Sorteio Consórcio: Como funciona a contemplação?

17/03/2022

Imagem blog

Sorteio Consórcio: Como funciona a contemplação?

Entrar no consórcio não é uma tarefa complicada, muito pelo contrário. O consórcio é conhecido por ser menos burocrático, com isso, não existem tantas exigências para você adquirir seu bem. 

Contudo, uma das regras do consórcio é pagar as parcelas dentro do prazo para participar das assembleias e ser sorteado para alcançar a carta de crédito. 

Basicamente, o passo a passo do consórcio é o seguinte: 

  1. Decidir qual objetivo você quer conquistar, seja um um carro, uma casa, viagens, festas, reformas e um monte de serviços que você nem imagina (se tratando de consórcio digital, o que não falta é opção);
  2. Pagar as parcelas mensais, com o valor e prazo que cabem no seu bolso (sim, você tem autonomia para decidir a melhor opção pra você); 
  3. Ao ser contemplado, via sorteio ou lance, receber a Carta de Crédito para adquirir seu bem ou contratar seu serviço

Aqui você vai entender como funcionam os sorteios de consórcio, e vamos te ajudar a entender a contemplação. 

Sorteio Consórcio: passo a passo de como funciona a contemplação

A contemplação nos consórcios acontece sempre durante as assembleias. Ao ser contemplado você terá o crédito liberado e assim pode utilizar para a aquisição do bem que  deseja (casa, apartamento, carro, viagem, festa, reformas e muito mais ). Com a carta de crédito é possível negociar com o vendedor até um preço que seja mais acessível para o bem, afinal, a administradora do consórcio efetua o pagamento do bem à vista.

Por ser fundamental no andamento do consórcio, é essencial entender como funciona a assembleia de consórcio

sorteio-consorcio-como-funciona-a-contemplacao

Como funciona a assembleia de consórcio

A assembleia de consórcio é uma reunião dos consorciados, ou seja, um encontro organizado para que os membros do grupo fiquem sabendo como anda o negócio e para a realização dos sorteios e/ou lances.

A assembleia acontece todos os meses.

A primeira assembleia acontece quando o novo participante começa a fazer parte do grupo. É feito o primeiro sorteio e o primeiro lance. Após isso, sua frequência passa a ser mensal. Justamente por esse motivo, a Assembleia também é chamada de Assembleia de Contemplação.

Sorteio Consórcio: sua presença é fundamental!

Os sorteios são realizados a partir do número de cota de cada consorciado, os sorteios são realizados diretamente pela Loteria Federal. Algumas administradoras dão o nome de pedra-chave ao número de cada cota. 

A grande vantagem dos sorteios é que cada consorciado poderá participar em condições de igualdade com os outros — isso significa que as chances são as mesmas para todos. O único requisito importante para participar dos sorteios é que a pessoa esteja com todas suas parcelas em dia.

Como ser contemplado mais rápido no Consórcio?

Se tratando dos lances, a situação é outra. O consorciado não tem a obrigação de participar deles. Apenas participam aqueles que quiser e também que tiverem condições de ofertar lances e os que desejam antecipar a contemplação.

Essa é outra maneira de garantir a compra do bem antes do fim do consórcio. O lance é uma opção para quem deseja adiantar a compra do bem ou a contratação do serviço sem precisar contar com a sorte. O lance é um adiantamento de parcelas em que, todos os meses, alguns participantes oferecem um valor em percentual da carta de crédito e os consorciados que fizerem as maiores ofertas são contemplados, tendo assim o crédito liberado para uso.

Essa informação deve ser dada antes da assembleia ordinária para que a administradora de consórcio possa apurar esse processo e identificar o maior lance. Os lances ofertados são secretos e nenhum cliente tem informação de lance de outro, portanto não é um leilão.

Nesse caso, o valor do lance é abatido integralmente reduzindo o prazo do plano ou diminuindo o valor das parcelas. Lembrando claro que o lance só é pago se o consorciado foi contemplado. Do contrário, a oferta é descartada e o consorciado pode repetir a oferta no mês seguinte. Em caso de lances iguais, a administradora de consórcio tem um critério de desempate geralmente usando o número de cotas que mais se aproxima da sorteada. Para ser contemplado, também é necessário estar em dias com as mensalidades.

O que acontece na assembleia de consórcio

Uma assembleia de consórcio pode ser presencial, online ou ambas. Normalmente, a modalidade online é o que mais ganha espaço, afinal, isso facilita tudo para os membros do grupo e para a própria administradora, que terá menos trabalho e menos gastos (podendo resultar em uma taxa administrativa mais baixa).

A assembleia de consórcio online é confiável, o valor dos lances é mantido em segredo e só é anunciado o vencedor. 

Assembleia de consórcio extraordinária

Além dos encontros que são mensais, é possível também que seja marcado uma assembleia de consórcio extraordinária, que corresponde a aquela que pode ser chamada sempre quando necessário. As reuniões são mais raras, afinal, só ocorrem quando há assuntos urgentes que não podem esperar a data da próxima assembleia mensal.

Isso acontece caso seja necessário realizar uma mudança nas regras do grupo ou, por outro lado, a necessidade de discutir a prorrogação de algum prazo. Pode ocorrer também caso o objeto do contratado precise ser substituído (isso ocorre quando um automóvel tem sua produção descontinuada, por exemplo, e nesse caso outro deve ser escolhido).

Como a assembleia extraordinária tem como intuito tratar imprevistos, essas reuniões não têm uma frequência correta para acontecer. Para garantir os direitos do participante, a administradora de consórcio deve convocar a todos com antecedência de, pelo menos, oito dias úteis.

No UP Consórcios você encontra as melhores parcelas com os menores lances contemplados do mercado, com chances reais de contemplação. Não perca mais tempo. Simule, compare e compre