Consórcio automóvel em 2022 valerá a pena?

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio automóvel em 2022 valerá a pena?

Há menos de dois anos, era relativamente fácil comprar um carro novo ou usado e você sabia onde estava. Você sabia quanto valia o seu e podia tomar decisões bastante simples sobre se deveria ou não fechar o negócio. Ficaria claro, mensurável, se você estivesse fazendo um bom negócio. Você poderia descobrir.

Os carros novos eram mais caros, mas com boa relação custo-benefício, porque forneciam novos recursos, especialmente para modelos menores. Agora, no entanto, você tem uma escassez de carros, que é o efeito indireto da pandemia global. 

Com tudo isso acontecendo, este é um momento de tomar cuidado com a maneira com que seu dinheiro é gasto. Isso porque você pode pagar mais por algo que não vale muito a pena, a mais em vez de esperar até que as coisas voltassem ao normal, mas também porque depende da sua situação financeira e pessoal.

Confira se valerá a pena fazer um Consórcio Automóvel em 2022. 

consorcio-automovel-em-2022-valera-a-pena

Consórcio Automóvel em 2022: será que vale a pena?

Planejar entrar no consórcio de automóvel em 2022 será a situação ideal para economizar dinheiro e comprar o carro que sempre quis ter. 

O consórcio automóvel permite que você escolha por carros novos ou usados. O consórcio é a alternativa ideal para comprar carro em 2022, principalmente se compararmos ao financiamento (taxas e juros no contrato). 

Já de cara você será beneficiado com o uso mais prudente do seu dinheiro. Afinal, o consórcio é uma compra planejada que reúne um grupo de pessoas com o mesmo interesse. Com isso há uma educação financeira natural em evolução: ideal para os momentos de crise econômica, onde todo planejamento é bem vindo. 

Além disso, como no consórcio o bem não é recebido imediatamente (exceto se você for contemplado por sorteio logo nas primeiras parcelas), há um período importante para avaliar as opções disponíveis com mais cuidado. 

Aqui, você pode esquecer aquela pressa para escolher o carro que você deseja, sobra tempo para pensar e planejar, evitando possíveis arrependimentos futuros. 

Carros novos: limpos, brilhantes e todos seus

Comprar um carro novo lhe dá paz de espírito. Ninguém abusou do trem de força, o freio de mão funciona em ladeiras íngremes, os freio não foram danificados, não há boogers ou comida sobre o assento e o para-choque dianteiro não estacionado por toque em qualquer situação de estacionamento paralelo. Você também não precisa olhar para as rodas de liga leve gastas de todas essas tentativas fracassadas.

A paz de espírito com um carro novo se estende a muitas áreas, como manutenção, abuso do proprietário ou simples negligência, não houve qualquer desgaste do motor e não há reparos duvidosos que não tenham sido comunicados a você durante o processo de compra - ao contrário do que pode acontecer na compra de um carro usado.

Mas você paga por esses benefícios, isso é sempre bom lembrar. 

Carros usados: menos polimento, menor custo

Pode não ser dos mais modernos, porém, você ganha na economia. Pelo menos, era assim que costumava ser - a alta demanda por carros, mas a baixa oferta de carros novos significa que os carros usados ​​agora são mais valiosos - então o preço e a vantagem que um comprador pode aplicar sobre o preço pedido são reduzidos.

Isso significa que não vale a pena se preocupar com carros usados, se você puder ter um carro novo pelo mesmo preço? Não, porque a oferta e a procura de carros novos são reduzidas.

O principal benefício de comprar um carro usado é a depreciação que você ganha ao comprar um carro novo. Essa depreciação é o que você deve evitar quando não comprar um novo.

Consórcio automóvel: como comprar carro usado?

Quando você for contemplado no consórcio automóvel, e optou por comprar carro usado, é hora de escolher bem seu veículo. Quando você faz um teste de direção, os pneus precisam estar cheios de uma banda de rodagem saudável, mas de aparência enfadonha (sem manchas planas ou sinais de desgaste, e o sobressalente precisa existir e estar intacto e devidamente guardado com todas as ferramentas).

Você precisa dirigir o veículo com sensatez, mas também tem o direito de verificar se o manuseio está correto testando os freios de maneira segura. Você precisa sentir que a direção é fácil e livre de gemidos, cliques ou rigidez que possam indicar mau estado, fluidos não controlados, juntas desgastadas ou habilidades de estacionamento fracas. 

Faça um test drive

Teste a direção em curvas sinuosas em velocidades moderadas e, em seguida, verifique-a novamente em exercícios de estacionamento em baixa velocidade, que contam com o sistema de direção hidráulica e destacam quaisquer problemas (não revelados/ desconhecidos). O volante puxa com força para a esquerda ou direita e fica totalmente reto?

Ao pisar mais fundo no freio, preste atenção a quaisquer ruídos, sinta se há vibrações. Se acontecer de você testar os freios com força suficiente para engatar o sistema de freios ABS, não se confunda com o som estridente do ABS funcionando corretamente; há um som distinto e às vezes conflitante que esse sistema emite quando as pinças de freio estão abrindo e fechando 20 ou 50 vezes por segundo, a fim de parar o veículo sem travar os freios. Mas se você pisar no freio com força suficiente para, digamos, parar em um semáforo âmbar para vermelho e ouvir algo clicando, batendo ou rangendo, então isso pode ser um sinal de freios e rotores desgastados.

Observe como está a parte interior do carro

Peça ao proprietário para abrir o capô (e observe se eles quebraram a trava de liberação do capô; e certifique-se de não quebrá-lo sozinho) e, em seguida, dê uma olhada ao redor do compartimento do motor em busca de camadas espessas de poeira ou manchas de fluido seco, como óleo de freio/ trans/ motor, e verifique se a bateria apresenta sinais de corrosão em pó verde/ branco que pode sugerir que os acessórios ou luzes do veículo foram deixados acesos e esgotaram a bateria. Enquanto o capô está levantado, dê uma olhada nas várias cavidades e verifique se há fios ou correias desgastados, óleo derramado, varas ou vários danos. E verifique os canais de entulho sob o pára-brisa e ao redor dos suportes do capô para ver se há folhas, gravetos, sementes e sujeira aquosa que podem sugerir que o veículo está embaixo de árvores ou ao ar livre, em vez de estar em garagens.

Documentação em dia do carro usado 

E não se esqueça, quando for comprar um carro usado, consulte o manual de manutenção e verifique se todos os intervalos de manutenção obrigatórios foram atendidos; carimbado, datado, assinado. Certifique-se de que a leitura atual do hodômetro corresponda ao serviço mais recente e ao anúncio ao qual você respondeu (lembre-se de que pode haver uma pequena diferença, pois o proprietário dirige o veículo enquanto o anúncio é publicado; mas se houver uma diferença de milhares de quilômetros, questione).

Além disso, sobre os requisitos de manutenção, solicite toda a documentação sobre esses serviços e faça uma varredura para quaisquer problemas maiores, especialmente se você for comprar aquele carro específico. Você também pode dar um passo adiante entrando em contato com o mecânico e verificando se tudo está certo. Definitivamente, você deve fazer isso com o mecânico que fornece o certificado de inspeção; e pergunte a eles (fora do alcance da voz do proprietário) se o veículo tinha alguma peça ou problema que você deva conhecer. Pergunte a si mesmo se isso se correlaciona com a história que o proprietário lhe contou.

Para concluir, você é o consumidor, é o seu dinheiro, o que significa que você tem o poder. É um poder que permite que você realmente não faça nada. Nunca se sinta pressionado a comprar, seja pelo vendedor, seus amigos ou familiares, e principalmente não por você mesmo. Pode ser tentador comprar qualquer coisa porque você trabalhou muito e quer acabar com isso. Mas tente ser seu melhor defensor aqui - gastar muito dinheiro em um carro não é como ir ao supermercado.

Não tenha pressa, compre com confiança e, se não tiver confiança, não custa esperar que a poeira baixe.

No UP Consórcios de automóveis você encontra as melhores parcelas e condições do mercado, tudo para te ajudar a tirar seu objetivo do papel. Simule, compare e compre. E dê um UP!