Saiba o que fazer com o Décimo Terceiro Salário

17/03/2022

Imagem blog

Saiba o que fazer com o Décimo Terceiro Salário

Um dos momentos mais esperados por todos os funcionários com contratos CLT é sem dúvida o recebimento do décimo terceiro salário. Este recurso já é um velho conhecido por causar um grande impacto no orçamento de qualquer pessoa, principalmente no final do ano. 

No entanto, sabe-se que muitos brasileiros não sabem como usá-lo de forma consciente.

Afinal, você sabia que investir o décimo terceiro salário no consórcio é uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro a seu favor? 

O consórcio é uma forma inteligente de atingir seus objetivos, pois permite que você compre seu imóvel, por exemplo, com parcelas mensais que cabem no seu bolso. Isso o torna uma ferramenta para uma vida financeira muito mais organizada e pacífica, sem causar dores de cabeça.

Confira aqui as dicas para aplicar seu décimo terceiro salário com inteligência no consórcio! 

O que fazer com o Décimo Terceiro Salário?

1) Consórcio com parcelas regularizadas

A liquidação de dívidas é um dos usos mais comuns de fundos adicionais recebidos no final do ano.

A prioridade do inadimplente deve ser sempre o pagamento de contas vencidas. No sistema de consórcio, isso não é exceção. Se você está em situação de inadimplência, sua primeira prioridade deve ser regularizar o pagamento.

O consórcio é uma forma de atingir os objetivos do grupo e tem como dever garantir a segurança e os direitos de compra de todos os participantes. O atraso no parcelamento pode trazer prejuízos tanto para as pessoas que ainda aguardam contraprestação quanto para as já contempladas.

Se a parcela atrasar, quem ainda não ganhou o prêmio pode cancelar a contrapartida, ou até mesmo não participar do sorteio se a situação persistir. Em casos mais extremos, os membros do consórcio inadimplentes podem ser excluídos do grupo.

O segurado deve continuar pagando as parcelas até o final, e atrasos podem fazer com que o administrador faça cumprir as leis estipuladas em contrato, como no consórcio de automóveis, com as buscas e apreensões de veículos.

Portanto, o mais indicado é procurar solucionar a questão com o administrador e regularizar sua situação o mais rápido possível para evitar maiores transtornos.

saiba-o-que-fazer-com-o-decimo-terceiro-salario

2) Antecipar parcelas

Se você não tem dinheiro para pagar, pode usar esse dinheiro extra de outras maneiras. Considere eliminar algumas dívidas, você pode pagar antecipadamente o dinheiro do consórcio, diminuindo assim o prazo com o administrador.

Para a previsão do parcelamento, os consorciados ainda não contemplados devem consultar as condições pactuadas com a administradora no contrato. Aqueles que são observados podem fazê-lo a qualquer momento após serem observados.

3) Ofertar lances

Uma vez que todas as parcelas do seu consórcio estejam em dia, para tentar prever a contemplação, você pode fazer um lance para esse valor. Ou seja, você confia na sorte e também no seu planejamento financeiro.

Investir uma certa porcentagem do valor da carta de crédito tornará você um grupo seleto de membros e aumentará suas chances de atingir seus objetivos. Portanto, quanto mais alto o lance, maior a chance de alcançar seu objetivo de  (comprar carro, comprar imóvel, etc.) em alguns dias.

Portanto, o vencedor é o lance mais alto dentro das regras estabelecidas, e somente quem vence a disputa paga. Se houver um empate, um empate pode ser feito ou outros padrões de desempate especificados no contrato podem ser usados.

4) Usar para complementar o valor da carta de crédito 

Esta é uma ação ligeiramente ousada. Aqueles que já foram concedidos, mas ainda não utilizaram a carta de crédito, podem utilizar o dinheiro recebido no final do ano para complementar o valor da carta de crédito, caso seja de maior valor.

Não é obrigatório em hipótese alguma, mas é interessante para quem deseja obter bens de valor superior ao planejado anteriormente.

Vale ressaltar que os consorciados têm flexibilidade na aquisição, mesmo que seu contrato seja citado em uma mercadoria, você também pode adquirir outra, desde que pertença à mesma categoria.

5) Quitar as parcelas do consórcio

Fazer investimentos de longo prazo pode causar ansiedade para algumas pessoas. Se você deseja obter seus ativos de investimento o mais rápido possível, é provável que considere uma forma de pagar sua cota de consórcio o mais rápido possível.

Embora o consorciado tenha o direito de quitar a cota do consórcio a qualquer momento, ele precisa entender as regras específicas do grupo a que pertence.

Quem já ganhou pode quitar todos os saldos pendentes com o administrador. Com isso, não há necessidade de pagar pela correção de valor da montadora, será aberto um espaço no orçamento, e os membros da aliança encerram sua participação no grupo, e todas as garantias serão liberadas.

A liquidação do consórcio (ou mesmo o parcelamento), não implica necessariamente em desconto no valor pago. Essas negociações devem ser conduzidas diretamente com o administrador.

6) Criar reserva

Reserve uma parte desse valor para outros tipos de investimentos, o que é muito útil em qualquer situação que possa ocorrer (problemas mecânicos no automóvel, problemas de saúde ou urgências financeiras). Se ainda não o fez, estabeleça um fundo de reserva para emergências e guarde uma parte do décimo terceiro salário para isso.

Por fim, uma ideia brilhante é usar o 13º salário para obter mais uma parcela do consórcio, visando aumentar o seu patrimônio. Que tal começar outro consórcio

Aqui no UP! você encontra as melhores condições para alcançar seus objetivos através do consórcio. Faça uma simulação agora e não perca mais tempo!