Empréstimo pessoal ou Consórcio: entenda qual a melhor opção para você

13/10/2022

Imagem blog

Empréstimo pessoal ou Consórcio: entenda qual a melhor opção para você

Antes de adquirir o bem ou serviço dos seus sonhos (como carro, imóvel ou viagem), saiba qual a melhor opção para você: um consórcio ou empréstimo pessoal.

Hoje em dia, as modalidades de aquisição mais utilizadas são o financiamento, o empréstimo pessoal e o consórcio. Desse modo, você precisa conhecer esses tipos de aquisição antes de investir em uma opção, pois precisamos escolher o modo mais benéfico para a nossa realidade.

Todos esses modos têm um objetivo em comum: auxiliar quem não tem o valor à vista para comprar um veículo, apartamento ou pagar uma festa de casamento, por exemplo. Contudo, as suas aplicações práticas são diferentes.

Isso porque as taxas e valores envolvidos são distintos, além do momento de, de fato, comprar um bem. Dito isso, entenda a seguir qual a diferença entre o empréstimo pessoal e o consórcio e qual deles é melhor para você.

O que é um empréstimo pessoal?

A priori, é de suma importância trazer o conceito de empréstimo pessoal. Desse modo, no geral, saiba que o empréstimo é uma maneira de ter crédito para a compra de um bem ou pagamento de serviços. Contudo, ao contrário do que ocorre no consórcio, o empréstimo não exige uma finalidade para o uso do valor.

Isso porque o banco não influencia na finalidade e objetivo do empréstimo. Logo, você está livre para fazer o que quiser com o dinheiro do empréstimo — e isso depende dos seus planos e objetivos pessoais.

Leia mais: Dicas para cuidar melhor das finanças e investimentos.

Ao longo da conversa com o representante do banco, por exemplo, saiba que é comum ser perguntado sobre o motivo desse empréstimo. Isso ocorre, no geral, quando estamos diante de um valor muito alto.

A maioria dos gerentes dão um certo apoio para o cliente, a exemplo de uma consultoria financeira pessoal, com o intuito de auxiliar o cliente na tomada de decisões sobre o valor mais adequado para tomar emprestado. Neste momento você também pode ser incentivado a conhecer uma linha de crédito adequada. Porém, isso não vai impactar na hora de avaliar os seus dados.

O que é um consórcio?

Por outro lado, temos os consórcios, que são diferentes e se destacam frente às outras modalidades de crédito. Nesse modelo, é criado um grupo com interessados que queiram adquirir um bem em comum. Para isso, é criado um fundo comum em que, todo mês, cada participante faz o pagamento de uma quantia X.

Ao longo desse consórcio, um cotista será sorteado e pode ficar com o valor total a fim de comprar o bem que foi definido desde o início. Com o pagamento em dia de todos os consorciados, será possível adquirir esse produto sem nenhum problema.

Para isso, você deve contar com uma empresa administradora de consórcio, responsável pela organização do grupo, recebimento do dinheiro e o investimento para fazer esse dinheiro ter uma rentabilidade melhor, isto é, não perder o seu valor em razão da inflação.

O papel de uma administradora de consórcio

Com o intuito de exercer esse papel de mediador, a administradora recebe uma taxa para isso – que é muito baixa. Destaca-se que o dinheiro, no consórcio, não é transferido ou entregue em mãos para os integrantes do, e sim na forma de uma carta de crédito.

Leia mais: O que você precisa saber para contratar uma administradora de consórcio.

Essa carta de crédito tem o mesmo valor do dinheiro. Por isso, a administradora intermedeia o pagamento. Um outro que merece destaque é que nem sempre será somente um membro sorteado ao mês para receber a carta. Outros consorciados podem oferecer lances e tentar antecipar a sua contemplação.

Como saber a melhor opção entre o consórcio e empréstimo pessoal?

Se você está em dúvida sobre qual a melhor opção para você neste momento, saiba que é possível levar alguns pontos em consideração. Trouxemos alguns exemplos que podem te ajudar neste momento.

Faça algumas simulações

Pesquise e peça ao banco algumas simulações de linha de crédito disponíveis para isso. Em paralelo a isso, procure administradoras de consórcio a fim de simular cartas de crédito, com valores e prazos. A taxa de juros é um ponto a ser levado em consideração, e por isso você deve calcular o quanto a operação terá como custo total.

Tenha como referência a economia

Leve em consideração a reputação de uma empresa e a sua economia. Busque opções que caibam no seu bolso, mas sem perder a confiança que ela transmite, seja no empréstimo pessoal ou consórcio.

Pense no valor da mensalidade

Calcule o valor da parcela mensal e de que forma você pode arcar com isso sem prejudicar a sua renda familiar. No geral, o consórcio apresenta opções melhores que o empréstimo, por não incluir taxa de juros ou taxa de adesão.

Pense no futuro

Se a aquisição do referido bem não é algo urgente, o consórcio é a melhor opção para você, uma vez que essa modalidade traz opções mais flexíveis e com parcelas com valores acessíveis. O empréstimo pessoal só deve ser solicitado diante de alguma urgência, como um tratamento médico ou cirúrgico.

Conte com o UP Consórcios, a melhor opção para você

Você está em busca de uma administradora de consórcio de confiança, qualidade e que te ajude a alcançar os seus objetivos de aquisição? Conte com o UP Consórcios. Essa é a solução de melhor consórcio que você pode encontrar, pois oferece ótimas condições para participar dessa modalidade de aquisição e conquistar o seu carro ou casa, por exemplo.

Dito isso, saiba que o UP Consórcios é o consórcio ideal para todos que desejam flexibilidade e um aliado para o dia a dia. Faça uma simulação e dê aquele UP!