Consigo fazer reativação da cota excluída?

13/05/2022

Imagem blog

Consigo fazer reativação da cota excluída?

Quer saber como fazer a reativação da cota excluída, mas não sabe como? Leia o artigo completo que preparamos para você e faça sua ativação!

Antes de investir em um consórcio, as pessoas costumam analisar cuidadosamente suas finanças e conversar com seus familiares - para tomar as decisões mais seguras. No entanto, imprevistos podem acontecer e, possivelmente por falta de pagamento, ele será obrigado a desativar sua cota de consórcio.

Um segmento dos que passaram por isso finalmente recuperou o poder de compra e o objetivo de adquirir novos ativos. É aqui que surge a pergunta: é possível reativar uma cota cancelada (cota excluída)?

Geralmente, qualquer consorciado pode reativar uma cota excluída desde que cumpra as regras estipuladas no contrato e assuma o pagamento do valor em dívida.

Reativação da cota excluída: como funciona no consórcio? 

Mesmo com todo o planejamento financeiro e cuidado, algumas vezes pode acontecer de ser necessário, em algum momento, ter a cota do consórcio cancelada. Essa é uma situação delicada e que ninguém deseja, mas pode acontecer. Deixar de ter uma cota de consórcio significa que aquela conquista que está no horizonte será pausada por tempo indeterminado.

No entanto, como tudo pode acontecer, principalmente em meio a uma crise, também há solução para esses casos, como reativar consórcio e voltar a investir nos seus objetivos. 

A reativação da cota excluída é super possível, entretanto, para conseguir é fundamental conhecer alguns passos. Confira!

Consigo fazer reativação da cota excluída?

O que aconteceria se eu tivesse a cota cancelada? 

Primeiramente, não se sinta mal se esse for o seu caso, mas excluído é o termo oficial utilizado pelo Sistema de Consórcios. Excluídos são pessoas que deixaram de fazer parte de um grupo de consórcio. Há duas maneiras de se tornar um excluído. A primeira e mais correta é o consorciado, identificando os problemas financeiros, pede à administradora que o exclua do grupo. A segunda, e esta é mais problemática e danosa, é a exclusão em decorrência de inadimplência.

Pessoas inadimplentes, ou seja, aquelas que deixam de pagar as parcelas de sua cota de consórcio dentro de um prazo estabelecido pela administradora, são automaticamente excluídas do grupo. Antes de ser excluído, durante o período de inadimplência, o consorciado não pode concorrer à contemplação (tanto por sorteio quanto por lance), voltando somente após a negociação e reativação.

Caso a negociação não seja feita, o cliente passa a concorrer no sorteio de clientes cancelados, para receber o valor pago até o momento. É essencial destacar aqui também que ele não receberá o valor integral investido. Ou seja, o que o cliente com a cota cancelada recebe são os valores referentes ao fundo comum, do qual é descontado o valor da multa por quebra de contrato.

Como funciona a reativação da cota excluída? 

Para reativar o consórcio é essencial entrar em contato com a administradora do consórcio. Esta irá verificar as possibilidades do retorno considerando, no primeiro momento, se existem vagas naquele grupo ou se a cota da qual foi excluído foi ocupada por outra pessoa.

Mesmo que exista vaga, é necessário, antes de retornar ao grupo de consórcio, passar pela análise financeira. Como pessoas excluídas são retiradas ou se retiram do grupo por problemas financeiros, a administradora do consórcio irá verificar se terá capacidade de pagar pela cota. Caso exista uma vaga e você seja aprovado, é possível adicionar as contas daquela cota em dia e voltar para o seu grupo de consórcio. Se estamos falando em colocar as contas em dia, estamos tratando dos juros e multas das parcelas atrasadas no período em que a sua cota ainda era ativa.

Não será necessário fazer o pagamento integral das parcelas atrasadas ao voltar para o consórcio. O valor pode ser diluído nos meses que restam entre a sua volta e o encerramento do grupo de consórcio. É essencial aqui lembrar também que você não zera os prazos quando volta, continua dependente do que o contrato do grupo prevê. 

Ao atrasar o pagamento do consórcio, o cotista fica praticamente obrigado a realizar o pagamento de juros e multas, sendo 1% de juros moratórios ao mês e 2% de multa sobre o valor das mensalidades atrasadas.

Qual a vantagem de fazer um UP Consórcios? 

No UP a incidência de juros e multas só ocorre em casos de falta de pagamento das parcelas mensais. Para uma única parcela em atraso, os juros são calculados sobre o tempo de ausência de pagamento e você não participa das assembleias de contemplação naquele mês. Para mais de duas parcelas, a penalidade é o cancelamento da sua cota, isto é, a não participação nas assembleias de contemplação. 

Nós somos o único consórcio sem taxas até a contemplação. Altos juros, taxa de adesão e fundo de reserva? Passaram bem longe! 

Pensando na sua saúde financeira, uma das lições mais importantes é planejar uma compra. Desse jeito, você não corre o risco de perder dinheiro com aplicações mal pensadas. Ainda mais em se tratando de compras de alto valor. O mais recomendado é não fazer uma compra de um dia para o outro. Afinal, aquele sentimento de urgência, muitas vezes, é o que impede escolhas inteligentes e com bom custo-benefício.

Consórcio sem burocracia! 

Com a carta de crédito em mãos, além do poder de compra, não há necessidade de análise de crédito no banco, negociação de taxa de juros e outras burocracias que tornam o processo de compra sempre mais difícil de acompanhar e que, infelizmente, podem transformar-se em grandes dívidas. 

Quando o consorciado tem a carta contemplada, passa a ter todo o apoio necessário da administração do consórcio para o processo de compra. Assim, o valor do bem é transferido para o proprietário ou agência sem intermediações que podem demandar tempo e dinheiro.

No consórcio, quando o objetivo de compra custa mais caro, o restante é pago à parte. No entanto, se o valor da carta de crédito é maior que o preço negociado, o que resta no final pode ser usado para pagar a documentação, acessórios ou quitar parte ou o total das parcelas que ainda estão por pagar. É isso mesmo, simples assim.

O UP Consórcios te oferece as melhores condições do mercado. Simule e comprove. Dê aquele UP em seus objetivos.