Dicas para comprar o primeiro carro

17/03/2022

Imagem blog

Dicas para comprar o primeiro carro

Se você está pensando em comprar o seu primeiro carro, mas tem dúvidas sobre como proceder para fazer a melhor escolha, este conteúdo é perfeito para você.

Da mesma forma que você, muitas pessoas passam por essa mesma situação. Afinal, comprar o primeiro carro traz como consequência uma série de inseguranças e incertezas naqueles que nunca fizeram esse tipo de aquisição.

Comprar um carro com segurança e precisão, na prática, não depende somente de conhecimento técnico sobre veículos. Mais do que isso, é importante realizar uma análise pessoal das suas finanças, suas necessidades e, sobretudo, das suas possibilidades. Afinal, há modelos de carros para todos os gostos e para todos os bolsos. Nesse sentido, é preciso direcionar melhor essa aquisição.

6 dicas para comprar o primeiro carro

1. Defina um valor limite para o veículo

O ponto inicial para comprar o primeiro carro é saber quanto você está disposto a gastar para realizar essa conquista. Como se sabe, o mercado automotivo, tanto de veículos novos quanto de usados, é bastante amplo, tendo opções para diferentes gostos e perfis financeiros.

Diante disso, o primeiro passo que você deve definir é o quanto pode gastar nessa compra. Nessa etapa, é essencial avaliar suas finanças pessoais, suas despesas atuais e futuras e, além disso, as suas necessidades quanto à compra de um carro.

2. Pesquise opções no mercado

Tendo conhecimento de qual é a faixa de preço limite para comprar seu primeiro carro, fica mais fácil partir para as pesquisas no mercado. Como já informamos acima, o mercado automotivo é bastante vasto, apresentando inúmeras opções. Dessa forma, pesquise bastante os modelos dentro do valor definido para encontrar as melhores oportunidades.

Aqui também vale destacar que as montadoras e concessionárias disponibilizam todo tipo de informação para a compra de um carro em seus sites. É uma característica que facilita a pesquisa e permite que você tenha mais poder de escolha. Da mesma forma, há sites especializados na compra e venda de veículos, os quais permitem a busca por modelo, marca, preço e muitas outras características. Não deixe de fazer pesquisas por essas ferramentas, caso pense em comprar um veículo zero.

Comprar o Primeiro Carro - UP Consórcios

3. Entenda quais serão as suas despesas

Se você acredita que os gastos relacionados a compra de um carro se limitam ao valor do bem, está bem enganado. É importante ter em mente que qualquer veículo, seja ele novo, seja usado, irá demandar alguns custos extras, os quais também irão depender do modelo e do valor do veículo.

Aqui vale também considerar gastos futuros, como seguro, IPVA, combustível, revisões e manutenções periódicas. A lógica do mercado é a seguinte: veículos mais sofisticados e de alto valor pesem mais no bolso do proprietário. Ou seja, pense bem antes de comprar um supercarro.

4. Controle os seus gastos

Para fugir de qualquer dor de cabeça antes, durante e depois da aquisição do seu primeiro carro, é fundamental que você controle os seus gastos. Afinal, com a compra, as despesas poderão aumentar, o que irá comprometer ainda mais o seu orçamento. Nesse caso, se você se programar, essas alterações não vão gerar grandes problemas.

Reduza os gastos com compras desnecessárias, passeios e outros itens relacionados. Não se esqueça de que se o seu objetivo é comprar o seu primeiro carro, no entanto é preciso que alguns sacrifícios sejam realizados para que você conquiste isso!

5. Entenda quais são as suas necessidades

Diversas pessoas querem apenas andar em um carro moderno, bonito e robusto. Entretanto, será mesmo que isso é o mais importante? O carro deve ser adquirido para atender às suas necessidades, tendo características e especificações que condizem com o uso.

Dessa forma, considere sempre a compra de um automóvel que seja compatível com o tipo de uso que você fará dele. Por exemplo, se pretende utilizar o carro sempre na cidade, considere um com motor 1.0, de porte pequeno, que é mais econômico e fácil de estacionar. Agora, se terá que pegar estrada com frequência, pode ser mais indicado investir em um modelo mais potente, assim como se você mora numa zona rural, etc. 

6. Faça um UP Consórcio de Carro

Um consórcio de carro não é como um financiamento ou parcelamento comum. Nessa modalidade de compra, diversas pessoas interessadas na aquisição de um bem se unem para formar um fundo comum e alcançar o objetivo de compra. Isso sem pagar juros, porque você não está tomando dinheiro do banco. Mas o UP é pura modernidade porque, além de não pagar juros, você também não paga nenhuma taxa até ser contemplado, ou seja, até estar com o crédito disponível para comprar seu carro. Por isso é uma modalidade de crédito sustentável, você paga o que é justo garantindo assim bom proveito do seu dinheiro.

Na prática, os participantes de um grupo de consórcio realizam pagamentos mensais, de acordo com o valor do crédito desejado. Dessa maneira, o que acontece é que todos os meses essas parcelas são reunidas, formando um fundo conjunto, que é utilizado para contemplar um ou mais membros com a carta de crédito.

Os grupos de consórcios são organizados por uma administradora de consórcio, responsável por cuidar das questões legais e burocráticas, assim como por recolher os valores e contemplar os membros de acordo com as regras estabelecidas no contrato.

Em um consórcio, você pode ser contemplado de duas formas:


- por meio dos sorteios mensais, realizados nas assembleias;

- pela oferta de lances.


Funciona da seguinte forma: a cada assembleia, um ou mais participantes são contemplados por sorteio. Para ampliar as chances de contemplação, o consorciado pode ofertar um lance, ao fazer isso ele irá concorrer nas duas modalidades.

Caso o lance ofertado esteja entre os maiores e seja um dos vencedores, o cliente deve realizar o pagamento relativo a essa oferta e terá acesso à sua carta de crédito. É fundamental destacar que só será preciso pagar pelo lance caso ele seja um dos contemplados. De qualquer forma, ao final do contrato todos os participantes terão recebido a carta de crédito. Vale destacar que o UP só realiza a cobrança da taxa de administração após a contemplação, vale a pena esperar. Afinal, o valor não é retroativo, ou seja, não se cobra taxas de parcelas que já foram quitadas.

Para concluir, podemos dizer que o consórcio de carro é a melhor forma de ter uma compra planejada Além de participar dos sorteios realizados nas assembleias, o consorciado pode fazer a oferta de um lance para antecipar a compra de um bem.

Se o seu percentual estiver entre os maiores, você é contemplado.

Portanto, não perca mais tempo! Faça já uma simulação no UP e invista no seu objetivo.

Simule seu consórcio agora mesmo!

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seus questionamentos nos comentários! Ou entre em contato conosco


Até a próxima!