Passo a passo para conquistar o primeiro carro

21/03/2023

Imagem blog

Passo a passo para conquistar o primeiro carro

Ter um veículo próprio continua sendo o sonho da maioria dos brasileiros. Essa aquisição costuma indicar que você atingiu a sua independência financeira e de locomoção – claro. Ter um automóvel hoje em dia significa ainda a sua segurança, pois o transporte público está sujeito a furtos e acidentes de trânsito.

A prova de que este ainda é um sonho dos brasileiros é o pronunciamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea. Dentre 2.400 pessoas que foram entrevistadas, 95% tiveram a intenção de comprar ou trocar de carro no ano de 2022.

Sabemos que essa compra requer um investimento muito alto, e nem todos têm o valor necessário para comprar à vista um automóvel. Desse modo, se você deseja comprar o seu primeiro carro, a melhor opção é o consórcio de automóveis. Vamos conferir como essa modalidade de crédito pode te ajudar nessa compra!

Principais dicas antes de comprar o seu primeiro carro

Comprar o seu primeiro carro pode ser um dos passos para iniciar a sua vida adulta. Logo, você não quer começar essa etapa já criando dívidas absurdas. Para fugir dos juros cobrados no financiamento e no empréstimo, confira dicas que podem te ajudar a adquirir o seu primeiro carro com o consórcio de automóveis.

Qual o seu orçamento?

O primeiro ponto a ser analisado é o seu orçamento. Ou seja, qual o seu orçamento disponível para comprar o primeiro carro. Este é o principal motivo para definir a escolha do automóvel, pois isso vai definir, por exemplo, o modelo de carro e o ano.

Se você não tiver um orçamento tão grande, obviamente, será improvável comprar um SUV ou um carro de última geração – pelo menos, pela forma convencional (à vista ou por financiamento). Com uma renda baixa, dificilmente você será aprovado na análise de crédito de um financiamento ou empréstimo.

O mais indicado para um carro 0 km é um modelo hatch, ou um modelo usado de outras categorias. A compra do seu primeiro carro não deve interferir no pagamento das suas contas fixas, por exemplo, então não faça loucuras para adquirir o seu automóvel.

Quais são as suas principais necessidades na escolha do primeiro carro?

Após identificar qual o seu orçamento disponível, é o momento adequado para definir as suas principais necessidades. Ou seja, você pretende que o seu primeiro carro seja econômico? Confortável? Grande? Com um grande bagageiro? Tecnológico? Moderno?

Essas são algumas das principais características a serem consideradas na hora de comprar o seu carro. Pense ainda se este automóvel pode ser novo ou seminovo, já que ambos têm pontos negativos e positivos.

Avalie cada opção de carro disponível

Depois de analisar o seu orçamento disponível e as necessidades neste momento, é hora de pesquisar detalhadamente sobre cada opção.

Por exemplo, se você selecionou a categoria dos hatches como a que cabe no seu bolso, avalie as opções mais populares. Hoje em dia, os modelos mais conhecidos e vendidos desta categoria, segundo o Fenabrave, são HB20 (Hyundai), Onix (GM), Mobi (Fiat), Argo (Fiat) e Kwid (Renault).

Neste momento, é de suma importância levar em consideração os elementos técnicos, custo de revisão e manutenção, consumo médio e opiniões gerais dos usuários de cada modelo. Essa é uma maneira de entender melhor sobre o seu primeiro carro (pelo menos, a intenção de compra).

Desenhe um possível planejamento financeiro

Ter um carro não se limita a simples compra desse automóvel. Depois de adquirir o seu primeiro carro, começam outros gastos, como o abastecimento de combustível, a manutenção periódica, a revisão do veículo, pagamento do IPVA e licenciamento.

Para desenhar um planejamento financeiro robusto, você precisa colocar na ponta do lápis todos os gastos que você terá com o carro, pois isso interfere bastante na sua compra.

Como você vai comprar o seu primeiro carro?

Com todas essas informações em mãos, agora resta saber como você vai comprar o seu primeiro carro. Se você não tem o valor disponível para que esse pagamento seja à vista, resta buscar as melhores modalidades de crédito disponíveis no mercado.

Você tem à sua disposição o financiamento e o empréstimo (ambas com a incerteza de parcelar o valor total e com taxa de juros) como as mais utilizadas, porém, com inúmeras desvantagens. Já o consórcio, uma modalidade que cresce bastante com o tempo, não inclui taxa de juros, nem taxa de adesão e parcela integralmente o valor de certeza.

Qual a melhor forma de conquistar o seu primeiro carro?

Saiba que, ao optar por conquistar o seu primeiro carro, este é um investimento muito interessante para o seu patrimônio, mas requer uma pesquisa sobre as melhores opções de pagamento.

Por envolver um alto valor de compra, é preciso recorrer a uma modalidade de crédito que torne essa compra viável, como o consórcio de automóveis. Esse tipo de consórcio funciona da seguinte forma: um grupo é formado por pessoas que têm o mesmo objetivo.

Esse grupo tem a identidade de objetivos, ou seja, todos desejam comprar um veículo. Em seguida, todos, de forma individual, devem realizar o pagamento das parcelas mensais e formar o Fundo Comum. Este fundo serve para a compra do bem no final do mês, mas como é decidido quem vai usar esse dinheiro?

O consórcio de veículos decide por meio de sorteio ou lance quem irá usar o valor neste mês para comprar o apartamento, por exemplo. Esses dois métodos são realizados em uma assembleia, que ocorre todo mês.

Confie no UP Consórcios, o melhor consórcio digital para comprar o seu primeiro carro

Como ficou comprovado, o consórcio de automóveis é a maneira ideal de comprar o seu primeiro carro. Mas você sabe qual a melhor administradora? Confie no UP Consórcios.

O UP Consórcios é 100% digital, o que te ajuda a economizar tempo e agilizar a sua participação em um grupo. Além disso, nós oferecemos condições especiais, como taxa zero de administração até a contemplação e sem juros. Então, acesse o nosso site oficial e saiba como é possível comprar o seu novo bem ou serviço dos sonhos!