Há riscos de quitar o consórcio e não ser contemplado?

07/04/2022

Imagem blog

Há riscos de quitar o consórcio e não ser contemplado?

Sobrou algum dinheiro e está pensando em quitar o consórcio? Mas ao pagar antecipado, é importante saber o que acontece com a cota. Aliás, serei contemplado?

Não há nada como uma sensação de alívio de sair da dívida, certo?

A expectativa de saldo devedor não dá direito aos consorciados de utilizarem o crédito. Em outras palavras, a quitação do consórcio não dá direito à contemplação. As únicas duas maneiras de ser contemplado no consórcio é através do sorteio ou lance. Portanto, se suas intenções forem consideradas, você poderá fazer uma oferta usando esse valor.

Outro ponto importante sobre as expectativas que cabe ao administrador oferecer um desconto em sua taxa de administração. Não pode ter desconto no valor do fundo mútuo do grupo de referência, pois esse valor é integralmente utilizado para a realização do plano.

Há riscos de quitar o consórcio e não ser contemplado?

Quitar o consórcio: então, qual o benefício em antecipar o pagamento?

O primeiro benefício possível é que você elimina possíveis aumentos de parcelas devido a correções de crédito, pois em um consórcio, o crédito é atualizado regularmente de acordo com as regras contratuais para garantir o poder de compra de todos os consorciados até o fim do grupo. Ao reembolsar o seu consórcio, você fica livre deste compromisso. Uma vantagem e TANTO, você concorda? 

Outro benefício para quem já pensou nisso é a liberação da garantia. Elas são exigidas quando o crédito é utilizado para garantir que os consorciados cumpram seus compromissos financeiros após a utilização do crédito. Esse procedimento é fundamental para a segurança do consórcio e os administradores são responsáveis ​​por avaliar, aprovar e/ou solicitar garantias adicionais.

Por fim, mas não menos importante: você pode aliviar o orçamento doméstico eliminando despesas fixas mensais, usando o dinheiro para outros fins ou até mesmo usando seu dinheiro para outros fins. Sem mencionar que você não terá que se preocupar se algo inesperado acontecer com seu orçamento.

Se você quer quitar o consórcio com segurança nas finanças, confira nossas dicas abaixo de planejamento financeiro para você ter sucesso! 

5 Dicas de planejamento financeiro para quitar o consórcio com segurança! 

1) Tenha controle das contas

As alternativas de crédito são alguns dos principais motivos de endividamento. E isso não é de hoje. Quase todo mundo tem uma história para contar sobre o uso não saudável do cartão de crédito. Muitas pessoas, por não terem opções diferentes, acabam recorrendo a cartões de crédito ou empréstimos quando querem fazer uma viagem em família, reformar a casa ou comprar itens mais caros, como uma motocicleta.

Mas isso pode ter o efeito oposto. Se essa decisão for tomada às pressas, em algum momento as parcelas podem ficar muito altas e prejudicar todo o orçamento familiar. Portanto, é fácil entrar em uma disciplina financeira e perder o controle da conta.

Por outro lado, com um consórcio, você pode planejar todas as suas necessidades, principalmente projetos mais caros. Isso porque, ao contratar esse serviço, você pode escolher o plano ideal para o seu orçamento e evitar se endividar mais.

2) Cortando gastos desnecessários

O compromisso de honrar a mensalidade do consórcio incentiva você a conquistar seus objetivos com sabedoria. Em vez de perseguir desejos fugazes que levam ao arrependimento, economize seu dinheiro para as coisas que realmente importam.

Aos poucos, isso se torna um bom hábito, pois mesmo que as mensalidades estejam em dia, sua consciência está programada para economizar, não gastar.

3) Livre-se das dívidas antes de quitar o consórcio: comece com o planejamento financeiro

Tão bom e mais econômico quanto o consórcio imobiliário, terá um novo impacto no orçamento. Não é um problema quando tudo está em ordem, mas com dívidas só piora.

Para evitar isso, o ideal é sair das dívidas antes de iniciar o planejamento financeiro, e antes de quitar o consórcio. Como são saídas de capital, é melhor pagar suas dívidas para ter um orçamento pessoal "limpo" no qual você estará trabalhando.

Negocie valor, antecipe o pagamento e busque comprar à vista conforme planejado. A partir daí, a compra do condomínio chegará ao fim.

4) Faça ajustes para o padrão de vida comportar o consórcio de imóveis

É comum que as pessoas vivam de sua renda. Algumas pessoas até gastam mais do que recebem. Embora isso possa parecer normal, há um problema: a falta de recursos extras para alcançar objetivos. Portanto, o próximo passo no planejamento financeiro está relacionado aos padrões de vida.

Ajustes, cortes e substituições são recomendados para economizar dinheiro. Devido à longa vida útil dos consórcios imobiliários, eles não podem simplesmente viver na pobreza. Por isso, o ideal é mudar o estilo de vida da família para incluir um terreno em consórcio.

5) Faça projeções para a sua situação financeira

O planejamento financeiro também está diretamente relacionado ao futuro. Além de pensar no curto e médio prazo, é preciso visualizar cuidadosamente todo o período até o final do grupo. Por isso, é interessante pensar na sua situação financeira.

Se você tem um salário, considere sua estabilidade na carreira, crescimento e possibilidade de aumento de renda. Se você é autônomo, avalie como manter um fluxo de renda para cobrir a quitação do consórcio. Considere também questões de mercado, como uma possível crise financeira.

Se possível, estabelecer um fundo de reserva que deve ser constantemente reabastecido. Portanto, você poderá pagar o consórcio integralmente, se for de sua vontade.

Agora que você já tem as melhores dicas para quitar o consórcio com segurança. 

Saiba que o UP Consórcios te oferece as melhores condições do mercado para tirar seu objetivo. Então não perca mais tempo: simule, compare, compre e dê aquele UP.