Semana das Crianças: dicas de atividades com crianças na quarentena

17/03/2022

Imagem blog

Semana das Crianças: dicas de atividades com crianças na quarentena

Principalmente se você tem uma criança em casa, Quarentena e férias não são sinônimos, inclusive para as crianças. Apesar do isolamento social, a rotina se manteve. Agora está chegando o Dia das Crianças, como ainda não é possível fazer nada elaborado, afinal, fomos impactados por uma Pandemia e a nível mundial nada mais é como antes, o jeito é adaptar-se à nova realidade. 

E como o ‘’Ficar em casa se possível’’ ainda é o slogan do momento, preparamos uma lista de atividades para envolver as crianças na quarentena! Tenho certeza que dará para fazer um dia pra lá de especial! Confira! 

Leia também: 5 Hábitos da Quarentena que podem continuar após a Pandemia

Dia das Crianças: dicas de atividades com crianças na quarentena 

1. Quebra-cabeça

Jogos de quebra-cabeça existem para todas as idades. Desde aqueles com baixo nível de complexidade até aqueles bem difíceis, cuja complexibilidade e a quantidade de peças demanda tempo e paciência. Normalmente, esses mais difíceis contemplam o público adulto e acabam emoldurados na parede de casa. De jogo a artigo de decoração.  

Além de ser uma atividade de lazer, o quebra-cabeça melhora o raciocínio, a coordenação motora, a memória, a interação social e a capacidade de percepção. Os pais podem escolher um quebra-cabeça que envolva os filhos não apenas no âmbito da idade, mas também no quesito interesse do que ele ficará feliz ao ver pronto. 

Que tal desafiá-lo para tentar montar um mais complexo com a ajuda deles? Assim, você pode pendurar na sua parede como uma lembrança desse bom momento de descontração.

2. Culinária em família

A Semana das Crianças na quarentena pode ser inteirinha de comidinhas que elas gostam, que tal? 

E mais especial que isso, existem receitas que podem ser feitas até por crianças pequenas com o auxílio dos pais, e se a criança for “maiorzinha”, ou mesmo adolescente, aumentar a complexidade da receita será super legal! 

É uma atividade prazerosa entre família e auxilia a criança a desenvolver mais independência, paciência e uma habilidade útil. Tudo-de-bom! 

3. Artesanato

O artesanato é uma atividade milenar! Não existe criança que não se interesse por produzir algo, principalmente as mais pequenas. Uma dica para o Dia das Crianças é montar uma “oficina de artesanato” com materiais recicláveis como: garrafas pet, rolos de papel higiênico, tampinhas, copos plásticos, cabides, páginas de revista, CDs, botões, entre outros. A ideia dessa atividade é que os adultos orientem os pequenos sobre o que fazer com os materiais, para que eles possam confeccionar coisas divertidas, que sirvam de decoração ou que sejam úteis, até que consigam ter consciência e independência para criar livremente.

Ao fazer artesanato com as crianças, além de ser ótima para ocupar o tempo na pandemia, atividades manuais como essa trazem uma série de benefícios: 

  • estimulam a concentração, a disciplina e a imaginação; 
  • desenvolvem a capacidade cognitiva e a coordenação motora; 
  • despertam a criatividade e aguçam a curiosidade.

Aproveite e leve essa ideia para além da quarentena! ;)

4. Hortinhas 

Você tem uma casa com quintal

Ótimo! Ele será útil para a próxima dica de atividade na Semana das Crianças

Não tem? Tudo bem, vamos improvisar! 

A ideia criar uma hortinha junto com as crianças, na qual podem ser plantadas sementes, raízes ou mudas. 

Se você tem uma casa com quintal, é possível separar um espaço diretamente no solo para esse plantio. Por outro lado, para apartamentos, você pode fazer essa hortinha em vasos e usá-la de forma vertical ou até suspensa. Para isso serão necessários pacotinhos de sementes ou sementes tiradas diretamente de frutas e legumes. Podem ser utilizadas também raízes de verduras e mudas de plantas. Algumas das opções precisarão ser cultivadas primeiramente com água, e depois plantadas. Faça junto com a criança todas as etapas, a ideia é passar pequenas informações sobre a origem dos alimentos e a importância de cuidar da natureza: consciência alimentar e ambiental.

5. Desafio com balões

Esta atividade é uma junção de duas brincadeiras: tiro ao alvo e a brincadeira conhecida como “verdade ou desafio”. Como ela funciona: pais e filhos atiram dardos (que podem ser uma versão improvisada de lápis com alfinete colado na ponta)em balões que estão colados em uma superfície lisa (pode ser uma parede). Dentro de cada balão há um bilhete, que pode ter um prêmio ou um desafio ao participante.

Dica de ouro: a quantidade de balões importa para a brincadeira durar, quanto mais balão mais tempo. Se seu objetivo é ocupar o tempo ocioso da quarentena, por que não preencher uma parede inteira com balões? 

Os pais escolhem os desafios que irão colocar nos bilhetes, ou seja, não deixe de levar em consideração a idade das crianças envolvidas. Tudo é capaz de resultar em uma brincadeira divertida, que alivia o estresse do isolamento social, e além disso, trabalha a coordenação motora, o equilíbrio e melhora a concentração.

6. Confeccionando slimes

Tenho certeza que você já ouviu falar do slime, principalmente se você tem criança em casa. É aquela famosinha geleca grudenta que voltou a “ficar em alta”! 

Essa é uma boa brincadeira para fazer com os pequenos: confeccionar slimes!!!

Os materiais necessários são bem simples, você basicamente só irá precisar de papel higiênico, água, açúcar, farinha de mandioca e corante para fazer o “preparo”.

Na Semana das Crianças, faça essa atividade com seu filho (a), vocês pode fazer várias “gelecas” com cores diferentes. O resultado será bem pegajoso, mas muito divertido. Com certeza as crianças ficarão brincando com esses slimes por dias e dias!

7. Guerra de balões d’água

Para finalizar, eis aqui uma brincadeira de criança que quase todo brasileiro já participou: isso mesmo que está no título, guerra de balão d’água. Além de ser uma brincadeira refrescante para fazer em família na quarentena, a diversão será garantida. E mais, você pode até re-lembrar de momentos especiais de sua infância e compartilhar com seus filhos. 

Encha balões com água e faça uma “guerra de balões” num dia quente da Semana das Crianças. Quem acertar mais balões no outro vence e ganha um prêmio no final.

Dica: existem recursos que permitem encher um grande número de balões com água mais rapidamente, porém se você não os possui, dá para fazer isso de forma manual mesmo. Após isso, é só se entregar para a guerra. Não esqueçam de trocar as roupas tradicionais por roupas de banho, porque elas irão molhar. 

O UP Consórcios deseja um Feliz Dia das Crianças à todos!