Voltar
05/2021

FGTS para construir imóvel: entenda como isso é possível

Construir imóvel é um grande objetivo, pois demanda planejamento e capital. Contudo, poucos sabem que com o consórcio é possível gastar menos do que por meio do financiamento. 

A construção de uma casa é a oportunidade de ter mais autonomia, mais poder de escolha, mais tranquilidade em saber que não precisará pagar aluguel para o resto da vida. Além de ser uma grande conquista.

Como funciona o consórcio para construir imóvel?

Aqueles que escolhem usar a carta de crédito do consórcio para construir imóvel, devem ter um lote de terreno em território nacional. 

O valor da carta de crédito será o norte das ações do consórcio. Pode ser utilizada tanto para adquirir o terreno quanto para construir o imóvel.

Tanto o prazo para ser contemplado, quanto o plano, devem ser escolhidos com base no valor utilizado na construção do imóvel e no período que você deseja quitar seu consórcio. Ele irá variar de acordo com o tipo, a localização e o tamanho do imóvel. 

No consórcio, o valor total é parcelado sem a necessidade de pagar juros altos por isso. Com isso, o consorciado tem mais tempo disponível para planejar a construção do imóvel com mais economia.

Ao alcançar a carta de crédito, é possível escolher outro bem (se aquele desejado inicialmente não atender mais às suas necessidades). Nesse caso, o mais importante é que ele seja da mesma categoria do consórcio. Por exemplo, no caso do consórcio de imóveis, é possível comprar uma casa nova ou usada, um apartamento ,um terreno (para construir imóvel) e até um espaço comercial.

Vale a pena construir um imóvel?

Uma construção civil, qualquer que seja a obra, exige bastante paciência. Afinal, não é uma tarefa fácil. Tanto que é um dos principais motivos para que muita gente escolha comprar imóvel pronto

Contudo, o ponto fraco é que grande parte desses empreendimentos, são entregues sem acabamentos básicos (como pintura e revestimentos). Dessa forma, além de comprar o imóvel, o comprador tem de fazer aquela boa reforma antes de ‘’cair para dentro’’. Infelizmente, são situações que fazem com que os novos proprietários desembolsem recursos para adequar a moradia às suas necessidades e ao seu gosto pessoal.

Por mais que seja de menor grau, ainda é um processo semelhante ao da construção de imóvel. Além do acabamento, é necessário pensar, além disso, no orçamento para a decorar o imóvel recém-comprado. Tudo isso deve ser planejado para que os custos extras não pesem muito no bolso.

Com tudo isso, construir um imóvel passa a apresentar muitas vantagens. Para começar, todo aquele transtorno e possíveis despesas para adequação são evitados. Se você optar por construir imóvel com consórcio, as vantagens são ainda maiores! Confira!

fgts-para-construir-imovel-entenda-como-isso-e-possivel

Use seu FGTS para construir imóvel que sempre quis conquistar

 Você pode utilizar seu FGTS para lance, amortização ou quitação das parcelas. Assim, é possível oferecer um valor maior e antecipar sua carta de crédito.

Separamos abaixo algumas informações necessárias, isto é, os pré-requisitos padrões, para aproveitar o FGTS na aquisição da sua carta de crédito:

- Antes de tudo, veja se você tem acesso ao seu FGTS para fins de uso imobiliário. Para isso, é necessário ter, pelo menos, três anos sob o regime CLT. Podem ser 3 anos trabalhados em uma mesma empresa ou, caso você tenha mudado de emprego neste período, não se preocupe, o importante é ter no mínimo 3 anos de FGTS recolhido.

  1. Você precisa ser titular da cota de consórcio de imóveis e também da conta de FGTS que será utilizada. Caso esteja casado pode consultar as regras de acordo com o regime de casamento e se este permite usar o FGTS do esposo(a). Vale também para os casos de união estável.
  2.  Você também não pode ter financiamento ativo do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) em território nacional, a não ser que comprove alienação, quitação ou transferência do financiamento.
  3.  Você não pode ser o comprador e nem o proprietário de outro imóvel na mesma localidade. Exceto em casos de comprovação de transferência ou alienação do imóvel em questão.
  4. - Verifique algumas particularidades que anulam as condições acima, por exemplo: o imóvel que você possui é usufruto de um terceiro, neste caso, mesmo já sendo proprietário de um imóvel, você poderá usar o FGTS para compra de um segundo bem. Ou recebeu um imóvel de herança, mas tem parte inferior a 50%. 

Os registros do imóvel também precisam estar de acordo com as seguintes regras para poder ser adquirido:

  • O imóvel precisa ser registrado em cartório no nome do trabalhador;
  • O imóvel não pode ser uma propriedade rural, mas sim, residencial;
  • O valor máximo de avaliação do imóvel e data de compra precisam estar dentro das limitações estabelecidas pelo SFH. Desde 2018 este teto é de R$ 1,5 milhões.

FGTS para construir imóvel: Investimento para o futuro

 Além de uma ótima forma para aquisição de um terrenos, o consórcio é também um investimento seguro para seu futuro. Até porque, nos últimos anos ele tem sido uma grande concorrência para a previdência privada, pois com a rentabilidade do aluguel você cobre a parcela do consórcio e ainda ganha uma renda extra.

Investir o FGTS no consórcio de imóvel é a melhor alternativa para construir patrimônios sólidos. 

Intervalo para uso do FGTS

Listamos, a seguir, os intervalos mínimos para uso do FGTS em cada uma das quatro situações listadas acima.

Aquisição ou construção: O imóvel adquirido com FGTS somente poderá contar com os recursos do FGTS após 3 anos.

Amortização ou liquidação: Intervalo de 2 (dois) anos entre cada utilização de FGTS, por trabalhador.

Pagamento de parte das prestações: Ao término do prazo de utilização, poderá ser iniciada nova utilização.

Como usar seu FGTS no UP Consórcios?

Quando o consorciado oferta o lance com o FGTS e é contemplado, ele informa no momento da contemplação. Daí tem  um prazo de 5 dias para apresentar o extrato. Se o lance foi ofertado 100% com recursos de FGTS, o extrato basta para comprovação do lance. Se tiver complemento com recursos próprios, o depósito deverá ser feito dentro do mesmo prazo.

O extrato do FGTS pode ser acessado pela internet ou em alguns casos, o consorciado deve ir até a agência da Caixa Econômica Federal.

Os valores do FGTS serão pagos diretamente ao vendedor do imóvel, após a compra e registro já em seu nome. Mas o seu lance fica garantido desde o primeiro dia, assim como a liberação da carta de crédito. Isso quer dizer que o seu FGTS em momento algum vai ser pago à administradora, pois a Caixa verifica o seu enquadramento nas regras, assim como o imóvel.

Importante: o FGTS também pode ser usado para amortizar ou quitar o saldo devedor do consórcio. Isso significa que você pode se programar para quitar o consórcio bem antes do prazo, afinal, depois de usado como lance ou complemento de crédito para quem foi sorteado, por exemplo, você continua acumulando recursos que podem ser usados depois de alguns anos.

Você também utilizará o FGTS para pagamento parcial das suas parcelas.

Quando você deseja usar o FGTS somente para pagar mensalidades do consórcio de imóveis, o saque deverá ser feito de maneira única, a cada doze meses, e o valor debitado será usado em doze parcelas, exceto em casos de contrato com prazo inferior. Nesses casos, o valor pode descontar até 80% do total da prestação.

Caso o participante esteja com as parcelas atrasadas, pode fazer uso do FGTS para pagar uma parte das mensalidades, mas somente em casos de até três parcelas em aberto. É importante ressaltar que só é possível eliminar parte das prestações após a contemplação do consorciado.

Descubra as melhores estratégias para aproveitar seu FGTS no Consórcio de Imóveis e conquistar seu objetivo sem perder dinheiro. Baixe esse Guia sobre como usar o FGTS no Consórcio de Imóveis. 

Simulador de consórcio para construir casa 

Não tem segredo. O simulador de consórcio imobiliário do UP Consórcios, além de confiável, é super descomplicado. Confira o passo a passo:

1. entre na página do simulador de consórcio de imóvel;

2. clique sobre a opção Simule Agora e selecione a modalidade de consórcio de imóvel;

3.  preencha os seus dados no formulário que será aberto;

4. escolha a opção ‘’Imóveis’’ para fazer a simulação do consórcio de imóvel;

5. arraste a barra de valores até o local desejado;

6. clique em "Avançar";

7. tenha acesso ao resultado da simulação de consórcio;

8. prontinho! Nem será preciso aguardar o contato de um especialista. Aqui no UP Consórcios é sem enrolação! As informações sobre o consórcio de imóvel são imediatas! 

9.escolha o plano que melhor atenda o seu perfil e clique em ‘’Contratar’’;

Todo esse processo levará apenas alguns minutos. Após ter acesso aos valores do consórcio imobiliário de forma simplificada, você poderá ficar tranquilo (a) para tomar qualquer decisão sobre investimento de imóveis sem preocupações. Além disso, terá contato direto com uma equipe de profissionais que pode tirar suas dúvidas a qualquer momento. 

Por fim, assim que você estiver com sua carta de crédito em mãos, poderá optar por fazer a compra do seu terreno à vista, o que também aumenta seu poder de barganha para tentar reduzir o preço dos terrenos. 

Se o valor do terreno for abaixo do valor da carta, você pode utilizar a verba restante para investir na construção ou na decoração da sua futura casa. Você também poderá usar esse crédito para quitar o seu plano de consórcio. O consórcio é muito mais vantajoso, percebe? 

Quer ter certeza de quanto você vai investir no consórcio de imóvel?

O simulador de consórcios é uma ferramenta para análise prévia do crédito desejado, assim como as possibilidades de pagamento desse recurso, Assim, o cliente (futuro consorciado) tem condições de avaliar o valor da parcela e então escolher o plano que melhor se adequa ao orçamento. Ao usar o simulador de consórcio de imóvel, você descarta aquelas opções que não tem nada a ver com seus objetivos e nem com o seu orçamento.  A partir de resultados específicos para as suas preferências, será muito mais fácil alcançar seu principal objetivo: construir a própria casa. Simule e compare!



Simule seu consórcio agora mesmo!

Simule agora

Outras matérias relacionadas

05/2021

Como me planejar para comprar barco com consórcio?

Todo mundo tem um sonho de consumo, algo importante para conquistar e chamar de seu. Acesse e saiba como se planejar para comprar barco com consórcio!

05/2021

7 dicas para não errar ao contratar um Consórcio de Imóveis

Comprar a casa própria está nos planos de muitos brasileiros. Acesse nossa postagem e saiba 7 erros comuns para evitar ao contratar um Consórcio de Imóveis!

05/2021

Sou jovem! Qual o melhor jeito de comprar apartamento?

Quando a gente começa a trabalhar e a ganhar o próprio dinheiro, a independência torna-se nossa melhor amiga. Saiba qual o melhor jeito de comprar apartamento!

FGTS para construir imóvel: entenda como isso é possível

FGTS para construir imóvel: entenda como isso é possível

Construir imóvel é um grande objetivo, pois demanda planejamento e capital. Contudo, poucos sabem que com o consórcio é possível gastar menos do que por meio do financiamento. 

A construção de uma casa é a oportunidade de ter mais autonomia, mais poder de escolha, mais tranquilidade em saber que não precisará pagar aluguel para o resto da vida. Além de ser uma grande conquista.

Como funciona o consórcio para construir imóvel?

Aqueles que escolhem usar a carta de crédito do consórcio para construir imóvel, devem ter um lote de terreno em território nacional. 

O valor da carta de crédito será o norte das ações do consórcio. Pode ser utilizada tanto para adquirir o terreno quanto para construir o imóvel.

Tanto o prazo para ser contemplado, quanto o plano, devem ser escolhidos com base no valor utilizado na construção do imóvel e no período que você deseja quitar seu consórcio. Ele irá variar de acordo com o tipo, a localização e o tamanho do imóvel. 

No consórcio, o valor total é parcelado sem a necessidade de pagar juros altos por isso. Com isso, o consorciado tem mais tempo disponível para planejar a construção do imóvel com mais economia.

Ao alcançar a carta de crédito, é possível escolher outro bem (se aquele desejado inicialmente não atender mais às suas necessidades). Nesse caso, o mais importante é que ele seja da mesma categoria do consórcio. Por exemplo, no caso do consórcio de imóveis, é possível comprar uma casa nova ou usada, um apartamento ,um terreno (para construir imóvel) e até um espaço comercial.

Vale a pena construir um imóvel?

Uma construção civil, qualquer que seja a obra, exige bastante paciência. Afinal, não é uma tarefa fácil. Tanto que é um dos principais motivos para que muita gente escolha comprar imóvel pronto

Contudo, o ponto fraco é que grande parte desses empreendimentos, são entregues sem acabamentos básicos (como pintura e revestimentos). Dessa forma, além de comprar o imóvel, o comprador tem de fazer aquela boa reforma antes de ‘’cair para dentro’’. Infelizmente, são situações que fazem com que os novos proprietários desembolsem recursos para adequar a moradia às suas necessidades e ao seu gosto pessoal.

Por mais que seja de menor grau, ainda é um processo semelhante ao da construção de imóvel. Além do acabamento, é necessário pensar, além disso, no orçamento para a decorar o imóvel recém-comprado. Tudo isso deve ser planejado para que os custos extras não pesem muito no bolso.

Com tudo isso, construir um imóvel passa a apresentar muitas vantagens. Para começar, todo aquele transtorno e possíveis despesas para adequação são evitados. Se você optar por construir imóvel com consórcio, as vantagens são ainda maiores! Confira!

fgts-para-construir-imovel-entenda-como-isso-e-possivel

Use seu FGTS para construir imóvel que sempre quis conquistar

 Você pode utilizar seu FGTS para lance, amortização ou quitação das parcelas. Assim, é possível oferecer um valor maior e antecipar sua carta de crédito.

Separamos abaixo algumas informações necessárias, isto é, os pré-requisitos padrões, para aproveitar o FGTS na aquisição da sua carta de crédito:

- Antes de tudo, veja se você tem acesso ao seu FGTS para fins de uso imobiliário. Para isso, é necessário ter, pelo menos, três anos sob o regime CLT. Podem ser 3 anos trabalhados em uma mesma empresa ou, caso você tenha mudado de emprego neste período, não se preocupe, o importante é ter no mínimo 3 anos de FGTS recolhido.

  1. Você precisa ser titular da cota de consórcio de imóveis e também da conta de FGTS que será utilizada. Caso esteja casado pode consultar as regras de acordo com o regime de casamento e se este permite usar o FGTS do esposo(a). Vale também para os casos de união estável.
  2.  Você também não pode ter financiamento ativo do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) em território nacional, a não ser que comprove alienação, quitação ou transferência do financiamento.
  3.  Você não pode ser o comprador e nem o proprietário de outro imóvel na mesma localidade. Exceto em casos de comprovação de transferência ou alienação do imóvel em questão.
  4. - Verifique algumas particularidades que anulam as condições acima, por exemplo: o imóvel que você possui é usufruto de um terceiro, neste caso, mesmo já sendo proprietário de um imóvel, você poderá usar o FGTS para compra de um segundo bem. Ou recebeu um imóvel de herança, mas tem parte inferior a 50%. 

Os registros do imóvel também precisam estar de acordo com as seguintes regras para poder ser adquirido:

  • O imóvel precisa ser registrado em cartório no nome do trabalhador;
  • O imóvel não pode ser uma propriedade rural, mas sim, residencial;
  • O valor máximo de avaliação do imóvel e data de compra precisam estar dentro das limitações estabelecidas pelo SFH. Desde 2018 este teto é de R$ 1,5 milhões.

FGTS para construir imóvel: Investimento para o futuro

 Além de uma ótima forma para aquisição de um terrenos, o consórcio é também um investimento seguro para seu futuro. Até porque, nos últimos anos ele tem sido uma grande concorrência para a previdência privada, pois com a rentabilidade do aluguel você cobre a parcela do consórcio e ainda ganha uma renda extra.

Investir o FGTS no consórcio de imóvel é a melhor alternativa para construir patrimônios sólidos. 

Intervalo para uso do FGTS

Listamos, a seguir, os intervalos mínimos para uso do FGTS em cada uma das quatro situações listadas acima.

Aquisição ou construção: O imóvel adquirido com FGTS somente poderá contar com os recursos do FGTS após 3 anos.

Amortização ou liquidação: Intervalo de 2 (dois) anos entre cada utilização de FGTS, por trabalhador.

Pagamento de parte das prestações: Ao término do prazo de utilização, poderá ser iniciada nova utilização.

Como usar seu FGTS no UP Consórcios?

Quando o consorciado oferta o lance com o FGTS e é contemplado, ele informa no momento da contemplação. Daí tem  um prazo de 5 dias para apresentar o extrato. Se o lance foi ofertado 100% com recursos de FGTS, o extrato basta para comprovação do lance. Se tiver complemento com recursos próprios, o depósito deverá ser feito dentro do mesmo prazo.

O extrato do FGTS pode ser acessado pela internet ou em alguns casos, o consorciado deve ir até a agência da Caixa Econômica Federal.

Os valores do FGTS serão pagos diretamente ao vendedor do imóvel, após a compra e registro já em seu nome. Mas o seu lance fica garantido desde o primeiro dia, assim como a liberação da carta de crédito. Isso quer dizer que o seu FGTS em momento algum vai ser pago à administradora, pois a Caixa verifica o seu enquadramento nas regras, assim como o imóvel.

Importante: o FGTS também pode ser usado para amortizar ou quitar o saldo devedor do consórcio. Isso significa que você pode se programar para quitar o consórcio bem antes do prazo, afinal, depois de usado como lance ou complemento de crédito para quem foi sorteado, por exemplo, você continua acumulando recursos que podem ser usados depois de alguns anos.

Você também utilizará o FGTS para pagamento parcial das suas parcelas.

Quando você deseja usar o FGTS somente para pagar mensalidades do consórcio de imóveis, o saque deverá ser feito de maneira única, a cada doze meses, e o valor debitado será usado em doze parcelas, exceto em casos de contrato com prazo inferior. Nesses casos, o valor pode descontar até 80% do total da prestação.

Caso o participante esteja com as parcelas atrasadas, pode fazer uso do FGTS para pagar uma parte das mensalidades, mas somente em casos de até três parcelas em aberto. É importante ressaltar que só é possível eliminar parte das prestações após a contemplação do consorciado.

Descubra as melhores estratégias para aproveitar seu FGTS no Consórcio de Imóveis e conquistar seu objetivo sem perder dinheiro. Baixe esse Guia sobre como usar o FGTS no Consórcio de Imóveis. 

Simulador de consórcio para construir casa 

Não tem segredo. O simulador de consórcio imobiliário do UP Consórcios, além de confiável, é super descomplicado. Confira o passo a passo:

1. entre na página do simulador de consórcio de imóvel;

2. clique sobre a opção Simule Agora e selecione a modalidade de consórcio de imóvel;

3.  preencha os seus dados no formulário que será aberto;

4. escolha a opção ‘’Imóveis’’ para fazer a simulação do consórcio de imóvel;

5. arraste a barra de valores até o local desejado;

6. clique em "Avançar";

7. tenha acesso ao resultado da simulação de consórcio;

8. prontinho! Nem será preciso aguardar o contato de um especialista. Aqui no UP Consórcios é sem enrolação! As informações sobre o consórcio de imóvel são imediatas! 

9.escolha o plano que melhor atenda o seu perfil e clique em ‘’Contratar’’;

Todo esse processo levará apenas alguns minutos. Após ter acesso aos valores do consórcio imobiliário de forma simplificada, você poderá ficar tranquilo (a) para tomar qualquer decisão sobre investimento de imóveis sem preocupações. Além disso, terá contato direto com uma equipe de profissionais que pode tirar suas dúvidas a qualquer momento. 

Por fim, assim que você estiver com sua carta de crédito em mãos, poderá optar por fazer a compra do seu terreno à vista, o que também aumenta seu poder de barganha para tentar reduzir o preço dos terrenos. 

Se o valor do terreno for abaixo do valor da carta, você pode utilizar a verba restante para investir na construção ou na decoração da sua futura casa. Você também poderá usar esse crédito para quitar o seu plano de consórcio. O consórcio é muito mais vantajoso, percebe? 

Quer ter certeza de quanto você vai investir no consórcio de imóvel?

O simulador de consórcios é uma ferramenta para análise prévia do crédito desejado, assim como as possibilidades de pagamento desse recurso, Assim, o cliente (futuro consorciado) tem condições de avaliar o valor da parcela e então escolher o plano que melhor se adequa ao orçamento. Ao usar o simulador de consórcio de imóvel, você descarta aquelas opções que não tem nada a ver com seus objetivos e nem com o seu orçamento.  A partir de resultados específicos para as suas preferências, será muito mais fácil alcançar seu principal objetivo: construir a própria casa. Simule e compare!



Últimas Postagens

Consórcio de maquinário agrícola vale a pena?

A mecanização na agricultura elevou o agronegócio a um patamar de produtividade nunca antes visto. Mas consócio de maquinário vale a pena? Confira!

Test drive de trator: entenda a importância do teste antes de comprar

Alguma vez você já fez um test drive de trator? Te explicamos a importância de fazer antes de fechar a compra. Confira os detalhes neste artigo!

Consórcio de veículos em crescimento no Brasil

Se você quer fazer um comprar um carro, antes precisa entender como consórcio de veículos em crescimento no Brasil pode te ajudar.

O que acontece com o consórcio após a morte do consorciado sem seguro?

Você sabe o que acontece com o consórcio após a morte do consorciado sem seguro? É uma situação triste, mas explicamos a parte burocrática.

Investimento imobiliário em Balneário Camboriu

Saiba tudo sobre investimento imobiliário em Balneário Camboriu. Não perca mais tempo e invista na compra do seu imóvel com o UP Consórcios!

Quais as exigências para entrar no consórcio? 5 tópicos que você precisa saber

Conseguir conquistar algum bem de alto valor, como um imóvel ou um carro novo, envolve se organizar financeiramente.
Próximo
1 / 94
Facebook - UP Consórcios
Instagram - UP Consórcios
Twitter - UP Consórcios
Linkedin - UP Consórcios
Youtube - UP Consórcios
Deezer - UP Consórcios
Spotify - UP Consórcios