Tudo o que você precisa saber sobre a Assembleia de Consorcio UP

17/03/2022

Imagem blog

Tudo o que você precisa saber sobre a Assembleia de Consorcio UP

O acesso ao consórcio possui um caminho simples. Basta: 

  1. Juntar dinheiro;
  2. Pagar uma pequena Taxa Administrativa;
  3. Ao fim das parcelas, receber a Carta de Crédito para adquirir seu produto.

Caso você já conheça todas as vantagens do consórcio, e já se convenceu a participar dessa dinâmica, é importante saber como funciona cada etapa.

Neste artigo vamos te apresentar tudo o que você precisa saber sobre assembleia de consórcio. Melhor, finalizaremos este conteúdo esclarecendo como funciona a assembleia do UP Consórcios


Vamos lá!


Leia também: É possível mudar o valor da carta de crédito?

O que é Assembleia de Consorcio?

Ao optar por um plano de consórcio, você passa a fazer parte de um grupo com um interesse em comum: o pagamento parcelado para aquisição de um bem. Uma administradora de consórcios fica responsável por administrar o dinheiro das mensalidades, cuidar da saúde financeira do grupo, assessorar os participantes desde a adesão até a compra e quitação.

Para que todos os participantes estejam acompanhando as regras e as decisões importantes do grupo, a administradora realiza assembleias de consórcio. Normalmente tratam-se de reuniões mensais, mas também podem ocorrer em frequências diferentes, dependendo do que for acordado em contrato.

Ao fechar o número mínimo de participantes, a assembleia inaugural já deve ser feita. Nesse primeiro encontro, todos recebem as orientações básicas para a participação no consórcio. O cronograma de outras reuniões pode ser apresentado nesse primeiro momento. Há dois tipos principais de assembleia, sendo elas: 

Assembleia ordinária

Esses são os encontros realizados com frequência, correspondendo ao que está dentro do calendário estabelecido pela administradora. Tratam-se de reuniões mensais, basicamente para divulgação das cotas contempladas por sorteio e apuração dos lances ofertados.

Assembleia extraordinária

Além dos encontros que são mensais, é possível que haja a convocação de uma assembleia extraordinária. São reuniões são mais raras, afinal, só ocorrem quando há assuntos urgentes que não podem esperar a data da próxima assembleia mensal.

Isso acontece caso seja necessário realizar uma mudança nas regras do grupo ou, por outro lado, a necessidade de discutir a prorrogação de algum prazo. Pode ocorrer também caso o objeto do contrato precise ser substituído (isso ocorre quando um automóvel tem sua produção descontinuada, por exemplo, e nesse caso outro deve ser escolhido).

Como a assembleia extraordinária tem como intuito tratar imprevistos, essas reuniões não têm uma frequência correta para acontecer. Para garantir os direitos do participante, a administradora de consórcio deve convocar a todos com antecedência de, pelo menos, oito dias úteis.

Qual é o objetivo da Assembleia de Consorcio?

As assembleias existem para garantir a transparência das informações e manter o grupo ciente de tudo o que diz respeito ao consórcio. São tratados desde assuntos administrativos e burocráticos até a divulgação dos contemplados, seja através de sorteio ou por lance.

Sorteio

Os integrantes de um grupo de consórcio, desde que adimplentes, participam de sorteios mensais, onde todos concorrem com seu número da cota. Qualquer sorteio deve ser realizado na assembleia, para que não haja dúvidas sobre a integridade do processo.

A frequência e o número de contemplados a partir do sorteio dependem do que for estabelecido em contrato. A administradora de consórcio pode basear-se no procedimento da Loteria Federal ou definir o seu próprio método.

Mas atente-se: o participante só pode ser contemplado se estiver em dia com as prestações. E é essencial lembrar que o sorteio não dispensa o comprador de continuar pagando as mensalidades normalmente.

Lance

O lance é uma opção para quem deseja adiantar a compra do bem ou a contratação do serviço sem precisar contar com a sorte. O lance é um adiantamento de parcelas onde, todos os meses, alguns participantes ofertam um valor em percentual da carta de crédito e os consorciados que fizerem as maiores ofertas serão os contemplados, tendo assim o c rédito liberado para uso.

Essa informação deve ser dada antes da assembleia ordinária para que a administradora de consórcio possa coordenar esse processo e identificar o maior lance. Os lances ofertados são secretos e nenhum cliente tem informação de lance de outro.

Nesse caso, o valor do lance é abatido integralmente reduzindo o prazo do plano ou diminuindo o valor das parcelas vincendas. Lembrando que o lance só é pago se o consorciado for contemplado. Do contrário, a oferta é descartada e o consorciado pode repetir a oferta no mês seguinte. Em caso de lances iguais, a administradora tem um critério de desempate geralmente usando o número de cota que mais se aproxima da sorteada. Para ser contemplado, também é necessário estar em dias com as mensalidades.

Leia mais: Tire suas dúvidas sobre a oferta de lance no consórcio

Como a Assembleia de Consórcio impacta na experiência dos consorciados?

É interessante estar atento às assembleias, principalmente se você está ofertando lances, assim acompanha os percentuais geralmente ofertados.

Sabemos que nem todos têm disponibilidade de tempo para comparecer a reuniões mensais, diante disso, algumas administradoras já trabalham com assembleias online ou gravam e disponibilizam o conteúdo na internet para facilitar para aqueles que não podem (de fato) participar. Se você tem preferência por essa facilidade, cheque a possibilidade com a administradora de consórcios.

UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

UP Consórcios surge para desmistificar os questionamentos sobre o modelo tradicional de consórcio e possibilitar uma modalidade de crédito justa e acessível. Trata-se de um consórcio digital feito para você realizar aquilo que sempre esteve em seus planos e criar memórias inesquecíveis. 

O sorteio do UP Consórcios de Viagem é feito pela Loteria Federal e determina mensalmente as cotas contempladas nos grupos em andamento.

No UP Consórcios  você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Com o UP Consórcio você tem acesso a planos de até 40 meses, para consórcio de serviços, e outros planos para consórcio de imóvel e consórcio de automóvel. Concretize agora o que sempre quis alcançar. Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 

Até a próxima!