Qual o melhor consórcio ou carta de crédito?

17/03/2022

Imagem blog

Qual o melhor consórcio ou carta de crédito?

Tenho certeza que você já ouviu falar sobre os benefícios do consórcio, por isso está buscando o melhor para participar, certo?

O consórcio é uma forma de compra realizada por meio do autofinanciamento do grupo. Além disso, em um consórcio, você pode esquecer que tem que pagar juros, e apesar de comprar parcelado, os planos não envolvem juros altos. O que torna esse método relativamente mais barato que o financiamento, é muito mais benéfico para quem não tem pressa de conseguir o que precisa.

Afinal, em um consórcio, a contemplação de cada integrante do grupo é feita por sorteio ou lances (ou seja, não é uma compra imediata). De qualquer forma, já é possível encontrar consórcio para imóveis, carros e até serviços (por exemplo, consórcio de viagens).

Mas como fazer um bom negócio? Como saber se um consórcio está realmente a seu favor? Para escolher o melhor consórcio, confira nossas dicas a baixo!

Por que escolher o melhor consórcio? 

Para alcançar um grande objetivo, as pessoas precisam ter um plano financeiro que as dote das condições necessárias para alcançá-lo. Porém, em muitos casos é necessário buscar algum crédito no mercado para agilizar o processo. Nesse caso, o autofinanciamento torna-se uma das opções mais viáveis ​​e econômicas.

No entanto, é preciso ter cuidado antes de escolher um consórcio até que o negócio seja concluído. Nem todos os grupos irão funcionar da mesma maneira, os consorciados devem ficar atentos a alguns detalhes antes de ingressar.

É por isso que trouxemos tudo o que você precisa saber neste guia para poder escolher com segurança uma aliança que pode ajudá-lo a alcançar seus grandes objetivos.

Qual o melhor consórcio ou carta de crédito?

O que é carta de crédito e como funciona um consórcio?

No consórcio, várias pessoas criam um grupo para economizar dinheiro a fim de alcançar um objetivo comum: comprar um imóvel, um carro ou contratar serviços. Desta forma, cada participante do consórcio entra no autofinanciamento, o que lhe permite reembolsar integralmente o valor do ativo e, principalmente, sem altas taxas de juros.

Durante a vigência do contrato, são realizadas reuniões mensais (assembleias de consórcio) para selecionar os consorciados que receberão o valor do plano selecionado. Para isso, os vencedores são definidos de duas formas: por meio de sorteio, onde todos os participantes têm a mesma chance de ganhar, ou por meio da oferta maior de lance, que funciona como um leilão.

Para que isso seja possível, as parcelas pagas por participantes do grupo são revertidas na formação das cartas de créditos. Por sinal, essa tem um valor estabelecido em contrato e permite ao contemplado adquirir o bem ou contratar o serviço desejado.

Quais são as vantagens de um consórcio?

A primeira vantagem de um consórcio é o autofinanciamento. Principalmente, por não ser um empréstimo, ele é parcelado sem altos juros, o que torna esse tipo de crédito um dos mais econômicos do mercado. Uma das poucas taxas existentes é a taxa de administração, que se baseia na remuneração do administrador pelos serviços prestados.

Além disso, outro aspecto importante, principalmente para quem não tem disciplina financeira para economizar, é a possibilidade de parcelar integralmente o valor dos bens a serem adquiridos ou serviços a serem contratados. Portanto, diferentemente de um empréstimo, não é necessário colocar parte do valor do investimento como entrada.

Outro ponto a considerar é a grande variedade de planos. Assim, os consorciados podem escolher aquele que atende às suas necessidades, definir o valor do crédito, quanto pagar cada parcela e a duração do contrato.

Contudo, uma das desvantagens do autofinanciamento é o tempo de espera. Em alguns casos, pode demorar um pouco para que o consorciado seja contemplado por uma carta de crédito. Apesar disso, é possível oferecer lance no UP Consórcios e ser contemplado mais rápido. o valor da cota é sempre atualizado, de modo que os cotistas que receberão o recurso no final do contrato não tenham o seu poder de compra prejudicado.

5 maneiras de escolher o melhor consórcio e carta de crédito

1 - Pesquise as administradoras autorizadas pelo BC

O primeiro passo é verificar se as instituições são autorizadas pelo banco central. Além disso, considerando alguns administradores, é fundamental pesquisar na internet a reputação dessas agências, verifique se são confiáveis, se há alguma reclamação de clientes anteriores e quais são.

O mais recomendado também é entrar em contato com o administrador para esclarecer dúvidas, testar seus canais de comunicação e sua maneira de atender o público.

2 - Entenda como funcionam os lances e as contemplações

Em um consórcio, a contraprestação (atribuição de crédito aos consorciados) pode ocorrer de diversas formas, seja no início ou no final do contrato, por meio de lances vencedores ou por sorteio.

É necessário expressar no contrato as regras de contraprestação, esclarecimentos, incluindo percentuais mínimos e máximos de lances, que podem ou não estar embutidos.

Os lances são adiantamentos de parcelas oferecidos pelos membros do consórcio para tentar a consideração antecipada. Mas é importante saber que o adiantamento da parcela não garante a contemplação.

Na Assembleia, ocorre um leilão entre lances do mesmo grupo, onde apenas o lance vencedor recebe antecipadamente sua carta de crédito

3 - Encontre taxas e parcelas mais vantajosas

Nas compras de consórcio não há cobrança de altas taxas de juros e não há incidência de IOF. No entanto, os administradores do consórcio recebem uma taxa de administração como remuneração pelo seu trabalho.

Por isso, escolher um bom consórcio exige também analisar as taxas de administração cobradas por cada administradora para entender se o negócio é realmente vantajoso.

Além disso, é bom ficar atento ao valor das parcelas para ver se cabe no seu orçamento mensal. E não se esqueça de verificar o custo efetivo total (CET) da operação, observando cada item de cobrança.

Uma boa dica para procurar um consórcio com juros mais baixos é considerar as cooperativas financeiras – instituições cujos produtos e serviços são semelhantes aos bancos, mas com princípios bem diferentes. As cooperativas, por outro lado, não têm fins lucrativos e podem oferecer mais vantagens.

4 - Informe-se sobre os prazos do consórcio (carta de crédito)

Encontre um consórcio que corresponda aos seus objetivos. Afinal, entre o início e o fim de um contrato, não há como garantir o momento em que você será considerado.

Considere também que um prazo menor pode significar parcelas maiores. Por isso, procure um negócio que caiba no seu bolso e nas suas expectativas. Quanto menos urgência você tiver para obter uma carta de crédito no consórcio, maiores serão suas chances de obter um sindicato favorável.

5 - Leia o contrato de consórcio com atenção

O contrato de consórcio deve conter todas as regras de negócio especificando taxas, percentuais, valores, prazos, formas de contraprestação, entre outros aspectos. Por isso, é muito importante ler atentamente o contrato antes de fechar qualquer transação.

Não se apresse para assinar. Leve todo o tempo para lê-lo e compreendê-lo bem. Esclareça todas as suas dúvidas com antecedência e certifique-se de que está fazendo um bom negócio.

Por fim, podemos dizer que o UP Consórcios  te dá  tranquilidade cumprindo com todas as exigências que destacamos. Para conferir, faça uma simulação e tire seus objetivos do papel.