Como funciona o consórcio de terreno?

12/05/2022

Imagem blog

Como funciona o consórcio de terreno?

Em um consórcio de terreno, um grupo de pessoas se reúne para alcançar o objetivo em comum. Quer saber como funciona? Continue a leitura que preparamos!

Quando você opta por comprar um terreno com um consórcio, está se juntando a outras pessoas que também desejam comprar terrenos ou propriedades prontas.

Ao ingressar em um grupo de consórcio, você receberá um número chamado cota. Este número será utilizado para identificar o seu consórcio e também será responsável pela sua consideração.

Serão realizadas mensalmente as chamadas assembleias gerais, espécie de assembleia realizada pelos administradores para fixar uma ou mais cotas que serão contempladas com cartas de crédito

Como funciona o Consórcio de Terreno?

Para começar, se você está pensando em comprar um terreno com consórcio saiba que a primeira vantagem é que os juros são muito inferiores a qualquer coisa do mercado. 

Você não paga altos juros, e esse é o grande destaque do consórcio imobiliário. Os juros normalmente são cobrados em modalidades de crédito em que o banco empresta dinheiro. Quando passamos para o consórcio, as cartas de crédito são custeadas pelos próprios conveniados e não pelo banco. Dessa forma, os juros não são exorbitantes.

Mas, é necessário ressaltar que juro não é taxa de administração, que é o valor cobrado pela administradora do consórcio para gerenciar os conveniados, cartas de crédito, sorteios e afins.

Como funciona o consórcio de terreno?

Você não dá entrada no consórcio de terreno!

Outra vantagem que faz do consórcio uma das melhores opções, afinal, ter uma grande quantia para dar de entrada pode ser um balde de água fria para quem quer comprar um terreno. O objetivo de comprar a casa própria nem sempre vem junto com a oportunidade de termos uma grande quantia para dar de entrada, e isso torna o consórcio ainda mais interessante.

Mensalidades que cabem no seu bolso

Com um modelo de planejamento a longo prazo, é possível ter parcelas com custo mais baixo. Logo, fica mais fácil realizar os pagamentos sem comprometer o orçamento da família, não é mesmo?

Total transparência

Quando você opta por comprar um terreno com consórcio, pode ter certeza que saberá exatamente o quanto pagará até o final, sem surpresas de juros embutidos ou outros produtos que vão surgindo no meio do caminho.

No momento que for contemplado e receber a carta de crédito, você pode comprar um terreno novo ou usado, residencial ou comercial, e até mesmo fazer reformas ou adquirir um terreno.

Facilidade de crédito

Você pode escolher por diversos planos, de modo que você encontre aquele que melhor se adeque a sua realidade. A carta de crédito pode ser no valor final do terreno ou parte do valor. Essa flexibilidade permite que você possa fazer o planejamento de acordo com seu orçamento.

Poder de compra: escolha o terreno que sempre quis! 

A análise da ficha cadastral costuma ser mais rápida e flexível que em outros modelos de compra de terreno, o que facilita o processo para profissionais autônomos que não possuem renda fixa. Com uma análise mais flexível e um modelo de pagamento mais confortável, o consórcio para terreno possui menos burocracia e, consequentemente, mais agilidade.

Use seu FGTS para adiantar a compra do seu terreno

Você pode utilizar seu FGTS para lance, amortização ou quitação das parcelas. Dessa forma, você consegue oferecer um valor maior e antecipar sua carta de crédito.

Investimento para o futuro

Além de uma ótima forma para aquisição de terreno, o consórcio é também um investimento seguro para seu futuro. Até porque, nos últimos anos ele tem sido uma grande concorrência para a previdência privada, porque com a rentabilidade do aluguel você cobre a parcela do consórcio e ainda ganha uma renda extra.

O que avaliar antes de entrar no consórcio de terreno? 

Antes de ingressar em um consórcio, pense: você realmente tem necessidade desse bem? Podem haver vários cenários que não são compatíveis com a escolha. Por exemplo:

  • você precisa mais de um carro, para as necessidades da família, que de um terreno;
  • sua família precisa de um novo lar, mas você não vai ter dinheiro para a construção de imediato;
  • o terreno é muito pequeno ou grande demais para seus projetos;
  • você tem urgência na aquisição e pode ter que esperar muito pela contemplação.

Esses são pontos muito importantes a analisar. Primeiro, porque você não pode adquirir um consórcio de uma categoria e comprar um bem de outra. Se você, de repente, ver que precisa mais de um carro, não pode pegar a carta de crédito para terreno e escolher um veículo.

Se a ideia é construir, talvez valha a pena se organizar melhor. Você adquire seu consórcio de terreno e um outro, para construção ou reforma. Mas é importante analisar se seu orçamento familiar comporta as parcelas, certo? Ficar inadimplente e perder o que conquistou é o pior dos pesadelos! 

Já falamos na parte de cima do artigo, mas vale ressaltar. Na construção, você pode usar o FGTS: assim, não precisa desembolsar tanto, se tiver um bom saldo. Mas tudo tem que ser avaliado com calma e antecedência.

E, por último, ninguém pode garantir que você vai ser contemplado logo nas primeiras parcelas: nem o corretor, nem a administradora. Você pode até dar excelentes lances, mas se alguém fizer ofertas melhores, ainda não vai ser sua vez. Portanto, avalie o quanto pode esperar pela contemplação.

No UP Consórcios, você encontra as melhores condições do mercado para tirar seus objetivos do papel. Não perca mais tempo, faça uma simulação! E dê aquele UP!