As férias sempre chegam, e junto a elas um plano de viagem. Principalmente se você gosta de se aventurar e conhecer lugares novos.
Para que você possa evitar imprevistos e outros tipos de problema, dessa forma então aproveitar bem seu momento de descanso em família, preparamos este conteúdo com algumas dicas e cuidados antes de viajar.
A grande questão é: seja sozinho ou em família, planejar a viagem, desde o roteiro até o pagamento demanda atenção. Alguns detalhes são fundamentais e devem ser providenciados com antecedência antes da data de partida, assim, tudo pode ocorrer bem. Confira abaixo quais os cuidados são essenciais que você deve ter antes de viajar:
9 Dicas e cuidados essenciais para ter antes de viajar
1. Documentação em dia
Não importa se sua viagem é de ônibus, carro ou avião, verificar se os documentos estão em dia é essencial para não ter problemas no percurso. Portanto, faça uma checagem se está tudo certo com os documentos como Passaporte, RG e CNH e certifique-se de que estão todos corretos e com a data de validade em dia.
Aliás, é muito comum pessoas não poderem entrar em determinado destino porque esqueceram o RG. Sim, para viagem de avião a destino internacional, por exemplo, dificilmente aceitam apenas a CNH!
2. Conheça o clima do destino final
Se você não quer ter surpresas no seu destino final, como levar roupas de verão para um destino onde o inverno se faz presente, faça uma pesquisa a respeito do clima por lá nessa época do ano e prepare-se de maneira adequada.
Leve roupas de acordo com a estação, por isso, pesquise como estará o tempo durante sua estadia e faça as malas de acordo com as mudanças de temperatura.
3. Monte uma bolsa de primeiros socorros
Independentemente do destino de viagem, é sempre interessante ter em mãos os seus remédios de todos os dias, além de uma pequena bolsa de primeiros socorros com curativos autoadesivos, medicamentos para dores de cabeça e musculares, antigripais, como o Tamiflu, por exemplo, além de soluções para a limpeza de machucados.
Fato é que, nunca se sabe o que pode acontecer e prevenir é o melhor remédio para tais situações!
4. Leve um dinheiro reserva
Carregar com você um dinheiro reserva é a melhor maneira de evitar que imprevistos aconteçam. Por isso, separe um dinheiro reserva e deixe escondido em sua bagagem, pois pode acontecer de um cartão bancário apresentar problemas, ou você encontrar um lugar que não o aceite. Sim, exatamente: as vezes imprevistos podem acontecer!
5. Faça uma mala consciente
Uma mala consciente significa que você não irá carregar mais itens do que o necessário. Ou seja, não irá exceder o limite de sua bagagem. Certifique-se de colocar na mala apenas as roupas e utensílios e acessórios que você realmente vai usar. Aliás, a dica de observar como estará o tempo durante sua estadia no destino final, tem tudo a ver com este tópico, afinal, será importante para você levar exatamente as roupas certas.
Não esqueça: é comum fazer algumas comprinhas durante a viagem, então guarde um espaço para isso.
6. Previna-se de situações que podem atrapalhar a viagem
Algumas situações podem afetar sua viagem, impossibilitando que ela seja, de fato, tranquila. Por exemplo, esquecer de colocar algo importante na mala e só se lembrar ao chegar no destino, ficar doente e não ter assistência médica (por isso é tão importante fazer um seguro viagem!), não lembrar de adquirir um carregador portátil extra para o celular e ficar incomunicável, entre outras situações.
Se você quer se precaver desses fatores, adquira o hábito de fazer uma listinha daqueles itens que são essenciais, os que você simplesmente não pode deixar de levar para onde for. Com essa checklist pronta, você pode conferir, um dia antes de viajar, se realmente tudo está dentro dos conformes, para não correr o risco de deixar nada para trás.
7. Vacine-se!
Caso a sua viagem seja para alguma região com índices de doenças que podem ser prevenidas com vacinas, tome-as ao menos algumas semanas antes.
Com a pandemia de Covid-19, algumas nações impuseram regras de entrada ao país, limitando a entrada para turistas vacinados (confira-se as vacinas autorizadas). Por isso, antes de viajar, vacine-se. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária mantém um site com orientações completas sobre cada nação.
8. Organize a casa
Essa dica vai especialmente para você que já tem uma família: se for viajar, organize a casa, esvazie a geladeira e desligue todos os aparelhos da tomada. Além disso, é interessante deixar uma lista de tarefas a serem feitas quando a família retornar.
São atitudes que vão valer muito a pena no seu retorno, acredite. Imagine que maravilha, por exemplo, chegar de uma viagem e poder aproveitar seu cantinho que ficou tão sozinho? Por isso, deixe sua casa organizada antes de viajar.
9. Monte seu próprio roteiro
Este tópico é especialmente voltado para pessoas que estão em busca de fazer uma viagem, mas não estão dispostas a se aventurar em passeios turísticos locais. Montar um roteiro de viagem próprio, permitirá que você passeie por lugares ainda mais surpreendentes.
Por conta disso, pesquise sobre a cidade, monte seu próprio roteiro e tenha sempre à mão um GPS.
Agora que você sabe quais são alguns dos cuidados essenciais para ter antes de viajar, confira nossas dicas para planejar sua viagem com segurança de compra.
Consórcio para viajar com planejamento e segurança
O consórcio para viajar está dentro da modalidade de serviços e é a melhor opção para quem quer ter tranquilidade na hora de pagar as despesas da viagem, afinal, no consórcio, todos os custos de serviços que você precisar podem estar na sua carta de crédito. Mas você sabe como funciona o consórcio para viajar?
Da mesma forma que o de veículos ou de imóveis, ou seja, pessoas interessadas em adquirir um mesmo tipo de serviço se reúnem por meio de uma administradora de consórcios, que deve ser autorizada pelo Banco Central.
Todos juntos farão parte de um grupo de consórcio em que cada participante é representado por uma cota. Para poder usar o crédito, o consorciado precisa ser contemplado. A contemplação pode acontecer por sorteio, ou, para quem tem pressa em viajar, ofertar um lance e realizar logo aquele desejo de férias inesquecíveis.
O cliente pode escolher uma carta de crédito entre 15 mil e 30 mil reais e selecionar o prazo entre 20 a 40 meses. Quando for contemplado, o consorciado entra em contato com uma agência, ou sozinho e com total autonomia, seleciona o destino, o roteiro e afins e fecha o contrato. Em seguida, ao enviar a nota fiscal para a administradora do consórcio, esta faz o pagamento direto para o emissor da nota.
Não há problemas se a viagem apresentar um preço superior a 30 mil, afinal, o consorciado pode adquirir mais de uma carta de crédito. Os principais benefícios do consórcio de viagem são o auxílio no planejamento financeiro, a flexibilidade, o poder de compra à vista, não ter cobrança de altos juros nem de impostos e, claro, o grande benefício de funcionar como um investimento na sua qualidade de vida e no planejamento dos seus objetivos.
No consórcio de serviços, o prazo de pagamento é um pouco diferente, uma vez que o período máximo, estabelecido pelas administradoras, geralmente, é de até 40 meses, assim, você pode se planejar com muita calma e pagar parcelas que não vão te impedir de curtir o cinema ou comer pizza no fim de semana. O poder de escolha está nas suas mãos, ou seja, você pode adaptar o plano às suas condições financeiras.
Ao optar pelo consórcio de viagem, você consegue pagar as passagens, hospedagens, passeios, alugar carro e fazer câmbio para a moeda local. Tudo com planejamento e parcelas acessíveis.
Faça sua simulação no UP Consórcios!