5 Curiosidades sobre o Consórcio de Moto

17/03/2022

Imagem blog

5 Curiosidades sobre o Consórcio de Moto

O consórcio de moto é uma das opções mais seguras, fáceis e econômicas para quem não tem dinheiro para comprar ou começar a financiar.

Já que comprar moto é um objetivo desejado por muitos, pois é tanto um ativo para o trabalho quanto uma forma rápida e econômica de se exercitar.

Além disso, as motocicletas são muito úteis, especialmente em grandes cidades com tráfego muito intenso.

Confira as principais informações e curiosidades sobre o Consórcio de Motocomo funciona, prós e contras – antes de escolher esse tipo de crédito para comprar seu veículo.

Como funciona o Consórcio de Moto?

Como qualquer outro tipo de consórcio, o consórcio de motos deve ser administrado por uma empresa certificada e fiscalizada pelo banco central, dando total segurança para tal crédito.

Pensando nisso, a gestora formará grupos de pessoas interessadas em comprar uma motocicleta para criar um caixa a partir do pagamento de uma mensalidade.

O saldo desse dinheiro é usado para garantir a carta de crédito que os acionistas receberão quando receberem o prêmio.

Como faço para fazer parte de um consórcio de moto?

Antes de tudo, você deve procurar uma empresa no mercado que seja reconhecida, preferencialmente. Depois disso, pesquise o valor da carta de crédito que corresponde ao valor da moto que deseja comprar.

A partir desse momento, analise o plano de pagamento e verifique se ele é compatível com sua vida financeira.

O parcelamento deve ser compatível com o seu orçamento, pois manter as parcelas em dia é um critério básico para receber a carta de crédito.

Há duas formas de ingressar em um consórcio de moto: formar um grupo do zero - um grupo que ainda está sendo formado - ou comprar uma participação em um grupo que já esteja em andamento.

A seguir, conheça as duas maneiras de participar.

Grupo em formação

É o grupo que ainda não está fechado e encontra-se inativo. A empresa administradora está reunindo pessoas para participar e a contemplação dos consorciados começa a acontecer depois de um prazo determinado.

Grupo já formado

É o grupo que já está em andamento, ou seja, está ativo. Nele, é possível obter dois tipos de cotas: 

  • Cota vaga: aquela que ainda não foi comprada e é disponibilizada pela administradora.
  • Cota de transferência: esse tipo de cota é adquirida diretamente com o atual cotista (consorciado). Sendo assim, o comprador assume de forma integral os direitos e obrigações que regem o contrato.

Como vou pagar as parcelas do Consórcio de Moto?

Após a assinatura oficial do contrato de adesão, o novo consorciado recebe os documentos e pode parcelar.

Esses bilhetes contêm algumas informações gerais sobre o grupo, como o número de pessoas sorteadas no mês passado.

Lembre-se, desde que você tenha tratado tudo diretamente com a empresa que administra seu consórcio de motocicletas, não precisa pagar nenhum valor para fornecer taxa de inscrição ou taxa de adesão.

O que acontece se houver atraso nos pagamentos?

Quando um consorciado atrasa o parcelamento, perde o direito de participar do sorteio e oferecer lance para assim receber sua carta de crédito.

Para recuperar esses direitos, é necessário recuperar os atrasos nos pagamentos, bem como pagar multas e juros contratuais.

Como as cartas de crédito são entregues?

Os acionistas podem receber cartas de crédito para comprar moto no encerramento do grupo por sorteio, lances ou como último recurso.

Sorteio

Os sorteios são realizados em reuniões mensais e todos os participantes têm parcelas atualizadas.

Portanto, em determinados dias, é plotado o número de cotas esperadas.

Lance

Se um consorciado não quiser contar apenas com a sorte, ele pode optar por oferecer um lance, que acontece durante o encontro.

Os membros do consórcio vencedores são aqueles com os maiores lances, o que corresponde à expectativa de um determinado número de parcelas.

Portanto, quanto mais parcelas um acionista puder esperar, maiores serão suas chances de ser considerado.

Encerramento

Por fim, os consorciados que não receberam carta de crédito por meio do sorteio e não deram lance, receberão uma carta de crédito ao final do grupo do consórcio.

Como a aquisição foi tranquila e não houve muita burocracia, muitos optaram pelo consórcio para comprar sua primeira motocicleta ou até mesmo substituir a que já possuíam.

Conheça 5 curiosidades sobre o Consórcio de Moto

Planejamento de compra

Adquirir um bem durável, como uma motocicleta, que provavelmente durará muitos anos, requer um bom planejamento.

Embora as motocicletas sejam geralmente mais baratas que os carros, elas também incorrem em custos que são um pouco relevantes para os orçamentos individuais e até familiares.

Com isso em mente, os compradores podem planejar suas compras por meio de consórcio de moto, em vez de financiamentos ou empréstimos.

Ao participar de um grupo, os membros do consórcio podem pagar em parcelas regulares, aguardando o recebimento antecipado das motocicletas por meio de sorteio ou lance.

Economia na aquisição

Em geral, os veículos sofrem com a depreciação dos preços. O simples fato de você sair da concessionária com um carro ou moto novinho já significa uma queda no valor.

Se você fizer um empréstimo para comprar uma motocicleta, poderá pagar o dobro ou até o triplo do valor original na maioria dos casos devido aos juros embutidos.

Então, tudo isso somado à depreciação natural do veículo resultará em perdas muito significativas no médio e longo prazo.

Por outro lado, se a mesma aquisição for feita por meio de consórcio de moto, não haverá incidência de juros, mas haverá cobrança de taxa de administração.

Essa taxa é um valor cobrado pela empresa administradora para gerenciar o grupo e assegurar que as entregas dos bens sejam efetuadas.

3) Prazos maiores para pagamento

Uma das grandes vantagens do consórcio de moto é que os membros do grupo podem escolher o momento mais adequado para adquirir os itens. O prazo pode variar entre 36 até 80 meses.

Com isso, os consorciados podem escolher o plano que mais se adequa à sua situação financeira, de modo que as compras programadas não afetem seu orçamento pessoal ou familiar.

4) Investimento de longo prazo

Mesmo com a possibilidade de oferecer lance, o consórcio continua sendo um investimento de longo prazo.

Então, se houver um grupo de pessoas envolvidas, é fato que uma delas será a última a ser beneficiada.

Portanto, na pior das hipóteses, o consorciado só poderá receber sua motocicleta ao final do prazo estipulado no contrato.

No entanto, se você está com pressa para comprar uma moto, seja para fugir do transporte público ou ir trabalhar, por exemplo, um consórcio pode não ser uma boa opção.

5) Parcela variável

No financiamento, as parcelas são fixas pela duração do contrato, enquanto no consórcio de moto as parcelas podem variar.

Além de antecipar o valor do item, esta seção também acompanha as mudanças no preço do item.

Essa mudança pode aumentar ou diminuir. No entanto, se, por exemplo, ocorrer um reajuste de 10% sobre o valor da motocicleta, os valores de parcelamento e liberação esperada seguirão o mesmo percentual.

Afinal, vale a pena contratar o consórcio de moto?

A contratação de um consórcio de motos vale a pena se você deseja pagar parcelas menores do que o financiamento e não tem pressa para comprar uma moto.

Além disso, esse tipo de crédito pode ser uma opção muito interessante para quem tem dinheiro para comprar à vista, mas quer manter reservas para outras despesas.

Ainda assim, outro perfil que normalmente busca um consórcio é aquele que quer fazer compras futuras, mas não consegue economizar. Com o consórcio, ela fez uma espécie de “poupança forçada”, aumentando suas reservas aos poucos.

Então, para quem tem algum perfil de comprador, o Consórcio de Moto vale a pena. Nesse caso, só você pode responder se essa é a melhor forma de comprar uma moto.

UP Consórcios está aqui para te ajudar a tirar esse objetivo do papel, então que tal começar por uma simulação no UP, tire todas as suas dúvidas e dê um UP!