Como não estourar o orçamento na hora da reforma?

17/03/2022

Imagem blog

Como não estourar o orçamento na hora da reforma?

Se você está pensando em reformar, mas está com medo de extrapolar nos gastos e se arrepender depois, este conteúdo é especialmente para você! 

Queremos te mostrar que é possível se planejar e ficar tranquilo, afinal, com algumas atitudes simples você consegue controlar os gastos com a reforma e concretizar seu plano sem ficar se preocupando em se perder com dívidas.

Você sabia que a maioria dos problemas com custos de obras acontecem porque o dono da casa muda de ideia sobre o que gostaria de fazer depois que a reforma da casa já começou? Para evitar que isso aconteça com você, saiba que é muito importante planejar.

Confira nossas dicas e assuma o compromisso com seu plano de reformar sem medo!


Leia também: Reforma sem dor de cabeça: dicas para escolher um bom prestador de serviços

Como não estourar o orçamento na reforma da casa

1. Coloque todas as mudanças que você quer fazer em um papel

Está é a maneira mais eficaz de saber se a grana é suficiente para fazer tudo o que você planeja. Além disso é essencial listar as necessidades e os desejos. Dessa forma, você consegue organizar melhor o que realmente será preciso fazer e o que você gostaria de realizar, mas não necessariamente que será feito exatamente agora.

2. Escolha com cuidado o profissional que vai realizar a obra

Busque a opinião de alguém que já fez reforma com o profissional que pensa em contratar. Assim você terá mais segurança sobre o trabalho e saberá se ela cumpre prazos, afinal, alguns profissionais cobram pelo dia de trabalho e, nesses casos, quanto maior o tempo da reforma, mais você terá de pagar para ele.

3. Peça ajuda de algum amigo que realmente entenda do assunto

É muito legal (para não dizer FUNDAMENTAL) que uma pessoa mais experiente dê uma olhada no plano da obra e acompanhe com você o andamento, isso ajuda a evitar dores de cabeça desnecessárias. E quando o assunto é reforma… você sabe do que estou falando!

Além disso, quem já está acostumado com este tipo de coisa sempre tem dicas de onde você consegue comprar materiais mais baratos, tudo baseado em experiência própria. Vale a pena tentar!

4. Pesquise o material de construção em vários lugares

Fazer buscas em lojas diferentes ajuda a encontrar o melhor preço e os melhores produtos. Afinal, é aquele tão conhecido ditado popular: o barato pode sair caro! Além disso, se você for pagar pelo material à vista, pechinchar para conseguir descontos no valor total da compra é uma das alternativas.

5. Leve em consideração a estação do ano

Estações chuvosas podem atrasar qualquer reforma e te fazer gastar mais com mão de obra. Avalie as condições climáticas da sua cidade antes de começar a reforma e, se estiver passando por uma época assim, é importante tentar adiar um pouco o início dos trabalhos.

6. Evite comprar os materiais no final do ano

As pessoas costumam usar o 13º salário para começar a reforma da casa. Dessa forma, as lojas de material de construção sobem o preço dos produtos no final do ano. Acompanhe os valores dos produtos e, se você não tiver tanta pressa para começar a reforma, o ideal é esperar um pouco e começar a reforma quando os preços estiverem estabilizados. 

7. Mãos à obra!

A grande questão é: por quê pagar para alguém fazer uma coisa que você mesmo pode fazer sem muito esforço? 

Algumas tarefas da reforma, como , lixar e pintar uma parede não é lá uma missão tão difícil assim. Além disso, ainda há outros diversos tutoriais disponíveis na internet que ensinam a fazer este tipo de atividade de forma divertida e em família. 

8. Use a criatividade

Ainda se tratando de reforma, fazer a reciclagem de objetos e móveis antigos pode ser a solução para quem deseja inovar sem gastar muito. Você pode pegar aquele móvel velho parado aí num lugar que é impossível não ver e mudar a cor, fazer uns detalhes na pintura ou usar um adesivo diferente e pronto! Você não vai nem se lembrar de como ela era. É chic, é sustentável e é moderno!


Dica de app: o Pinterest pode ser um grande amigo nessa hora!

Faça um UP Consórcio na hora de reformar! 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Até a próxima!