Dicas de como não errar na hora de comprar um carro seminovo

17/03/2022

Imagem blog

Dicas de como não errar na hora de comprar um carro seminovo

Nos últimos anos, muitas pessoas têm optado pelos seminovos, seja por uma consciência ambiental global ou por economia, visto que um carro zero tem uma desvalorização imediata de até 15% após a saída da concessionária. Por esses e outros motivos, a procura por esses modelos cresceu bastante. E esse aumento se deve a inúmeros motivos, mas principalmente porque o seminovo tem um excelente custo-benefício comparado ao zero, tornando-o bem mais atrativo.


Entretanto, para fazer um bom negócio na hora de comprar um carro seminovo é preciso estar atento a alguns detalhes. Por exemplo, muitas vezes, a economia no valor do carro pode não compensar se você tiver problemas depois.


Não se preocupe! Listamos dicas que vão te ajudar a comprar um carro seminovo

Como não errar na hora comprar um carro seminovo

1. Pesquise bastante

É fundamental pesquisar bastante antes de decidir fechar qualquer negócio. Não se deixe seduzir por propostas “imperdíveis” sem antes saber bem o que está fazendo. Há diversos meios hoje em dia para encontrar bons negócios em carros seminovos, sobretudo na internet.

Você pode até fazer uma pesquisa nas cidades vizinhas à sua. O valor dos veículos pode variar e você pode conseguir um negócio mais em conta. Conheça o veículo pessoalmente, não feche negócio somente a partir de fotos e descrições. Procure controlar as expectativas que a compra de um novo carro pode gerar para fazer uma escolha com calma.

2. Verifique a documentação e a procedência

Se você pensa em comprar seu carro seminovo direto com o proprietário, é muito importante se certificar que a documentação do veículo está em ordem. Não deixe de verificar se o carro possui algum tipo de pendência, como multas e tributos a serem pagos. Você pode fazer essa consulta por meio do site do Detran do seu estado.

Você também deverá solicitar uma vistoria para se certificar que o veículo é o mesmo que está descrito no documento. Essa verificação é feita por meio dos números de identificação encontrados no chassi, nos vidros e nas placas. A vistoria garante que você não vai comprar um carro seminovo adulterado ou até mesmo furtado.

Não se esqueça que após a compra você terá um prazo de 30 dias para providenciar as alterações na documentação do veículo junto ao Detran.

3. Solicite o histórico de revisões

A realização das revisões estipuladas pela concessionária para carros novos é muito importante e deve ser levada em consideração na hora de comprar um carro seminovo. O objetivo dessas revisões é garantir que o veículo esteja sempre em boas condições, como se tivesse o saído da loja pela primeira vez. Normalmente, o histórico de revisões pode ser verificado no manual do proprietário do veículo. Lá deverão estar os carimbos nos prazos estipulados pela montadora.

4. Conheça as condições mecânicas do carro

Mesmo que o carro tenha passado por todas as revisões de rotina, é preciso saber quais as suas condições mecânicas no momento da compra. Solicite essas informações diretamente com o vendedor ou proprietário e faça um test drive.

Dê uma voltinha com o carro. 

Sério. Rode por alguns quilômetros com o carro para que você consiga perceber melhor seu funcionamento. Avalie o barulho do motor, a condição do sistema de transmissão, da suspensão, alinhamento e freios.

Para ter mais segurança na compra, submeta o carro a uma avaliação profissional. Dessa maneira você conseguirá uma análise mais precisa sobre a situação do carro seminovo e evita muitas dores de cabeça. 

Conselho de Amiga: leve um mecânico da sua confiança para avaliar o carro.

5. Avalie a conservação do veículo

A conservação do carro é outro fator muito importante antes de comprar um carro seminovo. Verifique bem a lataria, a fim de encontrar marcas que denunciam uma batida ou corrosão. Avalie possíveis desalinhamentos entre peças e irregularidades na pintura, que podem indicar  que o carro já teve alguma colisão.

Se possível, avalie também as condições da parte de baixo do carro. Problemas de desgaste e ferrugem podem se esconder aonde é mais difícil de se enxergar. Vidros, rodas e pneus também devem ser avaliados para decidir se a compra realmente vale a pena.

Em relação a parte interna do carro, examine as condições dos bancos, do carpete, a limpeza geral, as portas e o painel. Procure saber se o veículo não passou por uma enchente, que danifica o interior e ainda pode deixar um desagradável odor. Não se esqueça de verificar se o macaco, a chave de roda, o triângulo e o estepe estão em ordem.

6. Escolha a melhor forma de comprar carro seminovo

Comprar um carro por si só já é uma decisão muito importante e, como tal, exige muita análise para se tomar as melhores decisões. Em relação a um carro seminovo, isso é ainda mais importante. Por isso, você deve pesquisar bem antes de decidir como vai pagar pelo seu seminovo, para que seu objetivo não se torne um grande problema e você acabe ficando com parcelas que não encaixam no orçamento.

Analise as taxas de juros e todos os encargos no caso da contratação de um financiamento. Esses valores costumam elevar bastante o preço final do carro.

Se não tiver o dinheiro para comprar à vista e não quiser pagar os altos juros de um financiamento, que tal uma dica boa? 

Opte pelo consórcio de um carro seminovo. Essa modalidade, que é regulamentada pelo Banco Central do Brasil, também é válida para a compra de veículos seminovos. Assim, você consegue comprar o carro que você deseja com parcelas que cabem no seu bolso. UP Consórcios te dá ótimas condições. Vamos te mostrar mais abaixo. 

7. Prefira um vendedor de confiança

Mesmo que seja possível encontrar muitos anúncios de venda de carros seminovos direto com o proprietário, é preciso tomar alguns cuidados antes de fechar esse tipo de negócio. Não faça nenhum pagamento sem antes se certificar de que o carro está em ordem.

Nesse caso, dê preferência a uma concessionária ou loja de veículos seminovos. Esses lugares costumam se encarregar de toda a documentação necessária e te deixam a par da situação do veículo que você deseja comprar. Verifique também se a loja é bem avaliada por seus clientes e faça o melhor negócio na compra do seu seminovo.

8. Considere os gastos que você terá

Você não pode esquecer de que seu carro trará gastos que vão além das parcelas. Considere o valor das taxas que devem ser pagas anualmente, como IPVA, licenciamento, seguro DPVAT e seguro opcional. Além disso, você terá gastos com combustível, manutenção, entre outros.

Se você está pensando em trocar de carro, já deve estar acostumado com todos esses custos. Agora, se você está pensando em comprar o primeiro carro, não deixe de considerar esses pontos. É muito importante estar bem preparado financeiramente para decidir pela compra de um carro.

UP Consórcios para comprar um carro seminovo com total segurança

É possível adquirir modelos mais antigos, e até carros de colecionadores... imagina aquele passeio de domingo no fusca vermelho!

Para isso, é preciso que o carro esteja em condições favoráveis após avaliação feita pela administradora.

Nossas cartas de crédito variam entre R$ 30 e 120 mil, mas se o carro dos dos desejos tiver valor superior, você pode complementar com outra carta de crédito.

Seja na compra de um carro zero ou um seminovo, o consórcio é a forma mais vantajosa de você ter seu novo bem.

Com o UP Consórcios existe uma vantagem adicional: você só começa a pagar a taxa de administração após a contemplação. Ah, e vale lembrar que, diferentemente do financiamento, não há cobrança de valor de entrada ou de juros!

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação.

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, onde você pode pegar as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança e em dinheiro!

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e contratar serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, e tantos outros que você nem imagina), com planos entre 20 e 180 parcelas.

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão e sem fundo reserva.

Ah! E a taxa administrativa é só depois da a contemplação.


Como oferecemos um consórcio 100% livre de taxas? Não temos intermediários! Aqui a tecnologia trabalha a seu favor, oferecendo autonomia na contratação, sem pressão e com liberdade de escolha!

Por esses e outros tantos motivos podemos afirmar que REINVENTAMOS O CONSÓRCIO!

Nova Regra para a Compra de Carro Seminovo com Consórcio

A partir do dia 01/06/2021, não serão mais aceitos:

• Veículos automotores leves ou pesados com mais de 05 anos de fabricação

• Motos com mais de 02 anos de fabricação

Independente da data de venda da cota!

Para aceite do bem como garantia, o valor avaliado deve ser igual ou superior ao saldo devedor.

Faça uma simulação no nosso site e veja você mesmo o quanto pode economizar na compra do seu seminovo pelo UP.