O que você precisa saber para contratar uma administradora de consórcio

09/05/2022

Imagem blog

O que você precisa saber para contratar uma administradora de consórcio

Neste artigo falaremos um pouco sobre como contratar uma administradora de consórcio e qual a sua importância na hora de fazer a contratação do seu consórcio. Boa leitura!

Uma administradora de consórcio desempenha um papel importante. Isso porque ter uma empresa profissional é essencial para os membros de um consórcio, pois ela é responsável pela organização e gestão dos grupos.

Antes de considerar investir em um consórcio, você deve considerar os administradores que contratará. Até porque uma escolha errada pode lhe custar dinheiro comprando um imóvel, um veículo, ou até mesmo contratando um serviço.  

Confira nossas dicas para você contratar a administradora certa, sem erros! 

Qual é o papel de uma administradora de consórcio?

Os responsáveis ​​por todo o processo do consórcio são os administradores do consórcio. Tem um papel importante porque tem que fazer tudo de forma legal e transparente para os consorciados.

Por exemplo, ela analisa a viabilidade econômica dos participantes. Além disso, determina as regras de funcionamento, como sorteio e oferta de lances.

À medida que o número de pessoas que procuram este caminho continua a crescer, o mesmo acontece com o departamento de administração do consórcio. 

Imagine que você reuniu um grupo de 12 amigos. Em um ano, cada pessoa contribuirá com R$ 500,00, somando R$ 6.000,00 ao final do período e comprando uma motocicleta. Um é sorteado todo mês e uma carta de crédito é recebida. Após 12 meses, todos terão recebido suas motos e estarão felizes e realizados! Agora, considere as seguintes questões.

  • Quem será responsável pela custódia do dinheiro recebido?
  • E se um dos meus amigos saísse da empresa?
  • Como permitir que a outra parte que já conduz a moto continue a pagar sem demora?
  • Se o preço de uma moto subir, quem pagará a diferença?

Tudo isso são coisas difíceis de organizar, não são? 

Sabemos que esses são apenas alguns dos problemas pelos quais as administradoras de consórcio são responsáveis.

Seu papel é tão importante que o Banco Central é responsável por fiscalizar as atividades no país, é quem decide quais empresas podem ou não operar. Ele avalia isso em relação a vários requisitos.

O que você precisa saber para contratar uma administradora de consórcios

Como funciona o Consórcio? 

No consórcio, há uma reunião mensal. De acordo com a Lei nº 11.795/2008, o consórcio só é constituído após a primeira reunião. Previamente agendado no calendário de cada grupo, o encontro representou grande expectativa para os participantes do consórcio. Seja por sorteio ou lance, é nessa hora que os novos vencedores são conhecidos.

O objetivo principal da reunião da Assembleia Geral é a contemplação dos membros do consórcio. No entanto, essas reuniões também tratam de outras questões relacionadas ao grupo, como as responsabilidades do administrador.

As administradoras são responsáveis ​​por fazer tudo legalmente e trazer as melhores soluções para seus consorciados. Se fizermos uma comparação, o papel do administrador é semelhante ao do maestro que rege uma orquestra em que ele precisa coordenar a atuação de cada músico para que o resultado seja perfeito.

Quais são as responsabilidades legais da administradora de consórcios?

Os administradores têm várias responsabilidades. Uma delas é a gestão dos valores das cotas. Além disso, deve organizar reuniões e lidar com inadimplências.

Além de suas obrigações para com os participantes do grupo, também é supervisionado e regulamentado pelo Banco Central. Isso significa que ele deve atender a todos os requisitos de leis e regulamentos. entre eles:

  • Realizar auditorias independentes;
  • Enviar balanços de grupos e gerentes;
  • Divulgação semestral das demonstrações financeiras.

Por que escolher a administradora de consórcio errada pode prejudicar os resultados?

Com uma responsabilidade tão grande, você já deve ter percebido a importância de escolher um bom gestor de consórcio, certo? 

Portanto, tenha cuidado com as falsas promessas. É um mau sinal se um vendedor ou administrador oferecer um afiliado para consideração rápida.

Não há garantia de que você receberá sua carta de crédito neste mês ou naquele mês. Qualquer pessoa ou empresa que promete isso mostrou sinais de não ser confiável - não é isso que você quer, certo? Afinal, a transparência é uma característica essencial da saída conforme o esperado.

Além disso, se a empresa não amortizar o pagamento ou a contraprestação, por exemplo, alguns problemas podem ocorrer e impedir que você atinja seus objetivos. Se você não der ao cliente que pede o serviço a atenção que ele merece, você pode prejudicá-lo.

Por que é tão importante escolher uma boa administradora de consórcio?

Como vimos até aqui, sem dúvida existem várias vantagens em formar um consórcio. No entanto, para garantir que a experiência seja a melhor possível, a escolha do administrador mostrou-se um fator decisivo.

Pense nisso: 

Você deixaria grande parte de suas economias para alguém ou instituição que você não conhece? A iniciativa de fonte não confiável também deve se aplicar a empresas que gerenciam candidatos ao consórcio que você pretende criar.

Se você está em dia com o parcelamento, a contrapartida mínima que tem que vir do outro lado é uma boa gestão dos investimentos, não acha? No entanto, nem todas as organizações que trabalham no campo têm a mesma experiência nesta área.

UP Consórcios: administradora de consórcio experiente! 

Pense bem: como você escolheria um médico ou um professor particular para sua família? Além de analisar as condições de pagamento, seria interessante conhecer a experiência do profissional e ver se ele está acostumado com uma atividade, certo?

No mundo dos administradores de consórcio, é necessário estabelecer um padrão semelhante para orientar suas decisões. Isso porque algumas empresas, independentemente de sua reputação, não têm trajetórias tão longas.

Como em qualquer área, a experiência é essencial para lidar com eventuais complicações. Algumas organizações lideram o setor há décadas - isso é um sinal muito positivo do desempenho da empresa de que ela é um bom parceiro para ajudá-lo a investir.

O UP é uma Fintech da Embracon, a maior administradora de consórcio do Brasil. Aqui você tem as melhores condições do mercado para que você possa fazer um ótimo investimento sem nenhuma dor de cabeça. Faça sua simulação aqui no UP Consórcios e comprove e dê aquele UP em seus objetivos.