Quanto tempo demora um consórcio de imóvel?

25/04/2022

Imagem blog

Quanto tempo demora um consórcio de imóvel?

As vantagens de investir em imóveis são inúmeras, mas são ainda maiores quando se faz isso por meio do consórcio de imóvel. Com ativos bem escolhidos, os investidores podem desfrutar de fluxo de caixa previsível, excelentes retornos, vantagens fiscais e diversificação – e é possível alavancar imóveis para construir riqueza.

Pensando em investir no consórcio de imóvel

Vamos te passar tudo que você precisa saber sobre os benefícios imobiliários e por que os imóveis são considerados um bom investimento. 

Benefícios do Consórcio de Imóvel para quem quer investir

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o lucro líquido de um investimento imobiliário após ser contemplado no consórcio de imóvel. Um dos principais benefícios do investimento imobiliário é sua capacidade de gerar fluxo de caixa. Em muitos casos, o fluxo de caixa só se fortalece ao longo do tempo à medida que você paga suas parcelas do consórcio – e aumenta seu patrimônio.

Quanto tempo demora um consórcio de imóvel?

Incentivos e Deduções Fiscais

Os investidores imobiliários podem tirar proveito de vários incentivos fiscais e deduções que podem economizar dinheiro na hora do imposto. Em geral, você pode deduzir os custos razoáveis ​​de possuir, operar e gerenciar uma propriedade.

Você pode depreciar o custo dos edifícios, mas não o terreno.

E como o custo de compra e melhoria de uma propriedade para investimento pode ser depreciado ao longo de sua vida útil, você se beneficia de décadas de deduções que ajudam a reduzir sua renda tributada. 

Apreciação

Muitas pessoas que investem no consórcio de imóvel ganham dinheiro através da renda de aluguel, quaisquer lucros gerados pela atividade comercial dependem da propriedade e valorização. Os valores dos imóveis tendem a aumentar com o tempo e, com um bom investimento, você pode ter lucro na hora de vender. Os aluguéis também tendem a aumentar ao longo do tempo, o que pode levar a um maior fluxo de caixa.

Construir Equidade e Riqueza

Ao entrar no consórcio de imóvel, você tem a opção de construir patrimônio – um ativo que faz parte de seu patrimônio líquido. E à medida que você constrói patrimônio, você tem a alavancagem para comprar mais propriedades e aumentar ainda mais o fluxo de caixa e a riqueza.

Diversificação de portfólio

Outro benefício de investir em imóveis é o seu potencial de diversificação. O setor imobiliário tem uma correlação baixa – e em alguns casos negativa – com outras classes de ativos importantes. Isso significa que a adição de imóveis a um portfólio diversificado pode diminuir a volatilidade e proporcionar um retorno maior por unidade de risco.

Cobertura de inflação

A capacidade de proteção da inflação dos imóveis decorre da relação positiva entre o crescimento do PIB e a demanda por imóveis. À medida que as economias se expandem, a demanda por imóveis aumenta os aluguéis. Isso, por sua vez, se traduz em maiores valores de capital. Portanto, o setor imobiliário tende a manter o poder de compra do capital repassando parte da pressão inflacionária para os inquilinos e incorporando parte da pressão inflacionária na forma de valorização do capital.

Fundos de Investimento Imobiliário 

Se você deseja entrar no consórcio de imóvel, mas não está pronto para dar o salto para possuir e gerenciar propriedades, considere um fundo de investimento imobiliário após ser contemplado no consórcio de imóvel. Você pode comprar e vender os fundos negociados publicamente nas principais bolsas de valores. Muitos negociam em alto volume, o que significa que você pode entrar e sair de uma posição rapidamente. 

Tenho pressa para ser contemplado: quanto tempo demora um Consórcio de Imóvel?

Antes de saber quanto tempo demora o consórcio de imóvel, é fundamental compreender que no UP consórcios existem 3 maneiras de acessar a carta de crédito:

Por sorteio: possibilidade de ser sorteado e receber o crédito desde o primeiro mês de adesão até o final do tempo do grupo. 

Por lance: recurso para antecipar o pagamento de algumas prestações. Caso seja a maior oferta do grupo naquele mês, o consorciado é contemplado.

No final do grupo: situações em que o consorciado não foi contemplado por sorteio e nem oferecido um lance vencedor, ele recebe o crédito quando terminar o grupo.

Como oferecer um lance no consórcio de imóvel?

Os lances no consórcio de imóvel são uma maneira inteligente de alcançar a carta de crédito mais rápido, liberando você do sorteio.

Vamos imaginar a seguinte situação: suponha que você faça parte de um consórcio de imóvel e compre um apartamento de 120.000 reais, a ser pago em 180x com juros de 666,66 reais, 0% até ser contemplado.

Agora, vamos supor também que você economizou 8.000 reais e tem algo muito bom acontecendo, seja do FGTS ou de dinheiro em espécie. Esse dinheiro pode ser usado para ofertar lances, ou para adiantar as 12 parcelas do seu consórcio.

Se este lance for o lance mais alto do grupo para o mês, você será recompensado com todos os pontos. Caso contrário, você pode economizar 8.000 reais e pode ofertar lances novamente nos próximos meses, até o seu lance ser o mais alto.

Quando for contemplado por lance no consórcio de imóvel, esse dinheiro que foi ofertado irá reduzir o seu saldo devedor, portanto, das 180 parcelas, restarão somente 167 para quitar. Ou seja, na prática, você consegue levantar o crédito rapidamente e sem pagar altos juros para comprar um apartamento.

Quanto tempo duram os grupos de consórcio de imóvel?

Esta é uma questão recorrente e muito interessante. O tempo varia bastante de acordo com cada grupo. Dessa maneira, antes de fechar qualquer negócio, é fundamental ler atentamente o contrato e conversar com consultores especializados. 

Normalmente, no consórcio de imóveis, por exemplo, os grupos duram 180 meses, ou seja, você tem até 15 anos para ser sorteado, contudo, não se assuste! 

Existem grupos com tempo menor, além de estratégias como lance para adquirir a carta de crédito mais rápido. (Lembre-se também da diferença entre gasto e investimento)

Caso você pense em investir em veículos, existem grupos de 36 até 80 meses. Para consórcio de serviços, geralmente os grupos são de 40 meses. Neste caso, este é o tempo máximo que o consorciado pode esperar para receber o crédito.

Fique atento às propostas de ser contemplado rápido que não estão sendo acompanhadas pelo Banco Central, todo cuidado é fundamental. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado junto com as melhores condições para sair do aluguel e tirar seu imóvel do papel. Faça uma simulação e dê aquele UP no seu cantinho.