WhatsUP - UP Consórcios
11/2021

Como funciona o pagamento da carta de crédito do consórcio?

No consórcio, melhor do que utilizar o termo “pagar a carta de crédito” é substituí-lo por “ser contemplado”. Na prática, para conquistar a carta de crédito, é necessário ser contemplado.

Esse processo pode ocorrer de duas formas: por meio de sorteio ou da oferta de lance. No caso do sorteio, o participante é contemplado considerando o resultado da Loteria Federal. 

No lance, ele oferta um valor que corresponde à antecipação de parcelas do plano contratado, que se trata de uma maneira de antecipar a sua contemplação.

O participante interessado oferece o valor que achar mais adequado. Nesse caso, é aconselhado estudar com cuidado o histórico do grupo para entender qual é o percentual médio oferecido pelos participantes e avaliar as condições disponíveis para ofertar valores maiores. 

Mas, se a contemplação não acontecer de imediato, é só ofertar no mês seguinte, isso porque o lance só é pago se você realmente foi contemplado. Quem fica responsável por organizar e gerenciar os grupos é a administradora de consórcios, que distribui os interessados conforme o valor do crédito pretendido.

Acompanhe, neste conteúdo, um pouco mais sobre como esse processo funciona.

Sistema de consórcio: como funciona o pagamento da carta de crédito? 

Uma coisa é certa: não existe a possibilidade de criar um patrimônio de uma vez só, como em um passe de mágica.

O consórcio é um facilitador para suas conquistas, afinal, ele oferece a possibilidade de construir patrimônio a médio e longo prazos através do pagamento de parcelas flexíveis. No consórcio, outra vantagem, que merece destaque, é ser um tipo de investimento utilizado como modalidade de crédito, mas sem as cobranças praticadas pelo financiamento. Diante disso: adeus, altos juros na vida! Adeus, bancos!

Esse é um diferencial em relação às parcelas de um financiamento: no final, os juros costumam dificultar a construção de um patrimônio pelos jovens, sobretudo, aqueles que estão começando. A matemática aqui é bem simples: quem comprou o primeiro apartamento pagando três imóveis ao banco, deixou de comprar dois! 

No UP Consórcios, por exemplo, você pode contratar on-line e tem acesso a vários diferenciais. A administradora também é responsável por organizar as assembleias mensais, momento em que ocorrem as contemplações, via sorteio ou lance

Resumindo: ao contratar um consórcio, você participa de um grupo que possui um objetivo em comum: formar uma poupança coletiva (ou um autofinanciamento), destinada à compra de um bem definido previamente. 

como-funciona-o-pagamento-da-carta-de-credito-do-consorcio

Como funciona a assembleia de consórcio?

Esse é o momento em que acontecem os sorteios e as ofertas de lances. São elas que permitem a contemplação de um ou mais participantes, que podem utilizar os recursos para comprar o bem desejado. 

Juntos, esses recursos são reunidos na forma da carta de crédito, que se trata do valor para a contratação do serviço ou compra do bem especificado. A carta de crédito, dessa forma, é um valor com o qual é possível adquirir o bem desejado a partir do consórcio.

O objetivo dela é estabelecer segurança para quem compra e também para a administradora do negócio, assim, o valor contratado é pago e será recebido até o fim do plano.

Diferente da compra à vista, para conseguir a carta de crédito, é preciso passar por alguns procedimentos, veja só: 

Posso antecipar o pagamento das parcelas do consórcio? 

O próprio sistema do consórcio já é muito vantajoso para quem quer alcançar essa conquista. Não por menos, também existe a possibilidade de antecipar as parcelas do consórcio

E, assim, ser um aliado para o consorciado que quer fazer a quitação do contrato, podendo pagar duas ou mais parcelas simultaneamente a fim de dar aquela conhecida "desafogada de contas". Ou também pode ser o caso dessa pessoa querer entrar em outra categoria de consórcio.

Funcionará da seguinte forma: suponha que você tenha recebido um valor extra e tenha interesse em antecipar as parcelas do consórcio, o primeiro passo deve ser ler as condições para tal ação no contrato de seu consórcio. 

Ali, estarão explícitas as condições sobre a antecipação, como o número de parcelas permitidas e se o consorciado não contemplado, por exemplo, pode fazê-lo.

Saiba que antecipar as parcelas do consórcio não dá direito ao consorciado de ser contemplado imediatamente, no caso, se ele ainda não recebeu a carta de crédito. Além disso, é preciso compreender também que ele não terá descontos no valor total.

A grande vantagem em antecipar as parcelas é o fato de o consorciado ficar livre de débitos com o grupo de consórcio no futuro. E isso é grandioso, principalmente, em tempos de crise econômica – sim, há uma relação importante entre essa decisão e a educação financeira

Afinal, as parcelas do consórcio não irão comprometer tanto o seu orçamento mensal. Tirando essa obrigação do caminho, é mais fácil ajustar o seu planejamento financeiro.

Vantagens em antecipar parcelas do consórcio

O consórcio não cobra taxas de juros – diferentemente do que acontece com outras modalidades de compra disponíveis no mercado, como os financiamentos. É assim que o consórcio funciona, não é pegadinha, ele permite a aquisição do bem pretendido por meio do pagamento de parcelas, sem o acréscimo desse tipo de cobrança.

Diante disso, antecipar as parcelas do consórcio não favorece o consorciado com nenhum desconto. Ainda assim, essa escolha traz outras boas vantagens à tona: 

  • Você se livra de ter que lidar com os reajustes periódicos do consórcio. Sim, essa é uma vantagem e tanto. No consórcio, são realizadas correções no valor da carta de crédito. Isso acontece para não haver prejuízo no seu poder de compra ao longo do tempo. Por isso, as parcelas também sofrem esses reajustes. 
  • É possível utilizar as parcelas antecipadas como oferta de lance, assim, você aumenta as chances de adiantar sua contemplação.
  • Caso você ainda não esteja contemplado, no UP Consórcios, você garante o pagamento de mais parcelas sem taxas de administração. 

Como antecipar o pagamento da carta de crédito? 

Primeiramente, é importante destacar que nenhuma taxa será cobrada para antecipar as parcelas do consórcio (viu? o consórcio é justo de verdade!), agora que você sabe disso e decidiu antecipar as parcelas, entenda as diferentes maneiras de quitar esse valor: 

Inversa

O nome já é bem intuitivo para compreender como funciona. É um modo que segue a ordem inversa dos vencimentos: as primeiras parcelas a serem quitadas serão aquelas com o prazo mais distante. 

Ou seja, pessoas que escolhem quitar o consórcio de forma inversa também têm a opção de encurtar pela metade o prazo do seu plano de consórcio, fazendo o pagamento, além da parcela com o vencimento mais distante, a parcela com vencimento no mês atual. Embora isso signifique duas parcelas por mês. 

Diluída 

Essa opção, para antecipar parcelas do consórcio, acontece da seguinte forma: o valor total antecipado será dividido igualmente entre os meses que restam do consórcio e subtraído de cada parcela subsequente, reduzindo o valor a ser pago por mês.

Total

Na quitação total do consórcio, o valor antecipado é referente a todas as obrigações restantes. Ai que delícia, isso significa que você ficará livre das parcelas do consórcio! Parabéns! ;)

Se o consorciado já foi contemplado, encerrará sua participação no grupo de consórcio.

Aqueles que fazem parte do consórcio de imóveis, cujo foco é a aquisição de imóveis residenciais, aqui vale o lembrete de que é possível utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

A única ação importante para tal é consultar as regras impostas pela Caixa Econômica Federal, que é a entidade responsável pela gestão dos valores.

Para resumir, antecipar as parcelas do consórcio, ou seja, quitá-lo, não tem desconto, porque o consórcio não tem juros. Mesmo assim, existem algumas vantagens em pagar as parcelas antes dos vencimentos. Agora é a hora de fazer as contas e observar se essa é a melhor opção para a sua situação financeira

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog!

Se interessou pelo consórcio? Faça simulação de consórcio aqui no UP e prepare-se para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade.



Outras matérias relacionadas

01/2022

Carro manual x Carro automático: qual escolher?

A diferença entre o carro manual e automático tem a ver com a transmissão. Acesse aqui para tirar todas as dúvidas sobre qual carro escolher na hora da compra!

11/2021

Como se programar pra viajar depois da pandemia

É a hora de não ter ilusão: a vida não será a mesma após a pandemia do novo coronavírus. Acesse e saiba como se programar para viajar depois da pandemia!

11/2021

Como é feito o cálculo de taxa sobre o lance?

Você sabe como é feito o cálculo de taxa sobre o lance? Neste artigo preparamos um conteúdo especial para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Como funciona o pagamento da carta de crédito do consórcio?

Como funciona o pagamento da carta de crédito do consórcio?

No consórcio, melhor do que utilizar o termo “pagar a carta de crédito” é substituí-lo por “ser contemplado”. Na prática, para conquistar a carta de crédito, é necessário ser contemplado.

Esse processo pode ocorrer de duas formas: por meio de sorteio ou da oferta de lance. No caso do sorteio, o participante é contemplado considerando o resultado da Loteria Federal. 

No lance, ele oferta um valor que corresponde à antecipação de parcelas do plano contratado, que se trata de uma maneira de antecipar a sua contemplação.

O participante interessado oferece o valor que achar mais adequado. Nesse caso, é aconselhado estudar com cuidado o histórico do grupo para entender qual é o percentual médio oferecido pelos participantes e avaliar as condições disponíveis para ofertar valores maiores. 

Mas, se a contemplação não acontecer de imediato, é só ofertar no mês seguinte, isso porque o lance só é pago se você realmente foi contemplado. Quem fica responsável por organizar e gerenciar os grupos é a administradora de consórcios, que distribui os interessados conforme o valor do crédito pretendido.

Acompanhe, neste conteúdo, um pouco mais sobre como esse processo funciona.

Sistema de consórcio: como funciona o pagamento da carta de crédito? 

Uma coisa é certa: não existe a possibilidade de criar um patrimônio de uma vez só, como em um passe de mágica.

O consórcio é um facilitador para suas conquistas, afinal, ele oferece a possibilidade de construir patrimônio a médio e longo prazos através do pagamento de parcelas flexíveis. No consórcio, outra vantagem, que merece destaque, é ser um tipo de investimento utilizado como modalidade de crédito, mas sem as cobranças praticadas pelo financiamento. Diante disso: adeus, altos juros na vida! Adeus, bancos!

Esse é um diferencial em relação às parcelas de um financiamento: no final, os juros costumam dificultar a construção de um patrimônio pelos jovens, sobretudo, aqueles que estão começando. A matemática aqui é bem simples: quem comprou o primeiro apartamento pagando três imóveis ao banco, deixou de comprar dois! 

No UP Consórcios, por exemplo, você pode contratar on-line e tem acesso a vários diferenciais. A administradora também é responsável por organizar as assembleias mensais, momento em que ocorrem as contemplações, via sorteio ou lance

Resumindo: ao contratar um consórcio, você participa de um grupo que possui um objetivo em comum: formar uma poupança coletiva (ou um autofinanciamento), destinada à compra de um bem definido previamente. 

como-funciona-o-pagamento-da-carta-de-credito-do-consorcio

Como funciona a assembleia de consórcio?

Esse é o momento em que acontecem os sorteios e as ofertas de lances. São elas que permitem a contemplação de um ou mais participantes, que podem utilizar os recursos para comprar o bem desejado. 

Juntos, esses recursos são reunidos na forma da carta de crédito, que se trata do valor para a contratação do serviço ou compra do bem especificado. A carta de crédito, dessa forma, é um valor com o qual é possível adquirir o bem desejado a partir do consórcio.

O objetivo dela é estabelecer segurança para quem compra e também para a administradora do negócio, assim, o valor contratado é pago e será recebido até o fim do plano.

Diferente da compra à vista, para conseguir a carta de crédito, é preciso passar por alguns procedimentos, veja só: 

Posso antecipar o pagamento das parcelas do consórcio? 

O próprio sistema do consórcio já é muito vantajoso para quem quer alcançar essa conquista. Não por menos, também existe a possibilidade de antecipar as parcelas do consórcio

E, assim, ser um aliado para o consorciado que quer fazer a quitação do contrato, podendo pagar duas ou mais parcelas simultaneamente a fim de dar aquela conhecida "desafogada de contas". Ou também pode ser o caso dessa pessoa querer entrar em outra categoria de consórcio.

Funcionará da seguinte forma: suponha que você tenha recebido um valor extra e tenha interesse em antecipar as parcelas do consórcio, o primeiro passo deve ser ler as condições para tal ação no contrato de seu consórcio. 

Ali, estarão explícitas as condições sobre a antecipação, como o número de parcelas permitidas e se o consorciado não contemplado, por exemplo, pode fazê-lo.

Saiba que antecipar as parcelas do consórcio não dá direito ao consorciado de ser contemplado imediatamente, no caso, se ele ainda não recebeu a carta de crédito. Além disso, é preciso compreender também que ele não terá descontos no valor total.

A grande vantagem em antecipar as parcelas é o fato de o consorciado ficar livre de débitos com o grupo de consórcio no futuro. E isso é grandioso, principalmente, em tempos de crise econômica – sim, há uma relação importante entre essa decisão e a educação financeira

Afinal, as parcelas do consórcio não irão comprometer tanto o seu orçamento mensal. Tirando essa obrigação do caminho, é mais fácil ajustar o seu planejamento financeiro.

Vantagens em antecipar parcelas do consórcio

O consórcio não cobra taxas de juros – diferentemente do que acontece com outras modalidades de compra disponíveis no mercado, como os financiamentos. É assim que o consórcio funciona, não é pegadinha, ele permite a aquisição do bem pretendido por meio do pagamento de parcelas, sem o acréscimo desse tipo de cobrança.

Diante disso, antecipar as parcelas do consórcio não favorece o consorciado com nenhum desconto. Ainda assim, essa escolha traz outras boas vantagens à tona: 

  • Você se livra de ter que lidar com os reajustes periódicos do consórcio. Sim, essa é uma vantagem e tanto. No consórcio, são realizadas correções no valor da carta de crédito. Isso acontece para não haver prejuízo no seu poder de compra ao longo do tempo. Por isso, as parcelas também sofrem esses reajustes. 
  • É possível utilizar as parcelas antecipadas como oferta de lance, assim, você aumenta as chances de adiantar sua contemplação.
  • Caso você ainda não esteja contemplado, no UP Consórcios, você garante o pagamento de mais parcelas sem taxas de administração. 

Como antecipar o pagamento da carta de crédito? 

Primeiramente, é importante destacar que nenhuma taxa será cobrada para antecipar as parcelas do consórcio (viu? o consórcio é justo de verdade!), agora que você sabe disso e decidiu antecipar as parcelas, entenda as diferentes maneiras de quitar esse valor: 

Inversa

O nome já é bem intuitivo para compreender como funciona. É um modo que segue a ordem inversa dos vencimentos: as primeiras parcelas a serem quitadas serão aquelas com o prazo mais distante. 

Ou seja, pessoas que escolhem quitar o consórcio de forma inversa também têm a opção de encurtar pela metade o prazo do seu plano de consórcio, fazendo o pagamento, além da parcela com o vencimento mais distante, a parcela com vencimento no mês atual. Embora isso signifique duas parcelas por mês. 

Diluída 

Essa opção, para antecipar parcelas do consórcio, acontece da seguinte forma: o valor total antecipado será dividido igualmente entre os meses que restam do consórcio e subtraído de cada parcela subsequente, reduzindo o valor a ser pago por mês.

Total

Na quitação total do consórcio, o valor antecipado é referente a todas as obrigações restantes. Ai que delícia, isso significa que você ficará livre das parcelas do consórcio! Parabéns! ;)

Se o consorciado já foi contemplado, encerrará sua participação no grupo de consórcio.

Aqueles que fazem parte do consórcio de imóveis, cujo foco é a aquisição de imóveis residenciais, aqui vale o lembrete de que é possível utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

A única ação importante para tal é consultar as regras impostas pela Caixa Econômica Federal, que é a entidade responsável pela gestão dos valores.

Para resumir, antecipar as parcelas do consórcio, ou seja, quitá-lo, não tem desconto, porque o consórcio não tem juros. Mesmo assim, existem algumas vantagens em pagar as parcelas antes dos vencimentos. Agora é a hora de fazer as contas e observar se essa é a melhor opção para a sua situação financeira

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog!

Se interessou pelo consórcio? Faça simulação de consórcio aqui no UP e prepare-se para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade.



Últimas Postagens

Consórcio para Comprar Carro em 2022

Quando se escolhe o consórcio para comprar carro, não há cobrança de entrada e você se livra de outras burocracias. Venha fazer uma simulação conosco e dê um UP

Reformar apartamento para vender e investir

Reformar apartamento para vender e invVocê está planejando vender seu apartamento ainda este ano? Uma reforma pode ser um bom negócio! Acesse e saiba mais!

Consórcio automóvel em 2022 valerá a pena?

Planejar entrar no consórcio de automóvel em 2022 será a situação ideal para economizar dinheiro e comprar o carro que sempre quis ter. Acesse e leia o conteúdo

Consórcio de Carro Automático

Uma das maiores vantagens de dirigir um carro automático é a comodidade que ele oferece. Acesse e venha comprar seu carro automático através de nosso consórcio!

Negócio próprio: comprar caminhão sem altos juros!

No UP consórcios, você não vai pagar nenhum valor de entrada, ou seja, o valor do caminhão é parcelado de maneira integral pelo prazo do plano contratado.

Como funciona a amortização de financiamento imobiliário?

É considerado o mais comum sistema de amortização, utilizado inclusive por empresas públicas. Saiba mais! Acesse para ler o conteúdo completo em nosso blog.
Facebook - UP Consórcios - O Melhor Consórcio de Automóveis
Instagram - UP Consórcios - O Melhor Consórcio de Automóveis
Twitter - UP Consórcios - O Melhor Consórcio de Automóveis
Linkedin - UP Consórcios - O Melhor Consórcio de Automóveis
Youtube - UP Consórcios - O Melhor Consórcio de Automóveis
Deezer - UP Consórcios - O Melhor Consórcio de Automóveis
Spotify - UP Consórcios - O Melhor Consórcio de Automóveis