Posso usar o FGTS para abater as parcelas do consórcio?

26/04/2022

Imagem blog

Posso usar o FGTS para abater as parcelas do consórcio?

Você pode usar o FGTS de diversas formas: para amortizar as parcelas do seu consórcio e ainda fazer lances com base nas expectativas. Leia nosso artigo e saiba como usar o FGTS no consórcio!

Tenho certeza que você também sabe que o FGTS recolhido mensalmente do salário bruto dos funcionários em regime de CLT é um dos principais recursos para compra de casa própria. Se você quer usar o FGTS no seu consórcio, saiba que essa é uma ótima opção.

Aliás, pode ser um grande aliado e te aproximar de uma das maiores metas da sua vida.

Posso usar o FGTS para abater as parcelas do consórcio?

Como usar o FGTS para abater parcelas do consórcio?

Abaixo separamos algumas das informações necessárias, os pré-requisitos padrão, para obter sua carta de crédito com FGTS:

Primeiro, veja se você pode acessar seu FGTS para fins imobiliários. Para isso, é necessário ter pelo menos três anos sob o regime CLT. É possível trabalhar na mesma empresa por 3 anos, ou se mudar de emprego nesse período, não se preocupe, o fundamental é  recolher pelo menos 3 anos de FGTS.

Você precisa ser titular da cota do consórcio e da conta do FGTS que será utilizada. Se você é casado, pode consultar as regras com base no sistema conjugal e se tem permissão para usar o FGTS do seu cônjuge. Também se aplica no caso de uma união estável.

Não poderá obter financiamento ativo junto do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) em território nacional, a menos que comprove a cessão, liberação ou transferência do financiamento.

Você não pode ser o comprador ou proprietário de outra propriedade no mesmo local. A menos que haja prova de transferência ou cessão da propriedade relevante.

No entanto, temos algumas peculiaridades das condições acima, como: o imóvel que você possui é usado por terceiro, neste caso, você pode usar o FGTS para comprar um segundo imóvel mesmo que já possua o imóvel. Ou adquirir propriedade herdada, mas a participação é inferior a 50%.

Os registos de propriedade também estão sujeitos às seguintes regras para serem obtidos:

  • O imóvel deve ser registrado em cartório em nome do trabalhador;
  • A propriedade não pode ser uma propriedade rural, mas uma propriedade residencial;
  • O valor máximo de avaliação do imóvel e a data de aquisição devem estar dentro dos limites estabelecidos pelo SFH. Desde 2018, o teto é de 1,5 milhão de reais.

Intervalo para Usar o FGTS

Abaixo listamos os intervalos mínimos para utilização do FGTS:

  • Aquisição ou Construção: Os imóveis adquiridos através do FGTS só podem contar com recursos do FGTS após 3 anos.
  • Amortização ou Liquidação: Há um intervalo de 2 dois anos entre cada utilização do FGTS por cada trabalhador.
  • Parcela: Ao final do período de utilização, uma nova utilização pode ser iniciada.

Como usar seu FGTS na UP Consórcios?

O FGTS também pode ser utilizado para amortizar ou liquidar o saldo devedor de um consórcio. Isso significa que você pode se programar para quitar o consórcio antes do prazo, afinal, após ser utilizado para fazer uma oferta ou reposição de crédito, por exemplo, você continua acumulando recursos que podem ser utilizados após alguns anos.

Você também pagará algumas parcelas com o FGTS. Quando você quiser usar o FGTS apenas para pagar as parcelas mensais de um consórcio imobiliário, os saques devem ser feitos em um único meio, uma vez a cada doze meses, e o valor debitado será utilizado em doze parcelas, a menos que seja de curto prazo. Nesses casos, o valor pode ser reduzido em até 80% do valor total da parcela.

Se o participante estiver em atraso, ele poderá utilizar o FGTS para pagar parte da mensalidade, mas apenas até três parcelas em aberto. É importante observar que os cancelamentos parciais de benefícios só são possíveis após a consideração da adesão ao consórcio.

Após a compra e registro em seu nome, o valor do FGTS será pago diretamente ao vendedor do imóvel. Mas seu lance é garantido desde o primeiro dia, assim como a emissão da carta de crédito. Isso significa que seu FGTS nunca será pago ao administrador porque a Caixa valida seu quadro junto com o imóvel nas regras.

Conte com o administrador para realizar a ação. A liquidação, amortização, redução e isenção de algumas mensalidades do consórcio podem ser realizadas diretamente pela administradora do consórcio (como a UP), ou com o auxílio de um agente financeiro.

No entanto, as operações de aquisição de imóveis com o FGTS devem ser intermediadas por um banco que atue como agente financeiro do SFH.

Não se esqueça de verificar se o consórcio é autorizado pelo banco central e sua reputação. Por exemplo, a UP Consórcios, fintech da Embracon, é 100% digital e simplificada, justamente para dar a você uma visão clara de todos os detalhes dos seus planos.

Agora que você já sabe que pode usar o FGTS para comprar imóvel no seu programa de consórcio, aproveite essa oportunidade!

Simule agora e lembre-se que na UP Consórcios, você tem as melhores condições do mercado para tirar todos seus objetivos do papel, é hora de dar aquele UP em seus objetivos.