Qual é o melhor consórcio?

25/04/2022

Imagem blog

Qual é o melhor consórcio?

Ao contrário do que muitos pensam, os consórcios definitivamente não são todos iguais. Existe uma série de fatores que podem ‘’ter peso’’ completamente diferentes para cada pessoa. 

Por isso, é preciso muita pesquisa, mas também um planejamento financeiro cauteloso para escolher o consórcio ideal. Além de critérios específicos que certamente influenciarão sua decisão, você também deve considerar outros critérios mais gerais.

Para te ajudar nisso, trouxemos para você as principais estratégias para você escolher o melhor consórcio e alcançar seus objetivos. 

Como escolher o melhor consórcio? 

1. É importante verificar o histórico da administradora

Sabe aquele ditado popular que diz: ‘’quando a esmola é muita o santo desconfia’’? 

Independente do que você acredita, nunca se deixe enganar por promessas extravagantes de grandes negócios. Afinal, mesmo que fosse verdade, após se cadastrar e efetuar alguns pagamentos, o problema certamente poderá surgir. Uma das situações problemas, por exemplo, é o administrador dificultar a liberação de uma carta de crédito!

Para não cair em nenhuma dessas armadilhas, o mais recomendado é pesquisar possíveis reclamações de clientes atuais e antigos. A boa notícia é que hoje em dia é fácil obter informações sobre empresas.

Por exemplo, o Reclame Aqui é um site dedicado a receber reclamações. Não vale a pena interpretar mal os dados ali expostos. Então entenda: se a empresa tiver mais demandas, desde que essas reclamações sejam resolvidas e as pessoas eventualmente satisfeitas, tudo bem.

Qual é o melhor consórcio?

2. Faça uma avaliação sobre as credenciais da empresa

Assim como os bancos, as administradoras de consórcios devem ser autorizadas pelo Banco Central do Brasil a utilizar determinados produtos. Sabendo disso, uma instituição cadastrada incorretamente já pode ser automaticamente riscada da sua lista de possibilidades. Além disso, faça uma busca pelo nome da empresa no site da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), pois todo bom administrador estará associado a ela.

Mas esteja ciente de uma coisa: se você costuma fazer negócios com empresas que atuam como correspondentes administrativos, talvez não consiga encontrar dados desta agência em nenhuma das entidades acima. No entanto, as informações do administrador correspondente devem aparecer sim! Fique ligado!

3. Esteja atento(a) aos reajustes!

Na hora de comparar opções para escolher o melhor consórcio para suas necessidades, vale ficar de olho no realinhamento dos pagamentos. Mesmo que o consórcio não tenha participação intrínseca, os ajustes são feitos com base no valor esperado dos ativos. Esta correção ocorre para que a desvalorização seja evitada ao longo do tempo.

Às vezes pode ocorrer uma diferença nos ajustes administrativos para o mesmo item. Entendendo esta situação, vale você considerar se alguma empresa que você está considerando aplicou um percentual muito alto, superior ao percentual que deveria ser adicionado considerando o valor do ativo.

4. Fique atento à taxa de administração

Esta é outra sobretaxa cobrada por todos os consórcios para cobrir o custo da instituição gestora do produto e do grupo de consorciados. Confie nas palavras do UP Consórcios: a diferença entre uma empresa e outra pode ser enorme. Portanto, embora não seja o único fator determinante, essa relação deve ser considerada, pois tem um peso considerável nos consorciados.

5. Pergunte sobre as possibilidades de escolha

A situação ideal é aquela em que o administrador vende a carta de crédito pelo valor do bem que deseja. Embora isso seja realmente o que muitas empresas fazem, algumas ainda usam o próprio produto em vez do crédito correspondente. Nesse caso, se for o que você quer, não tem problema. Por outro lado, se o benefício em questão não for esperado e não houver outra opção, é melhor deixar esse administrador, não concorda?

6. Adicione as promessas no contrato

Imagine o seguinte: você pesquisou muito para escolher o melhor consórcio e parece que conseguiu encontrá-lo. O administrador usa a carta de crédito ou a mercadoria que você quer, a campanha de marketing e o site da agência para mostrar que as condições são as melhores do mercado, e você conversa com um consultor corporativo para ter certeza de que o consórcio é o que melhor atende às suas necessidades e expectativas. Então, tudo que você precisa fazer é assinar, certo? Bem, quase.

Nesta etapa, procure os profissionais responsáveis ​​pela finalização da compra, exigindo que todos esses pontos estejam descritos no contrato. Se ele disser que algum dos fatores que você aprovou não pode ser especificado no documento, reavalie.

7. Procure saber sobre pagamentos de acessórios

Além da encenação em si e dos ajustes periódicos que falamos, pode haver cobranças adicionais para os consorciados, entendeu? 


Mas não interpretem mal, porque nem sempre é uma coisa ruim! Afinal, esses pagamentos adicionais costumam ser usados ​​para garantir os membros do consórcio do grupo. Os avisos aqui estão relacionados a valores e porcentagens muito altas ou cobranças adicionais excessivas.

Por exemplo, uma taxa percentual pode ser cobrada para formar um fundo de segurança para pagamento de parcelas a potenciais inadimplentes. Portanto, neste caso, os atrasos de alguns consorciados não afetarão os demais. Outra possível adição é o seguro de vida para cobrir a dívida de alguém que faleceu durante o período de pagamento.

8. Esclareça suas dúvidas envolvendo os lances

Além da possibilidade de ser contemplado por sorteio, você pode oferecer um valor superior ao parcelado na tentativa de antecipar sua carta de crédito. Apenas verifique se os administradores pesquisados ​​não dificultam o processo, exigem mínimos extremamente baixos ou apenas por determinados períodos de tempo com intervalos de tempo muito grandes entre eles.

9. Para escolher o melhor consórcio, verifique se as parcelas são adequadas

Essa dica é intencionalmente colocada por último, para não correr o risco de esquecer: prepare um planejamento financeiro antes mesmo de buscar empresas e condições. Lembre-se, as empresas em estudo têm que se adaptar a ela, e não o contrário!

Portanto, veja se o administrador que você procura tem algo que caiba no orçamento da sua família. Além disso, não se esqueça de simular reajustes para garantir que depois que eles acontecerem, as parcelas continuarão a ser pagas sem engasgar.

Você está procurando o melhor consórcio para alcançar seus objetivos? o que podemos dizer é que o melhor consórcio é aquele que te dá boas condições para continuar nele e conquistar seus objetivos. 

O UP Consórcios é o consórcio ideal para todos aqueles que querem flexibilidade e um aliado para o dia-a-dia. Faça uma simulação e confirme! e dê aquele UP no objetivo.