Planejamento Financeiro: Quanto custa a sua hora?

17/03/2022

Imagem blog

Planejamento Financeiro: Quanto custa a sua hora?

Se você ainda não está por dentro da importância do planejamento financeiro, saiba que esta ferramenta é apontada como crucial para alcançar objetivos. 

Afinal, sem planejamento financeiro muitos empresários começam um negócio sem conhecer seu público-alvo, os fornecedores, a concorrência, os custos fixos e variáveis, o desdobramento disso é o fechamento das portas antes que o negócio complete ao menos dois anos. 


‘’Esse bilete é verdadeiro’’


Ao olharmos para as questões financeiras, o cuidado com o dinheiro e com a gestão dele é colocado para trás por muitos brasileiros, que muitas vezes optam simplesmente por tomar as decisões a partir de uma intuição, ou outras questões subjetivas, mas não é bem assim que o planejamento financeiro deve ser levado. 

O que é e para que serve um planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é ideal para que você consiga definir uma estratégia para tomada de decisões a partir da utilização de ferramentas de controle, empregando assim uma inteligência capaz de facilitar a realização dos objetivos, levando também em consideração o perfil e as características pessoais de cada um.

Ter um planejamento financeiro bem definido serve para organizar as ações para que você alcance as metas financeiras e, dessa forma, pode ser utilizado para quitar dívidas, pagar as contas em dia, comprar uma casa, carro ou estender seu patrimônio.

No Brasil, infelizmente, esta é uma realidade distante, afinal, a cultura da educação financeira não é valorizada. Por conta dessa realidade, da economia e dificuldades de um país como o Brasil, em desenvolvimento, o planejamento financeiro se torna essencial para todas as famílias, além de serem fundamentais também para empresários. 

Em quais situações vale um planejamento financeiro?

Em todas, principalmente para você compreender quanto você está rendendo em relação ao seu salário, seus gastos. Afinal, quanto custa a sua hora? 

Você se planeja para várias coisas no cotidiano: sair de casa, trabalhar, pagar contas, refeições, e por aí vai. 

Fazer um levantamento do quanto você tem para gastar durante o mês, ou numa viagem, etc. é extremamente importante. Antes de mais nada, vamos começar do básico: você precisa de um orçamento bem definido. Sabe aquela planilha onde você coloca tudo que entra e sai? Pois é, você precisa se planejar através dela. Definindo suas verbas, assim como em uma empresa. Verba vestuário, verba alimentação, verba educação, etc. Sua viagem pode estar na verba entretenimento.


Ali você define quanto pode gastar e, definido isso, viaje sem peso de consciência. Vá ao restaurante que tanto deseja, mas ciente que, para se manter dentro do orçamento, talvez precise comer um macarrão instantâneo no dia seguinte mas, e daí?! Vamos concordar que o macarrão também é instagramável com uma paisagem daquelas de tirar o fôlego de fundo!

Além disso, conte com aquela verba do orçamento que todo mundo tem que ter: a reserva de emergência! Mas não se descontrole, é só para emergência mesmo! Tipo, o carro alugado atolou logo no primeiro dia e o guincho pago em dólar ficou uma fortuna! Vamos insistir: use apenas para emergências, não vale para comprar lembrancinhas pensando em repor esse dinheiro depois!

O planejamento financeiro é essencial para que seja possível aproveitar cada minuto de sua vida sem ter preocupações financeiras e até mesmo garantir preços mais em conta no que você consome. Quem não gosta de descontos, não é verdade?

Feito isso é muito importante que você entre no time de quem planeja também a conquista dos seus objetivos. O consórcio é uma boa alternativa para essa tarefa. 

Confira nosso vídeo e saiba mais sobre Planejamento Financeiro: Quanto custa sua hora!

Planejamento Financeiro - Benefícios do Consórcio

UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, onde você pode pegar as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança e em dinheiro! 

Com o UP Consórcios você pode adquirir bens (carros e imóveis) e contratar serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, e tantos outros que você nem imagina), com planos entre 20 e 180 parcelas.. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão e sem fundo reserva. Ah! E a taxa administrativa é só depois da a contemplação.


Faça uma simulação de nossos consórcios, veja como essa modalidade pode te ajudar financeiramente! ;) 


Até a próxima!