Pé na estrada: dicas de cuidados que você deve ter ao viajar

12/07/2022

Imagem blog

Pé na estrada: dicas de cuidados que você deve ter ao viajar

Se está planejando sua próxima viagem e está se perguntando como viajar com segurança, confira nossas 15 dicas de segurança para uma viagem segura. Boa leitura! 

De ladrões de carteiras a ladrões de identidade e criminosos muito mais perigosos, como sequestradores e traficantes de sexo, sempre há alguma história nas notícias sobre alguém se aproveitando de viajantes.

15 Dicas de cuidados para Viajar com Segurança 

1. Não use joias chamativas ao viajar

Usar joias caras e chamativas é uma maneira segura de se tornar um alvo óbvio para roubo. Deixe em casa, amigos, especialmente se você planeja viajar para áreas lotadas!

Pé na estrada: dicas de cuidados que você deve ter ao viajar

2. Beba com responsabilidade

Esta deve ser uma das dicas de segurança mais importantes para os viajantes .

Muitas pessoas gostam de explorar a vida noturna local enquanto viajam, e não há nada de errado com isso. Mas lembre-se de que é ainda mais importante do que nunca beber com responsabilidade quando estiver viajando.

Quando você está longe de casa, é mais provável que você se perca ou acabe em um bairro perigoso, e estar obviamente bêbado o torna um alvo fácil para golpes, roubos ou coisas piores. 

Ah, e senhoras, nunca se esqueça da regra de ouro de beber com segurança em público: fique de olho em sua bebida o tempo todo!

3. Seja esperto com seu dinheiro

Qualquer recurso sólido de informações sobre segurança em viagens lhe  dirá que nunca é  uma boa ideia carregar grandes quantidades de dinheiro. Em vez disso, abra uma conta em um banco internacional ou empresa de cartão de crédito para poder usar caixas eletrônicos locais. Se você realmente precisar sacar grandes quantias de dinheiro de uma só vez, deixe a maior parte trancada com segurança em seu hotel ou albergue e leve apenas o que você precisa para o dia.

Ao usar caixas eletrônicos, tente usar apenas aqueles que estão ligados a bancos, pois é menos provável que tenham sido adulterados por golpistas.

Nunca guarde todo o seu dinheiro em um só lugar. Mantenha dinheiro e cartões de crédito em dois ou três lugares diferentes para que, se um de seus esconderijos for roubado, você não fique completamente de mãos vazias.

4. Fique atento aos golpes populares

Pesquise o lugar que você está visitando para ver o que os golpistas locais estão fazendo. Os golpes variam de scanners RFID a estratagemas usando crianças para brincar com sua simpatia. Você terá menos probabilidade de cair nesses golpes se tiver ouvido falar deles antes do tempo.

5. Saiba o número de telefone dos serviços de emergência

Certifique-se de procurar o número dos serviços de emergência do seu destino, mesmo antes de chegar lá. Também é uma boa ideia procurar o número da embaixada mais próxima do seu país antes de sair. Anote-os ou salve-os em seu telefone para ter acesso rápido a eles em caso de emergência.

6. Use a bolsa certa

As bolsas de corpo cruzado são mais seguras do que as bolsas de ombro ou de mão e podem impedir que as pessoas peguem sua bolsa enquanto correm ou passam. Existem toneladas de bolsas feitas especificamente para viajantes com recursos como alças à prova de cortes, bloqueadores de RFID e zíperes de travamento. Invista em uma boa bolsa que se adapte às suas necessidades e preferências.

7. Vá viajar com cadeados ( e use-os)! 

Você pode economizar alguns reais vindo preparado com seu próprio cadeado se planeja ficar em um albergue. Mesmo se você não estiver hospedado em um albergue, ter um cadeado de viagem que possa prender sua bolsa em seu assento ou cadeira durante o jantar ou em trânsito ajudará a manter seus objetos de valor protegidos contra roubo.

8. Mantenha cópias digitais de documentos importantes

Ao viajar, seu passaporte pode ser a coisa mais valiosa que você carrega. No caso de um passaporte roubado, ter uma cópia digital ajudará a facilitar o processo de substituição.

9. Tente se misturar

Os turistas tendem a carregar grandes quantidades de dinheiro e objetos de valor e são mais vulneráveis ​​a golpes. Tente evitar ser um turista óbvio. 

Vista-se como os locais, não pare abruptamente no meio de ruas movimentadas para tirar fotos, e mesmo quando estiver perdido tente não deixar aparente. Se você precisar pedir direções ou consultar um mapa, entre em uma loja ou café para fazê-lo.

10. Use empresas de transporte respeitáveis

Pesquise quais empresas de táxi são respeitáveis ​​antes de chegar a um local e use apenas essas. Se você estiver usando um aplicativo como Uber, verifique as informações do veículo do seu motorista e verifique o nome dele antes de entrar no carro com ele.

11. Converse com amigos e familiares com frequência

Antes de sair, informe alguém sobre seu itinerário e atualize-o para quaisquer alterações de planos. Crie o hábito de fazer o check-in com um amigo próximo ou membro da família em casa no final de cada dia. 

Eu sei que isso pode parecer um aborrecimento, mas no final das contas é melhor prevenir do que remediar. Se algo terrível acontecer, você obterá ajuda mais rapidamente se alguém souber onde você deveria estar naquele dia.

12. Ao viajar, peça conselhos aos locais

Ao fazer o check-in em um hotel ou hostel, peça recomendações sobre quais bairros são seguros e quais não são tão seguros e marque lugares a serem evitados em seu mapa.

13. Use aplicativos para alertas de emergência

Há uma variedade de aplicativos por aí destinados a fornecer informações de viagem de segurança e ajudar os viajantes a se protegerem.

Hoje, existem aplicativos que alertam os usuários sobre possíveis perigos ou interrupções para viajar em tempo real. Ele também inclui dicas para evitar os golpes mais recentes e ajuda os usuários a localizar hospitais próximos.

14. Fique atento ao seu entorno

Você deve sempre prestar atenção ao que está acontecendo ao seu redor , seja em um ponto turístico lotado ou andando por uma rua vazia. 

Os criminosos em potencial geralmente procuram pessoas que estão distraídas ou desengajadas do ambiente para atingir o alvo. Isso é particularmente importante para viajantes individuais, especialmente viajantes mulheres sozinhas

15. Quando viajar, confie em seus instintos

Se alguém ou algum lugar está deixando você desconfortável, provavelmente há um motivo. Muitas vezes, nosso subconsciente capta coisas das quais não estamos conscientes, e é daí que vêm nossos "sentimentos instintivos". Ouça esses sentimentos. Eles irão ajudá-lo a ficar seguro.

Agora que você já sabe como se proteger antes de viajar, saiba que o consórcio é a melhor opção para você planejar uma viagem. 

No UP Consórcios, você encontra as melhores condições e com chances reais de contemplação para tirar seus objetivos do papel. Faça uma simulação, dê aquele UP!