Carta de Crédito no Consórcio: mitos e verdades

17/03/2022

Imagem blog

Carta de Crédito no Consórcio: mitos e verdades

O consórcio é aquele parceiro que facilita suas conquistas, afinal, ele oferece a possibilidade de se constituir um patrimônio a médio e longo prazo por meio de parcelas flexíveis. 

No consórcio, outra vantagem que vale destacar é que se trata de um investimento utilizado como meio de crédito, mas sem a cobrança de taxa como no financiamento.  A administradora também é responsável por organizar as assembleias mensais, momento em que ocorrem as contemplações, via sorteio ou lance. A carta de crédito é adquirida através do sorteio ou lance. 

Conheça os mitos e verdades da carta de crédito no consórcio. 

5 Mitos e Verdades da Carta de Crédito no Consórcio 

1. Carta de crédito não é regular: MITO

O sistema de consórcio é supervisionado pelo Banco Central. E só uma empresa autorizada por uma agência pode comprar um consórcio, ou seja, o consumidor pode ter a CERTEZA de que seus direitos e interesses estarão protegidos.

carta-de-credito-no-consorcio-mitos-e-verdades

2. Um consórcio é um investimento: VERDADE

Os membros do consórcio podem usar cartas de crédito para comprar ativos ou pagar empréstimos. Caso a carta não seja resgatada, a administradora do consórcio também pode aplicar o valor em recursos para fazer o valor pagar mais, ou seja, o dinheiro parcelado será devolvido a você de uma forma ou de outra.

3. É necessário ter sorte: MITO

O sorteio é apenas uma forma de contemplação no consórcio. Mas você pode usar lances para acelerar o processo e alcançar seus objetivos.

Funciona assim: Em um lance fixo existe um determinado valor, e quem o escolhe só compete entre eles.

No lance gratuito, você pode optar por usar o valor do lance como lance (desde que seja compatível com as demais parcelas). Nesse caso, será considerado quem fez o lance mais alto. Se o seu lance vencer, tudo depende do seu plano financeiro para prever o valor.

4. Ser contemplado leva tempo - DEPENDE

Consórcio é uma forma de compra planejada que visa facilitar o seu planejamento financeiro. Por outro lado, você não poderá obter o imóvel até obter uma carta de crédito em um dos sorteios mensais ou pagar todas as prestações.

Se esse período de tempo é necessário, depende de sua perspectiva e de quanto tempo você está disposto a esperar. Vale lembrar que os consorciados não precisam esperar para serem sorteados, podendo utilizar estratégias de licitação para prever considerações.

5. As parcelas para conseguir carta de crédito é reajustada: MITO

O parcelamento será atualizado anualmente, só assim é possível que a carta de crédito não perca seu poder aquisitivo, e a carta de crédito também será corrigida na mesma proporção.

Como conquistar mais rápido carta de crédito no consórcio

1. Avalie a entrada em um grupo em andamento

Para ser incluído mais rápido, a melhor opção é fazer parte de um grupo que já está em andamento. Portanto, além de exibir o histórico de lances, você também encontrará no grupo as pessoas que ganharam a licitação, portanto, não haverá disputas com você.

Nesse caso, a melhor opção é verificar primeiro as características do grupo, caso contrário o efeito pode ser contraproducente, por exemplo, você pode ingressar em um grupo com um lance maior que o seu.

2. Estude sobre o comportamento dos participantes

Saber quais oportunidades podem ser consideradas mais rapidamente requer que você estude o desempenho da equipe, especialmente quando você tem metas de curto prazo para esta carta de crédito.

O comportamento dos participantes deve ser estudado, especialmente aqueles que foram cobertos. Isso porque você precisa criar uma estratégia de lance eficaz para aumentar suas chances.

Portanto, ao adquirir uma cota em andamento, anote em uma planilha ou outro recurso para facilitar sua visualização e entender o histórico de licitações e sugestões feitas por outros membros. Você poderá definir lances mais precisos.

3. Faça um bom planejamento financeiro

Primeiramente, o mais indicado é que você faça uma lista para conhecer seus próprios gastos de forma precisa. Esse é o começo do planejamento financeiro

Para isso, você pode utilizar tanto papel e caneta quanto usar um aplicativo para anotar cada despesa do seu dia. Registre todas as saídas de dinheiro e organize os custos de acordo com sua natureza – como alimentação, transporte, lazer e estudos. 

O ato será fundamental para que você consiga visualizar as áreas da sua vida em que gasta dinheiro demais e que podem ter o desperdício reduzido. Esse acompanhamento também servirá de base para que você faça uma previsão de custos para os próximos meses, estipulando também as metas de melhoria para sua situação financeira.

Lembre-se também de controlar seus ganhos, seja a bolsa do estágio, seu salário, bolsa-auxílio, os recebimentos por serviços freelancer, ou, até mesmo, aquela ajudinha que seus pais ainda te dão para auxiliar no pagamento das contas. 

É basicamente isso: faça anotações para ver o caminho que o dinheiro faz quando entra e sai da sua conta, pensando em mudanças positivas para seu bolso.

4. Faça lances

Antes de ofertar lances, analise a melhor época para o fazer. Cada grupo possui características próprias, portanto, recomenda-se uma análise antes de escolher o adiantamento.

De um modo geral, existem datas mais populares para lances e é melhor prestar atenção a isso, como novembro e dezembro. Afinal,  o 13º salário e outras promoções no ambiente de trabalho acontecem no fim de ano.

Dessa forma, é interessante esperar mais e aumentar suas chances. Ofertar um lance é a melhor maneira de obter uma carta de crédito mais rapidamente, mas requer um bom planejamento financeiro para fazer a escolha certa.

5. Mantenha a sua cota em dia

No consórcio, quando se paga as suas parcelas em dia, você ajuda a manter a saúde financeira do grupo e proporciona o máximo de contemplações possíveis. Além disso, para participar das assembleias mensais, é importante estar com os pagamentos regularizados. 

Caso haja imprevistos, entre em contato com a administradora e negocie os débitos para não adiar a sua contemplação.

Por fim,  os benefícios do consórcio favorecem quem quer ofertar um lance. Afinal, com tanta gente poupando e com o grupo livre de taxas e sem aqueles outros lances do crédito, lance embutido, lance financiado e tantos outros, que todo mundo no grupo tem e só servem para inflacionar os percentuais, quem ganha é você, que se planejou para adiantar algumas parcelas e garantir sua contemplação e a chance de conquistar o seu objetivo sem ter que esperar pelo sorteio.

Todos que começam a pagar as mensalidades serão contemplados. E nenhuma administradora de consórcio pode garantir a data que essa contemplação acontecerá, mas é possível adiantar a contemplação por meio do lance. 

Pode ser no primeiro, no segundo, no último mês… Isso porque o consorciado, ao investir em uma carta, participa de um grupo com diversos outros consorciados interessados em bens semelhantes.

Agora que você está por dentro do assunto, não perca mais tempo e faça já uma simulação de consórcio aqui no UP

Prepare-se para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade