10 motivos para fazer um consórcio de carros

17/03/2022

Imagem blog

10 motivos para fazer um consórcio de carros

Comprar um carro é muito mais do que adquirir um bem, é ter mais liberdade, otimizar seu tempo e auxiliar amigos e familiares com caronas (isso certamente irá acontecer). Se você ainda tem dúvidas sobre o consórcio ser um bom investimento, esqueça as inseguranças. Hoje, o consórcio é a melhor alternativa para conquistar bens em meio à crise.

Nem sempre temos uma boa quantia em dinheiro para pagar à vista um bem de alto valor, como um carro. Agora, já pensou se você pudesse parcelar o valor total do bem, com um valor de parcela que estivesse adequado às suas possibilidades financeiras e sem pagar nada de juros por isso? 

É o que acontece quando você faz um UP Consórcios para comprar um carro!

10 Motivos para fazer um consórcio de carros

Sem mais historinhas e delongas, vamos direto ao assunto: um consórcio é formado por um grupo de pessoas com um interesse em comum, que  se reúnem para poupar dinheiro com o objetivo de adquirir um bem ou serviço. 

Os consorciados pagam as parcelas estabelecendo uma espécie de fundo comum, e assim promovem o autofinanciamento. Todos os meses, um ou mais participantes são contemplados e têm acesso à carta de crédito para realizar sua aquisição. Além disso, há a possibilidade de aumentar suas chances de contemplação através do lance de consórcio, que nada mais é que  um valor ofertado como antecipação das parcelas do consórcio.

1. Parcelas facilitadas

Grandes feitos não acontecem do dia para noite, porque aqui ninguém vive em um conto de fadas, infelizmente. Mas, o que podemos confirmar é que o consórcio é um facilitador para suas conquistas, afinal, ele oferece a possibilidade de construir patrimônio a médio e longo prazos por meio do pagamento de parcelas flexíveis.

 No consórcio, outra vantagem que merece destaque é que o consórcio é utilizado como modalidade de crédito, mas sem as cobranças praticadas pelo financiamento. Diante disso: adeus juros na vida! Adeus Bancos!

Esse é um diferencial em relação às parcelas de um financiamento: ao final os juros costumam dificultar a construção de um patrimônio pelos jovens, sobretudo aqueles que estão começando. A matemática aqui é simples: quem comprou o primeiro automóvel pagando 3 carros ao banco, deixou de comprar dois! 

2. Custos mais baixos para bens de grande valor

Outra questão recorrentemente a favor do consórcio é o fato de ele oferecer bens de valor mais alto a custos menores. 

De modo geral, para muita gente, a única forma de conquistar um bem de alto valor, como um carro, é através do financiamento. Porém, sabemos muito bem que os custos de um financiamento nem sempre são compatíveis com a renda do brasileiro (basta considerar outros compromissos financeiros).

Para comprovar este cenário, basta comparar o CET de um financiamento imobiliário com os custos totais de um consórcio. Independentemente do sistema de amortização escolhido (SAC, Price, SAM), os custos do consórcio serão bem menores. O motivo está diante da realidade de que o máximo que o consórcio cobra é a taxa de administração, diluída ao longo de todo o prazo do plano.

3. Caminho mais rápido para aquisição do bem

O consórcio é considerado um investimento a médio ou longo prazo, e apesar disso,  é o caminho mais rápido para construção de um patrimônio. Considere, por exemplo, o tempo necessário para juntar certa quantia de dinheiro para comprar um carro à vista — ele pode levar muitos anos e, durante esse período, o bem pode aumentar de valor. Por outro lado, poupar sozinho sempre requer uma disciplina que exige rigor. A verdade é que, muitas vezes, torna-se necessário mexer no dinheiro que está sendo economizado, e isso aumenta o tempo de espera para a aquisição do bem.

O consórcio é a maneira mais eficaz de conseguir um bem. Trata-se de algo como uma poupança turbinada, mas com a diferença de que é bem mais segura, já que você não guarda o dinheiro por conta com o risco de precisar usar na hora do aperto. Você possibilita que a  administradora gerencie o capital e garanta sua atualização, ou seja, a carta de crédito é reajustada para garantir o poder de compra do consorciado.

Além disso, pode-se considerar uma contemplação antecipada por meio de sorteios e lances.

10-motivos-para-fazer-um-consorcio-de-carros

4. Segurança

O consórcio é um investimento seguro, regulamentado pelo Banco Central. O importante é certificar-se de que a administradora está credenciada para realizar o negócio (no próprio site do Banco Central).

Por conta da desvalorização da caderneta de poupança, o consórcio tornou-se a maneira mais segura de poupar e aumentar seu patrimônio. O dinheiro fica bem guardado durante todo o processo, passa por reajustes e, ao final, o consorciado vai receber sua recompensa na forma do bem almejado.

Por outro lado, é essencial saber também que a carta contemplada, porém não utilizada, fica em um fundo de investimento de curto prazo, oferecendo rendimentos mensais. A grande sacada aqui é que o consorciado tem rendimentos sobre o crédito contratado, ou seja, se ele foi contemplado em uma carta de 200 mil, por exemplo, e pagou apenas 40 mil reais, ainda assim os rendimentos são sobre o crédito disponível. Imagine tirar aqueles 40 mil investidos em um fundo, usar como lance em uma carta de 200 mil e passar a receber rendimentos sobre os 200 mil? Ainda acha que consórcio não é investimento?

Dessa maneira, o que acontece no consórcio é isso: é possível poupar e receber o dinheiro poupado ao final de tudo, seja na forma de um bem, seja na forma de dinheiro (apenas a taxa administrativa não é devolvida).

5. Menos burocracia

No geral, uma coisa que os jovens detestam é depender de um processo burocrático. Com o consórcio não existe isso. Não há burocracia no momento da adesão. Durante o período de consórcio, ele poderá até trocar de carta de crédito: caso sinta que as parcelas pesam demais em seu orçamento, a opção é uma carta de crédito mais barata. Podendo até vendê-la para outro consorciado ou pessoa interessada.

Após ser contemplado, ele poderá escolher o bem que quiser dentro da categoria do grupo escolhido, optar por um modelo mais barato de carro ou mais caro (completando a diferença). 

6. O investimento é colaborativo

A prática do consórcio está inserida na lógica que chamamos de economia colaborativa. Ou seja, as regras são transparentes e todos os envolvidos contribuem, juntos, para seus objetivos em comum serem realizados.

Como o consórcio é colaborativo, cada pessoa passa a utilizar o valor que as outras investiram e, a partir disso, possui um compromisso maior com o grupo. Aqui, é importante ressaltar que, em caso de não pagamento, sua cota pode ser cancelada e você não participará mais das assembleias. 

7. Consumo responsável

Além de colaborativo, o consórcio tende a estimular o consumo responsável, uma vez que você passa a agir de maneira mais estratégica com o seu dinheiro, adotando medidas de planejamento em seu orçamento pessoal.

Como o consórcio é uma compra planejada e que a qualquer momento, seja por lance ou sorteio, você é contemplado, seu poder de negociação aumenta, afinal, você poderá comprar à vista para fechar o negócio. Além disso, é possível personalizar seu investimento, com o valor do crédito e o tempo de contribuição.

8. Valores atualizados

Ao fazer um consórcio para comprar máquinas agrícolas, você não corre o risco de perder seu poder de compra com o tempo, afinal, o valor do crédito é atualizado com frequência.

9. Opção de escolha com a carta de crédito

A carta de crédito pode ser usada para a compra de qualquer maquinário e equipamento. 

Caso o equipamento desejado seja mais caro que o valor disponível, é possível complementá-lo com recursos do próprio bolso ou comprar mais de uma cota para aquisição do mesmo bem. Se acontecer o contrário e o equipamento estiver barato, o restante da carta pode ser utilizado para abater as parcelas que ainda restam.

10. UP Consórcios é ideal para suas conquistas!

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon, seu maior objetivo é fazer com que cada vez mais pessoas atinjam seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da poupança. Com o UP Consórcios você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre