Como funciona o consórcio imobiliário para casados?

17/03/2022

Imagem blog

Como funciona o consórcio imobiliário para casados?

A vida de casados pode ser construída de diversas formas, inclusive com a elaboração de um planejamento financeiro para alcançar grandes conquistas. 

Se planejar é ideal para quem divide o dia a dia e os planos para o futuro, é ainda mais importante pois permite que haja sintonia entre metas e objetivos. Por outro lado, um desencontro nessa questão pode acabar atrapalhando a tranquilidade do relacionamento à dois.

Por outro lado, conquistar sonhos enquanto casal aproxima mais os envolvidos, transformando cônjuges em verdadeiros cúmplices. No fim, não apenas as finanças saem com vantagens, mas sim todo o emocional do casamento. O consórcio imobiliário é a melhor forma, principalmente hoje, para comprar a casa própria. 

Como funciona o consórcio imobiliário para casados?

O consórcio imobiliário pode cumprir o papel de ser a ponte para o sucesso de uma vida a 2. Neste conteúdo vamos focar apenas nos benefícios do consórcio de imóveis para casados, no entanto, há outros serviços que podem ser feito com consórcio, como:

  • festa de casamento;
  • viagem de lua de mel;
  • reforma da casa;
  • compra de veículos;
  • aquisição de imóveis.

É isso mesmo! Melhor, tudo sem enrolação, o consórcio pode ser feito para a aquisição de bens e a contratação de vários serviços! 

como-funciona-o-consorcio-imobiliario-para-casados

Juros e taxas

Uma das características mais lembradas quando o assunto é consórcio é que você, finalmente, está livre das altas taxas de juros. E não é difícil entender o motivo, isso porque, o objetivo é usar o dinheiro das parcelas pagas pelos consorciados para a aquisição de bens à vista.

Sem pagar juros sobre o valor do crédito contratado, essa se torna uma ótima opção para quem quer fugir dos valores abusivos que são colocados pelos financiamentos tradicionais! Os consorciados precisam arcar somente com taxas específicas, que podem ser solicitadas pelas administradoras, como:

  • fundo comum: valor efetivamente empregado na compra do bem designado;
  • seguro: de vida e de quebra de garantia - caso queira, pois a contratação dessa modalidade é opcional;
  • taxa de administração: está relacionada à remuneração da administradora pela gestão do consórcio;
  • fundo de reserva: tem o objetivo de proteger o funcionamento do grupo em alguns casos, como na inadimplência de algum membro. Caso existam recursos nesse fundo no encerramento do grupo, o valor é restituído de forma proporcional aos consorciados.

Quando coloca tudo na ponta do lápis, o consórcio de imóveis se mostra uma alternativa muito mais acessível, já que suas taxas são bem menores que os juros cobrados no financiamento, o que resulta em um prazo bem menor para quitação do parcelamento. 

Sem burocracia

O consórcio é visto como uma ótima alternativa quando a burocracia é colocada em jogo. Além dos custos altíssimos, toda a burocracia envolvida é outro detalhe que acaba fazendo muitas pessoas desistirem dos financiamentos convencionais. A adesão do consórcio é muito mais fácil e suas exigências são menos rígidas.

A análise de crédito nessa modalidade costuma ser mais flexível, tornando mais fácil a vida de quem não tem como comprovar uma renda fixa - os trabalhadores autônomos são os melhores exemplos disso. Em alguns casos, é possível aderir a um plano de consórcio mesmo com restrição de crédito. Ainda assim, a situação deve estar regularizada para o recebimento da carta de crédito, e isso requer um bom planejamento por parte do interessado.

Chances de ser contemplado

Uma das chances de ser contemplado em um consórcio é por meio dos sorteios. Eles são realizados durante as assembleias mensais, um processo que garante chances iguais a todos os participantes que estejam com os pagamentos em dia. 

Outra opção, que possibilita antecipar a contemplação é ofertar lance com um percentual do valor do crédito. É importante ressaltar que a quantidade de cotas contempladas via lance vai depender da administradora, da quantidade de participantes, e do saldo disponível no grupo.

Com o passar dos meses, as chances de ser contemplado por lance e sorteio aumentam, isso porque os participantes que já receberam a carta de crédito não concorrem mais ao sorteio. Se você tem alguma reserva financeira, o consórcio também pode ser uma ótima opção, afinal, se investir em um lance poderá ser contemplado de maneira mais rápida, com as demais parcelas até o final do contrato mantendo seu valor atrativo.

Vale lembrar que, ao ser contemplado e adquirir seu imóvel, você precisa continuar pagando as parcelas do consórcio normalmente. 

Além disso, se conseguir comprar a casa que sempre quis ter logo no início, vai passar a ter novas despesas relativas ao imóvel. Sendo assim, um bom planejamento financeiro se torna indispensável! Mas o consórcio te ajuda a trilhar esse caminho! 

Quais imóveis podem ser adquiridos? 

Há várias opções de compras com o consórcio. Independente de qual seja o objetivo com o imóvel: morar no lugar adquirido, alugar ou fazer um investimento, enfim... o consórcio é a escolha perfeita. Cada categoria tem as suas vantagens e separamos algumas delas abaixo:

Comprar casa: significa mais espaço para crianças e bichos de estimação, uma casa também é sinônimo de mais privacidade e liberdade. 

Comprar apartamentos: você tem mais sensação de tranquilidade, é possível contar com serviços e praticidades de condomínio, que trazem maior comodidade no dia a dia. 

Comprar terrenos: mais recomendado para as pessoas que querem acompanhar de perto o nascimento do seu imóvel próprio. Você pode fazer a casa do jeito que sempre sonhou, também é possível contar com a valorização da região, o que pode trazer um excelente retorno de investimento em poucos anos.

Comprar imóveis na planta: utilizar sua carta de crédito em um imóvel na planta pode ser uma boa opção, afinal, você garante o valor no lançamento que, normalmente, é menor do que o praticado nos imóveis prontos para morar.

Comprar espaço comercial: para quem quer ter o próprio negócio, ou até mesmo alugar, este tipo de investimento é aberto para diversas possibilidades. Isso ocorre pois é possível adquirir espaços para lojas, restaurantes, escritórios ou salas comerciais. 

No UP Consórcios, fazer um consórcio é muito mais vantajoso. Para resumir, alguns de nossos principais diferenciais são (Anota aí!): 

  • Zero taxa até a contemplação;
  • Lance contemplado sem taxa; 
  • Menor lance contemplado do segmento;
  • Muito mais facilidade para contratar o consórcio. 

No consórcio de imóvel tudo é mais simples, até essa explicação! 

O pagamento do imóvel é feito de forma parcelada, mas sem a cobrança de juros altos, IOF e sem pagamento de entrada. Além disso, normalmente, as parcelas são de valores mais baixos e os prazos mais extensos do que as do financiamento. Veja os benefícios do consórcio abaixo!

Flexibilidade: Planos com prazos e créditos diversos. Além disso, existe a possibilidade de reduzir, antecipar ou quitar parcelas a qualquer momento oferecendo um lance. Ah, e como você já sabe: o FGTS pode ser utilizado para isso!

Segurança: o sistema de consórcio brasileiro ganhou lei própria em 2009 e é regulado pelo Banco Central do Brasil. 

Compra programada: consumidores têm a oportunidade de comprar bens e contratar serviços de forma planejada, seguindo as suas necessidades e capacidade de pagamento. Com isso, é possível ter um planejamento financeiro muito mais inteligente! 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre.