Como funciona o consórcio para Equipamentos e Maquinários

17/03/2022

Imagem blog

Como funciona o consórcio para Equipamentos e Maquinários

O Consórcio para Equipamentos e Maquinários é responsável por atender exclusivamente os profissionais que buscam por inovações em seu negócio. É a partir desta ideia que você pode comprar equipamentos agrícolas, se o seu setor é agrícola, assim como equipamentos para o transporte rodoviários como ônibus, carretas e caçambas, além de laboratórios e clínicas médicas, odontológicas e de fisioterapia. 

Mas afinal, qual consórcio cobre equipamentos e maquinários? Acompanhe este conteúdo!

Como funciona o consórcio para Equipamentos e Maquinários

Alguns setores econômicos que podem ser favorecidos por esse tipo de consórcio são:

clínicas de saúde, clínicas odontológicas, academias, oficinas mecânicas, clínicas de estética, gráficas, restaurantes, lanchonetes, padarias, açougues, pizzarias e outros.

Consórcio de Veículos e Automotores para você comprar equipamentos e maquinários

Na prática, você contrata um Consórcio de Veículos que corresponde também ao de automotores, destinados à compra de um carro ou imóvel. Um grupo de pessoas se une e, por meio de pagamentos mensais, vão acumulando os recursos necessários para a contratação do serviço. Funciona como todo consórcio

Mensalmente, alguns consorciados são sorteados na assembleia e têm direito à carta de crédito de maneira antecipada. Mesmo com ela em mãos, é muito importante continuar o pagamento das parcelas até o encerramento do grupo.

O que é possível comprar com este consórcio?

Com o consórcio de Automotor, você poderá comprar máquinas e equipamentos novos ou usados, de qualquer marca ou modelo, nacional ou importado. Além disso, vale lembrar que o Consórcio de Máquinas e Equipamentos também te permite comprar máquinas e equipamentos para a construção civil, medição, médico e hospitalares, industrial.

Quanto tempo dura o consórcio de serviço?

Não é uma regra, porém os consórcios de serviço duram em média 80 meses. Entretanto, existem no mercado planos a partir de 36 meses. O prazo impacta em dois aspectos: o tempo de contemplação e no valor das parcelas a serem pagas.

Se a contemplação não ocorrer nas assembleias, será necessário esperar até o fim do grupo para receber a carta de crédito. Dessa maneira, quanto maior o prazo, mais tempo é preciso aguardar. Além disso, quanto maior o número de parcelas, mais diluído fica o valor total, resultando em pagamentos mensais menores.

Como funciona o consórcio para Equipamentos e Maquinários

As parcelas têm juros?

Essa é um das grandes vantagens dos consórcios: diferentemente de outras formas de compra parcelada, não são cobrados juros em nenhum momento.

Neste período, a única taxa cobrada é a taxa de administração, que remunera a administradora. A grande maioria dos consórcios arrecada também o fundo de reserva e a taxa de adesão. .

Para concluir, são feitas correções sobre o valor da carta de crédito, para que ela não perca poder de compra ao longo do tempo. Para isso, geralmente o IPCA (índice de Preço ao Consumidor Amplo) é empregado como referência.

Quais são as formas contemplação?

A forma de contemplação mais comum já foi mencionada: o tão falado sorteio. Participam dele todos os consorciados que estiverem com o pagamento de suas parcelas em dia. Todos eles têm as mesmas chances de contemplação.

Portanto, quem tiver mais pressa e algum dinheiro reservado pode oferecer lances. Esse recurso funciona como uma espécie de antecipação dos valores que ainda seriam pagos e te ajuda a antecipar sua contemplação. Quanto maior o valor do lance, maior a chance de ser contemplado antecipadamente.

Como a carta de crédito pode ser usada?

A carta de crédito pode ser usada para a compra de qualquer maquinário e equipamento. 

Caso o equipamento desejado seja mais caro que o valor disponível, é possível complementá-lo com recursos do próprio bolso ou comprar mais de uma cota para aquisição do mesmo bem. Se acontecer o contrário e o equipamento estiver barato, o restante da carta pode ser utilizado para abater as parcelas que ainda restam.


UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, onde você pode pegar as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança e em dinheiro! 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e contratar serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, e tantos outros que você nem imagina), com planos entre 20 e 180 parcelas.. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão e sem fundo reserva.

Ah! E a taxa administrativa é só depois da a contemplação.

Como oferecemos um consórcio 100% livre de taxas? Não temos intermediários! Aqui a tecnologia trabalha a seu favor, oferecendo autonomia na contratação, sem pressão e com liberdade de escolha!

Por esses e outros tantos motivos podemos afirmar que REINVENTAMOS O CONSÓRCIO!

Fala com a gente e entenda melhor como podemos ajudar você!

Faça uma simulação! Entre em contato com a gente, estamos ansiosos por sua parceria!