Invista em consórcio! Confira, neste artigo, os benefícios desta modalidade de investimento, mesmo em meio a crise deixada pela pandemia. Boa leitura!
Para muitos países, o impacto econômico da crise do COVID-19 foi acentuado. A pandemia, no Brasil, agravou ainda mais o que os economistas já esperavam para esta década, os EUA não viram um declínio tão grande do PIB desde 1946. A China, por outro lado, conseguiu obter um pequeno crescimento. Então, o que tudo isso significa para investir em um mundo pós-pandemia?
O crescimento do consórcio na pandemia é um sintoma de que esta modalidade é, realmente, uma facilitadora de conquistas.
De acordo com a ABAC, historicamente, o segmento vendeu a maior quantidade de cotas, mesmo em meio à pandemia. ‘’De janeiro a outubro, foram comercializadas 2,87 milhões de novas cotas, 15,7% acima das 2,48 milhões do ano passado. Se considerarmos os últimos 10 anos, notamos um crescimento ainda mais significativo: 38%’’. Isso é muita coisa, certo?
Consórcios pós pandemia: vale a pena investir?
A pandemia deixou ainda mais em evidência a importância de ter uma casa aconchegante, do tipo que todos os cantinhos são agradáveis. O consórcio de imóvel, por exemplo, é ideal para quem não tem urgência em sair do aluguel, mas planeja e quer começar a pagar aos poucos - e ainda sem altos juros. O mesmo acontece para o consórcio de automóvel.
O consórcio vem sendo conhecido com uma poupança turbinada. Isso porque, ao contratar você começa somente poupando, mas pode transformar esta poupança em um objetivo realizado a partir da contemplação.
1) Pagamento parcelado sem juros
Juros, normalmente, são o motivo dos cabelos brancos de muita gente. Isso porque causa MUITO estresse ver uma parte da renda sendo absorvida por juros.
Esse é um diferencial do consórcio em relação às parcelas de um financiamento: ao final os juros costumam dificultar a construção de um patrimônio, sobretudo aqueles que estão começando.
Com as taxas de juros elevadas, o financiamento se torna uma opção cada vez mais pesada para o bolso do brasileiro. Dando espaço para que o consórcio seja visto sempre com bons olhos, e não à toa.
Sem dúvidas este é o grande diferencial do consórcio: não existe juros! Existe apenas uma taxa administrativa que é diluída no total de parcelas e que, no UP Consórcios, só é cobrada após a contemplação.
2) Sem entrada para compras de alto valor
Não é necessário oferecer um valor como entrada, assim você pode guardar o dinheiro para dar seus lances nas assembleias.
O aumento da inadimplência nesse período de crise intensificou a burocracia e rigor das instituições financeiras no momento de liberar um financiamento. No consórcio é simples, qualquer pessoa pode fazer. Você passa pela análise de crédito somente no momento da contemplação e até lá você pode se organizar para ter o seu nome limpo!
3) As parcelas condizem com suas condições
Não existe a possibilidade de criar um patrimônio de uma vez só, como em um passe de mágica. O consórcio é um facilitador, afinal, ele oferece a possibilidade de construir patrimônio a médio e longo prazos por meio do pagamento de parcelas flexíveis.
No consórcio, outra vantagem que merece destaque é que o consorciado que já inicia usando o consórcio como modalidade de crédito, provavelmente nunca vai pagar juros altos na vida. Adeus Bancos!
4) Poder de compra à vista
O consórcio é uma ótima solução para preservar seu dinheiro. Isso porque, além de estar investindo em um bem, o valor estará sempre atualizado. Você compra à vista. Quando você recebe a carta de crédito, tem o poder de compra à vista do seu bem, possibilitando melhores negociações e economizando ainda mais.
5) Mensalidade de acordo com o seu orçamento
A primeira etapa para contratar um consórcio é fazer uma simulação. Nela, você insere o valor total do seu bem (carta de crédito) e a quantidade de parcelas que deseja pagar.
O simulador dá total possibilidade de ajustar os valores de acordo com os seus rendimentos mensais. O ideal é que essa faixa não ultrapasse 30% dos rendimentos mensais, para evitar contratempos.
6) Consórcios pós pandemia: ideal para planejar-se
Consórcio é a melhor forma de ter uma compra planejada. Além de participar dos sorteios realizados nas assembleias, o consorciado pode fazer a oferta de um lance para antecipar a compra de um bem.
O lance funciona da seguinte forma: você registra, antes da assembleia, um valor a mais que daria para ter o bem. Esse valor pode representar uma boa quantidade de parcelas restantes ou completar o que falta da carta de crédito.
Se o seu valor for o maior, você é contemplado.
7) Custos mais baixos para bens de grande valor
Outra questão recorrentemente a favor do consórcio de imóvel é o fato de ele oferecer bens de valor mais alto a custos totais bem menores. Bens de grande valor são, sobretudo: casas, apartamentos, terrenos — bens que, sem dúvida nenhuma, constituem a base de todo patrimônio. Um imóvel pode se tornar parte integrante do patrimônio a custos bem mais baixos que um financiamento. No momento, a compra de imóveis à vista é algo mais raro, acontecendo com mais frequência somente quando tratamos de uma troca de imóvel com uma pequena diferença de valor.
O consórcio é um investimento seguro, regulamentado pelo Banco Central. O importante é certificar-se de que a administradora está credenciada para realizar o negócio (no próprio site do Banco Central).
Assim como a caderneta de poupança, o consórcio tornou-se uma maneira segura de poupar e aumentar seu patrimônio. O dinheiro fica bem guardado durante todo o processo, passa por reajustes e, ao final, o consorciado vai receber sua recompensa na forma do bem almejado.
No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Faça uma simulação e dê aquele UP.