Se você tem dificuldade para se programar para uma grande compra ou para cumprir com os seus pagamentos mensais, veja como controlar as finanças de maneira eficiente.
Para você, organizar e controlar as finanças é um desafio? Saiba que não está sozinho. Saber administrar o próprio dinheiro não é um ensinamento frequente, e por conta disso, muitos brasileiros acabam se afundando em dívidas.
Se este é o seu caso, então, as nossas dicas de hoje podem te ajudar. Dito isso, confira algumas práticas que podem ajudar a controlar as finanças da melhor forma.
Dicas de como controlar as finanças no dia a dia
Ter um controle financeiro é a melhor opção para qualquer pessoa, mas em especial aquelas que já tiveram ou estão com problemas de dinheiro. Se você está com uma dívida muito grande e por conta disso não consegue investir no seu próprio patrimônio, chegou a hora de mudar.
Saiba como controlar as finanças no dia a dia e de que forma esses novos hábitos vão te ajudar a crescer o atual patrimônio.
Qual o seu orçamento?
O primeiro passo para controlar as finanças é ter ciência da movimentação do seu dinheiro. Ou seja, quanto você recebe e quanto de dívida precisa pagar? Quais são os seus pagamentos necessários no mês?
Comece organizando (em um papel ou planilha) todos os seus gastos, desde os fixos até os variáveis para saber o valor necessário que precisa ter no mês. Após realizar esse mapeamento de contas, saiba se o seu salário atual comporta todos esses gastos.
Em caso positivo, continue assim, mas se a resposta for não, comece cortando gastos que não pode se comprometer neste momento. Comece com coisas pequenas, como uma das plataformas de streaming ou de aplicativos que usa pouco.
Estabeleça um objetivo para economizar
A maioria das pessoas que começa a poupar dinheiro não tem a mínima noção de quanto deseja juntar e o que vai fazer com o valor. Essas duas informações são primordiais para que você consiga ter foco.
Saiba quanto se juntará por mês e qual o valor que precisa chegar ao final do ano. Além disso, coloque uma destinação para esse dinheiro, como uma viagem, uma festa ou como uma reserva de emergência.
Limite e diminua os seus gastos mensais
Por incrível que pareça, nem todos os gastos que você tem hoje são realmente necessários. Alguns deles podem ser diminuídos ou até mesmo eliminados do seu planejamento mensal.
O principal exemplo disso é a contratação de diversas plataformas de streaming, assinaturas em sites e afins. Tudo isso pode ser reduzido até chegar a um limite financeiro que você consiga pagar as contas fixas e se divertir no final do mês com alguma programação cultural.
Evite gastos que são nitidamente desnecessários
Não existe exemplo melhor para demonstrar como alguns gastos são desnecessários como a compra de roupas sem um evento marcado. Se você não tem nenhum compromisso ou evento agendado e mesmo assim compra roupas novas, saiba que isso pode estar te prejudicando na hora de controlar as finanças.
Evite comprar coisas por impulso. Na verdade, além de a pesquisa de preço ser uma opção interessante para quem quer economizar, isso faz com que você avalie a necessidade da compra.
Antes de adquirir um novo bem ou pagar por um serviço, reflita sobre a necessidade ou não dessa prática. Com o tempo, o seu poder de avaliação sobre isso se tornará natural, conseguindo ponderar certas atitudes.
Leia também: Como economizar na compra online
Precisa adquirir um bem ou serviço de alto valor? Confira bem as opções
Se você precisa adquirir um carro, imóvel, pagar pela viagem internacional ou uma festa de casamento, saiba que nem sempre compensa financiar ou pedir um empréstimo. Essas opções de compra podem colocar em risco todo o planejamento financeiro que você fez.
Afinal, ambas as opções incluem taxas muito altas de juros, o que aumenta a sua dívida com os bancos. A melhor opção para esse tipo de aquisição é o consórcio, que não tem taxa de juros e taxa de adesão.
Isso sem contar que participar de um consórcio é fácil demais, bastando comprar uma cota e pagar as suas parcelas do mês em dia. O consórcio é uma compra planejada, ou seja, a melhor alternativa para aqueles que estão colocando em prática melhores hábitos de como controlar as finanças.
Confie no UP Consórcios, o melhor consórcio digital
Em razão dos benefícios do consórcio e da possibilidade de controlar as finanças, essa é a melhor maneira de adquirir um bem ou serviço de alto valor, como a compra de um veículo, imóvel, máquinas agrícolas, viagens, cirurgia plástica e muito mais após receber a sua carta de crédito contemplada.
Porém, você já sabe qual a administradora ideal para ter como aliada? Confie no UP Consórcios.
O UP Consórcios é 100% digital, economizando seu tempo e agilizando a sua participação em um grupo. Além disso, nós oferecemos condições especiais, como taxa zero de administração até a contemplação e sem juros.
Então, acesse o nosso site e saiba como é possível comprar o seu novo bem ou serviço dos sonhos!