o contemplado pode fazer a aquisição de forma direta do bem ou serviço, entretanto, ele ganha muito poder de negociação. Como o pagamento é realizado à vista, é possível conseguir descontos diante da liquidez da operação.

Vamos a um exemplo, se o contemplado desejar adquirir um imóvel de R$ 300 mil, mas o imóvel está a  semanas no mercado e começa a indicar que vai encalhar, essa é a hora que o proprietário começa a ficar atento com a desvalorização do bem e a potencial perda de dinheiro. Diante disso, com a carta de crédito, você pode fazer uma proposta no valor de R$ 285 mil, e então alegar que o pagamento é feito à vista. 

Se o proprietário não aceitar a primeira oferta, é provável que o valor de venda final seja consideravelmente abaixo do valor inicial. Diante disso, como há riscos menores para quem vende, a oferta de dinheiro vivo e do valor integral à vista, geralmente, torna disponível descontos muito vantajosos, o que permite o melhor uso da carta de crédito.

Fui contemplado, quando terei a liberação do crédito?

Antes de ter a carta de crédito em mãos, é preciso fazer a comprovação de alguns documentos para a liberação do valor.

Se ainda tiver com mensalidades a quitar, deve oferecer garantia. Por isso, a administradora realiza uma análise cadastral automática. Essa medida assegura que a contemplação não prejudique os demais integrantes do grupo de consórcio. Depois dessa etapa, o UP pede alguns documentos pessoais de comprovação:

● Cópia do RG ou CNH;

● Cópia do CPF ou, se o contemplado for uma empresa, cópia do CNPJ;

● Comprovante de residência atualizado e em nome do contemplado;

● Comprovante de renda (holerites, extratos bancários etc).
Na contemplação, é preciso estar com o nome regularizado em instituições de crédito e com as mensalidades do consórcio em dia. Do contrário, você perde a chance de receber a carta contemplada.

Seu perfil se encaixa com o de quem deseja conquistar seus objetivos sem pagar juros e taxas abusivas? Então faça agora mesmo uma simulação de consórcio aqui no UP e se prepare para encontrar as melhores condições do mercado e tirar seus planos do papel!