Quando começar a fazer consórcio?

02/09/2022

Imagem blog

Quando começar a fazer consórcio?

Gostaria de saber mais sobre fazer consórcio, principalmente quando esse tipo de investimento é apontado? Continue lendo e veja o que preparamos para você!

Você também está se perguntando qual a melhor hora para fazer consórcio? Sabendo que assim como você, muitos outros já se perguntaram se essa forma de obter bens e serviços é uma boa opção.

Então, se você está pensando em conquistar seu primeiro imóvel ou comprar um carro, conhecer melhor o consórcio é o primeiro passo para facilitar e aproximar você desses objetivos.

A primeira coisa a saber é que o consórcio não é um animal de sete cabeças. Como veremos mais adiante, trata-se de um investimento muito simples que já faz parte da realidade de muitos brasileiros.

Quando começar a fazer consórcio?

Qual o melhor momento para optar por fazer consórcio?

O trabalho de um consórcio é simples. É um meio de aquisição baseado na união de pessoas com o mesmo objetivo, que pode ser, por exemplo, a compra de um imóvel ou um veículo.

Ao adquirir uma cota de consórcio e ingressar em um grupo, você e outros participantes contribuem com um valor mensal e geram uma economia coletiva para obter a mercadoria de que necessita. O valor do parcelamento pode variar de acordo com o plano selecionado. 

Dito isso, você pode escolher a opção que mais combina com seu perfil e realidade.

A contemplação se dá de duas formas: por sorteio ou por lance. Para ser sorteado, é claro, depende da sorte. Este processo é realizado escolhendo aleatoriamente um número de cota.

Os lances ocorrem quando os membros estão dispostos a pagar um determinado valor antecipando as parcelas do consórcio. Ao fazer essa oferta, os membros do consórcio aumentam suas chances de serem contemplados. Vale lembrar que você só paga esse valor se o seu lance vencer.

São as administradoras do consórcio que gerenciam todo esse processo, que deve ser legitimado pelo Banco Central, que monitora a atuação do administrador, garantindo a seriedade e proteção dos consorciados. O trabalho de um administrador envolve uma série de responsabilidades, como a análise financeira do negócio e a determinação de padrões operacionais.

Agora que você já entendeu melhor como funciona o consórcio e seus pontos fortes, você deve estar se perguntando quando esse tipo de aquisição é uma boa opção, certo? Para esclarecer suas dúvidas, dê uma olhada abaixo ao especificar um consórcio!

Quando os membros para fazer consórcio não estão com pressa

Um consórcio é uma forma de compra programática em que você planeja comprar bens ou serviços no seu próprio ritmo com base em seus recursos financeiros. Dito isto, é perfeito para quem pode esperar para fazer uma aquisição.

No entanto, se você estiver com pressa para adquirir os ativos de que precisa, essa alternativa pode não ser a melhor opção, pois a contemplação pode ser feita a qualquer momento durante o período do plano e a data exata do direito a uma carta de crédito não pode ser prevista.

Nesse sentido, por exemplo, em um plano de 7 anos, você pode estar coberto no primeiro mês do 7º ano do contrato de consórcio, após 1 ano ou apenas no último mês do 7º ano.

Quando não há disciplina financeira

O consórcio também pode promover uma vida financeira mais equilibrada. Isso porque, ao contratar um plano, você assume um compromisso mensal com seus fundos. Em outras palavras, um consórcio é uma forma de poupança obrigatória.

Dessa forma, fica mais fácil economizar, pois os consorciados são obrigados a parcelar e, quando contemplado, obter o crédito total, facilitando a obtenção do item dos seus sonhos.

Além disso, esse tipo de crédito permite que você escolha um plano que se adeque à sua realidade financeira. Então, com essa customização, a trama não pesa no bolso.

Quando há o desejo de expandir o legado

O consórcio pode ajudar quem quer começar a construir seu patrimônio, comprar seu primeiro imóvel e quem quer expandir seu patrimônio. Assim, você pode obter algum tipo de benefício de forma segura e programática com tranquilidade.

Com um consórcio, você pode alcançar grandes coisas com mais facilidade sem prejudicar suas finanças. Nada mal, não é?

Quando não puder pagar entrada ou à vista

Os consórcios também são para quem busca adquirir um bem (como uma casa), mas não tem entrada suficiente, ou mesmo dinheiro.

Se essa é a sua situação, saiba que um consórcio é a melhor opção. Não há valor de entrada para contratá-lo, você só paga parcelado. Isso significa que em um consórcio, o valor dos bens é pago integralmente em parcelas. Este é um ponto muito interessante para quem tem dificuldade em economizar para um adiantamento.

Quando você se preocupa com o futuro

Mesmo que você não tenha objetivos específicos no momento, construir um consórcio é sempre algo positivo. Afinal, como mencionado anteriormente, ele também pode ser usado como estratégia para economizar dinheiro e fazer economia financeira.

No entanto, deve-se sempre lembrar que as coisas mudam com o tempo; e novos requisitos podem surgir. Portanto, esta aliança é também para quem pensa no futuro e quer se preparar para qualquer possibilidade ou necessidade.

Quando você quer evitar juros: é hora de fazer consórcio! 

Conforme destacado, um dos benefícios de um consórcio é que não há cobrança de juros. Na prática, isso significa que ao final do seu plano, o custo efetivo total (CET) tende a ser menor do que outras formas de compras parceladas, pois não há juros acumulados.

O que existe no consórcio é uma taxa de administração, que é um percentual fixo da carta de crédito, diluído pelo prazo de pagamento previsto. Esta é uma forma de compensação para administradores por seus serviços de gerenciamento de grupo.

Então, se você busca uma forma mais econômica e lucrativa de construir seu imóvel ou atingir seus objetivos financeiros, um consórcio é uma das melhores opções.

No UP Consórcios, você encontra as melhores condições e com chances reais de contemplação. Faça uma simulação, dê aquele UP!