Como se planejar financeiramente para conquistar seus objetivos

13/10/2022

Imagem blog

Como se planejar financeiramente para conquistar seus objetivos

Para conquistar os seus objetivos, você deve saber como se planejar financeiramente. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar.

O que você pretende conquistar ao longo da sua vida ou ainda este ano? Você já definiu objetivos reais para a sua vida? Não há como saber se você atingiu o seu sucesso se você não definiu o que isso significa. O sucesso é um termo subjetivo que deriva dos objetivos alcançados.

Logo, você precisa traçar objetivos reais a serem alcançados dentro da sua realidade atual. Por exemplo, se o seu sonho é adquirir um carro próprio, imóvel ou realizar uma viagem, saiba como se planejar financeiramente para isso.

Vemos que hoje em dia existem diversos modos de alcançar os seus objetivos que se referem a compras, como o empréstimo, financiamento e o consórcio. Porém, de todas as opções, o consórcio costuma ser a alternativa mais vantajosa.

Leia mais: Consórcio ou financiamento: entenda a diferença.

Desse modo, confira a seguir como se planejar financeiramente para conquistar os seus objetivos, podendo contar com o auxílio do UP Consórcio.

Você já tem um plano em mente?

Para que serve o planejamento financeiro? Antes de saber como se planejar financeiramente, você deve traçar os objetivos que tornam essa preparação possível. Saiba onde você quer chegar, para só depois saber como fazer isso. Por isso, o primeiro passo desse planejamento é definir, de forma específica, qual o seu plano de vida.

Destaca-se que esse plano pode ser a curto, médio ou longo prazo. Quem define a periodicidade, na verdade, é você. Os objetivos são individuais, e somente você pode traçar metas com base na sua realidade.

Lembre-se de levar em consideração a sua condição financeira atual. Isto é, qual o seu orçamento disponível no momento para ajudar no alcance das metas. Somente após definir o plano de objetivos que você pode identificar os próximos passos de como se planejar financeiramente.

Você pode gastar menos hoje para ter mais em breve?

Qualquer planejamento financeiro costuma envolver alguns sacrifícios. Você pode deixar de fazer alguma programação que gosta para ter o dinheiro no futuro. É neste momento que você define as suas prioridades e o que realmente importa.

Se você tem o costume de gastar a mesma quantia que você ganha, pois assim vai ficar muito difícil (e até mesmo impossível) economizar. Desse modo, a opção ideal é ter um valor específico e definir uma quantidade adequada.

Dito isso, anote todas as suas contas e saiba o valor que você pode abrir mão mês a mês até, de fato, conseguir o seu objetivo. Uma dica importante é que você crie uma planilha com os gastos mensais e entenda qual a sua sobra todo mês. Caso você tenha um valor fixo para economizar por mês, uma sugestão interessante é descontar esse dinheiro e esquecer que ele existe, até atingir sua meta deste período.

O que fazer com as dívidas atuais?

Com base nos dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a quantidade de famílias que possuem dívidas em cheque pré-datado, cartão (crédito), cheque, carnê de lojas, empréstimos, parcelas de compra de carro e seguro atingiu um novo recorde em abril do ano de 2020, com o percentual de 66,6% da população.

Logo, se você participa dessa estatística, saiba como liquidar as suas dívidas antes de começar a economizar dinheiro. Esse é um passo para dar após resolver as suas atuais dívidas. Afinal, a melhor opção é quitar essas dívidas o mais rápido possível.

Leia mais: Dicas para cuidar melhor das finanças e investimentos.

Assim, esforce-se para realizar o pagamento dessas dívidas, que pode ser à vista ou em parcelas pequenas a fim de pagar menos juros. Além disso, você deve ter em mente que o cheque especial e o cartão de crédito atrasados estão entre os maiores responsáveis por endividar as pessoas.

Qual a melhor opção para adquirir um bem ou serviço?

Se o seu objetivo é adquirir um bem (como carros, imóvel e outros) ou um serviço, saiba que, dentre as atuais opções, a melhor delas é o consórcio. Além de permitir o seu planejamento com paciência, o consórcio possui alguns benefícios que o tornam diferenciado frente ao financiamento e o empréstimo – que são as alternativas mais comuns.

Desse modo, vemos que o consórcio possui como vantagem a isenção de taxa de juros, ou seja, não há a cobrança dessa taxa no seu negócio. Isso diminui bastante o valor total da cota, tornando essa alternativa menos onerosa. Além disso, você também não precisa de uma taxa de adesão ou garantia.

Leia mais: Quais as principais taxas do consórcio?

O consórcio costuma incluir somente uma taxa de administração, que frente ao valor do contrato, é irrisória, muito baixa. Logo, você não tem nenhum prejuízo ao participar de um grupo de consórcio. Essa é uma ótima forma de como se planejar financeiramente para alcançar os seus objetivos.

Conte com o UP Consórcios, a melhor opção para você

Você está em busca de uma administradora de consórcio de confiança, qualidade e que te ajude a alcançar os seus objetivos de aquisição? Conte com o UP Consórcios. Essa é a solução de melhor consórcio que você pode encontrar, pois oferece ótimas condições para participar dessa modalidade de aquisição e conquistar o seu carro ou casa, por exemplo.

O consórcio UP é um modo de antecipar a sua aquisição de bens ou serviços de uma forma muito segura e simples. Dito isso, saiba que o UP Consórcios é o consórcio ideal para todos que desejam flexibilidade e um aliado para o dia a dia. Faça uma simulação e dê aquele UP!