Como ser contemplado no consórcio de equipamentos?

17/03/2022

Imagem blog

Como ser contemplado no consórcio de equipamentos?

O Consórcio para Equipamentos atende, exclusivamente, os profissionais e empreendedores que buscam por inovações em seu negócio. Com o consórcio, é possível comprar equipamentos agrícolas, se o seu setor é agrícola, assim como equipamentos para o transporte rodoviários como ônibus, carretas e caçambas, além de laboratórios e clínicas médicas, odontológicas e de fisioterapia. 

O que é Consórcio de Equipamentos? 

Existem setores da economia que podem ser favorecidos por esse tipo de consórcio, eles são:  agrícolas, clínicas de saúde, clínicas odontológicas, academias, oficinas mecânicas, clínicas de estética, gráficas, restaurantes, lanchonetes, padarias, açougues, pizzarias e outros.

Consórcio de Veículos e Automotores para comprar equipamentos 

Na prática, você contrata um Consórcio de Auto que corresponde também ao de equipamentos , destinados à compra de um carro, máquinas agrícolas ou veículos automotores. . Um grupo de pessoas se une e, por meio de pagamentos mensais, vão acumulando os recursos necessários para a contratação do serviço. Funciona como todo consórcio

Mensalmente, alguns consorciados são sorteados na assembleia e têm direito à carta de crédito de maneira antecipada. Mesmo com ela em mãos, é muito importante continuar o pagamento das parcelas até o encerramento do grupo.

Com o consórcio de automóveis, você poderá comprar máquinas e equipamentos novos ou usados, de qualquer marca ou modelo, nacional ou importado. Além disso, vale lembrar que o Consórcio de Equipamentos também te permite comprar máquinas e equipamentos para a construção civil, medição, médico e hospitalares, industrial.

As parcelas têm juros?

Essa é uma das grandes vantagens dos consórcios: diferentemente de outras formas de compra parcelada, não são cobrados juros em nenhum momento.

Neste período, a única taxa cobrada é a taxa de administração, que remunera a administradora. A grande maioria dos consórcios arrecada também o fundo de reserva e a taxa de adesão.

Para concluir, são feitas correções sobre o valor da carta de crédito, para que ela não perca poder de compra ao longo do tempo. Para isso, o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) é empregado como referência na atualização dos valores.

como-ser-contemplado-no-consorcio-de-equipamentos

Como ser contemplado no consórcio 

A forma de contemplação mais comum já foi mencionada: o tão falado sorteio. Participam dele todos os consorciados que estiverem com o pagamento de suas parcelas em dia. Todos eles têm as mesmas chances de serem contemplados.

Portanto, quem tiver mais pressa e algum dinheiro reservado pode oferecer lances. Esse recurso funciona como uma espécie de antecipação dos valores que ainda seriam pagos e te ajuda a antecipar sua contemplação. Quanto maior o valor do lance, maior a chance de ser contemplado antecipadamente.

Há critérios de desempates de lance existentes para tal situação, mas antes é preciso entender como funciona o consórcio. Ou seja, como receber a carta de crédito. 

Todos que começam a pagar as mensalidades serão contemplados. No entanto, nenhuma administradora de consórcio pode garantir a data que essa contemplação acontecerá. Pode ser no primeiro, no segundo, no último mês…

Isso porque o consorciado, ao investir em uma carta, participa de um grupo com diversos outros consorciados interessados em bens semelhantes.

Todos os meses são realizadas assembleias para divulgar os contemplados de acordo com o sorteio da Loteria Federal. Como os concursos são realizados duas vezes por semana, às quartas e sábados, considera-se o sorteio mais próximo à data das Assembleias. Se você for sorteado, é contemplado com a carta de crédito

Contemplado por lance

Quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance. Funciona da seguinte forma: até o dia anterior à Assembleia, você pode fazer  uma oferta com o valor que dispõe para pagamento do lance, por e-mail, aplicativo ou central telefônica.

Para definir o valor do lance, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores contemplados ao longo das assembleias, ofertando um percentual da sua carta de crédito.

Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que ele é debitado antes do sorteio. Somente após a contemplação que o valor deve ser pago  para a administradora do consórcio.

Quais são os critérios de desempates de lance?

No modo clássico, é contemplado por lance aquela pessoa que oferece o maior valor pelo bem em uma determinada assembleia. Porém, como existem diferentes tipos de lance, é necessário explicar como funciona o critério de desempate entre cada um deles. Então vamos lá!

Desempate pelo lance livre

Por ser uma forma de lance em que o consorciado determina o valor que quer oferecer, dificilmente ocorre caso de empate. Porém, como a administradora utiliza critérios que analisam o percentual que falta pagar, com base nas mensalidades já pagas, é possível que aconteça empate de lances.

Caso aconteça empate, a administradora utiliza como critério o sorteio da Loteria Federal. Quem estiver mais próximo da cota sorteada, que representa o contemplado pelo sorteio, leva o bem.

Desempate pelo lance quitação e antecipação

Se o seu grupo dá a possibilidade de quitar ou antecipar as parcelas, pode acontecer de nem ser necessário participar dos sorteios. Aqui, segue como critério de desempate o maior percentual de valor ofertado. Dependendo das regras do grupo, pode haver outras condições para o desempate desses tipos de lance.

Como a carta de crédito pode ser usada?

A carta de crédito pode ser usada para a compra de qualquer maquinário e equipamento. 

Caso o equipamento desejado seja mais caro que o valor disponível, é possível complementá-lo com recursos do próprio bolso ou comprar mais de uma cota para aquisição do mesmo bem. Se acontecer o contrário e o equipamento estiver barato, o restante da carta pode ser utilizado para abater as parcelas que ainda restam.

Agora que você está por dentro do assunto, faça uma simulação de consórcio aqui no UP

Se prepare para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade