Tudo o que você precisa saber antes de contratar um seguro para o seu carro

17/03/2022

Imagem blog

Tudo o que você precisa saber antes de contratar um seguro para o seu carro

Este artigo é especialmente para as pessoas que acreditam ser difícil contratar um seguro para carro, e que o processo é bem complicado e repleta de detalhes. Mas a verdade é que, tendo conhecimento do que você precisa, tudo se torna muito mais fácil. 

Confira!

Como contratar um seguro para seu carro: Como a cotação do seguro é feita?

Antes de você fechar o contrato com qualquer corretora, é essencial fazer bastante pesquisas relacionadas a valores e realizar a cotação do seguro para carro que deseja contratar. Afinal, todo cuidado é importante para escolher o melhor serviço.

O valor dos produtos que são oferecidos tendem a variar bastante. Porém, o que pode influenciar na variação dos preços de seguro para carro? Listamos alguns tópicos referentes a essa questão, como:

E não vai achando que as questões não têm variáveis, pois elas existem, viu? 

O motivo está diante de que, uma seguradora é mais confiável que a outra, um seguro possui mais coberturas adicionais que o outro, a franquia pode aumentar ou reduzir, e assim por diante. Fazer cotações é fundamental, até porque, é onde você vai poder encontrar maior compatibilidade conforme as suas necessidades.

É possível economizar na contratação do seguro?

A resposta é sim. Economizar é possível frente às coberturas que você vai escolher. Na hora da cotação, muitas opções serão oferecidas e você pode fazer uma combinação que atenda às suas necessidades para chegar ao valor final ideal antes de contratar seguro de carro

Como funciona a franquia de um seguro para carro?

Para descomplicar, se acontecer algum incidente que vá trazer um prejuízo inferior a esse valor, é sua responsabilidade (e não da seguradora) arcar com as despesas. Por outro lado, se o valor supera a franquia, você irá arcar com ela e a seguradora, com a diferença. Ou seja, quanto maior é o valor que fica na sua responsabilidade, mais barato fica o seguro para carro

Mas fique atento, como as seguradoras oferecem diferentes tipos de franquia, é bom que você saiba suas diferenças, nesse sentido, aqui vai uma dica: sempre peça explicação sobre cada tipo oferecido (Franquia básica, ampliada, reduzida e isenta).

Tudo o que você precisa saber antes de contratar um seguro para o seu carro

Como funcionam as coberturas de um seguro para carro?

Para além da franquia de seguro para carro, as coberturas também são responsáveis por influenciar no valor do seu seguro. Em resumo, a cobertura corresponde às situações de proteção do segurado.

São disponibilizadas em caso de danos ao veículo, indenização integral (caso de perda total), danos a terceiros e acidentes pessoais de passageiros. Também há as coberturas adicionais, que são acordadas no ato da contratação do seguro para carro.

Quando acionar o seguro para carro?

Após ler todo esse conteúdo e ainda estar com dúvida, tenho algo para te dizer: é preciso que você entenda que o seguro para carro é um investimento. Então atente-se.

Uma outra dica é que você utilize seu seguro somente quando necessário. Não o acione logo no primeiro momento, tente ver qual o risco e problema, pense com firmeza e clareza, e, se for algo realmente necessário, chame a prestadora de serviços, mas se der pra resolver sozinho, melhor ainda. 

Antes de acionar o seguro, é essencial agir com inteligência, afinal, pode ser bastante econômico por 2 motivos simples: primeiro, por não usar seu seguro para carro à toa. O outro, é porque a cada ano que você renova o seguro para carro sem sinistro, avança uma categoria e, com isso, você ganha bônus.

Não renove o seguro sem cotar!

Essa é uma dica muito importante. Não importa o tempo que você está com a sua corretora ou seguro, é muito importante que você sempre faça cotação e verifique o melhor preço. 

Por que? 

Simples. Os valores dos seguros para carros podem mudar muito de um período para outro.

Quando você faz a cotação, é possível ter uma ideia geral do valor do seu seguro e compreender se ele está mais caro ou mais barato. Por outro lado, você pode conseguir outro, com coberturas adicionais, pelo mesmo valor que pagaria na renovação do seu.

Qual carro você quer comprar? Faça um UP Consórcio de Carro!

Agora se você ainda deseja comprar ou trocar de carro, Ao optar pelo consórcio de carros, você também se livra da entrada e de diversas burocracias. São várias opções de créditos, prazos e parcelas. E depois de contemplado você pode escolher a marca e modelo que quiser, seja ele novo ou seminovo. 

Para começar, você também pode fazer uma simulação de consórcio de carro, inserindo o valor do bem e a quantidade de parcelas que deseja pagar. Para automóveis, os planos são de 50, 60, 70 ou até 80 meses. As cotas são distribuídas nas assembleias todos os meses, com quantidade depender de quanto o saldo do grupo permitir. 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 


Até a próxima!