Quer controlar as finanças e comprar bens de alto valor? Tem um caminho seguro, confira!

17/03/2022

Imagem blog

Quer controlar as finanças e comprar bens de alto valor? Tem um caminho seguro, confira!

Se você já fez alguma pesquisa para comprar algum bem de alto valor, seja um carro, imóvel ou um serviço como reforma, cirurgia plástica e intercâmbio, sabe que exige um investimento considerável… ou seja, uma grana boa! 

Por conta disso, o primeiro passo para alcançar essa conquista é controlar as finanças. Mais que isso, organizar um planejamento de finanças e colocá-lo em prática. 

Como controlar as finanças para comprar bens de alto valor? 

Controlar finanças, primeiramente, exige que você saiba qual o seu orçamento mensal, após isso, é necessário controlar gastos em uma planilha e calcular mensalmente quanto sobra. Feito isso, é possível direcionar a um grande objetivo: comprar bens de alto valor.

Na teoria é isso, mas a prática envolve outros aspectos fundamentais, que vamos te mostrar logo menos…

Basicamente, é com base nesse controle que você conseguirá estabelecer qual a sua meta de valor a ser poupado todo mês para fazer a sua compra. Esteja sempre atualizado sobre as suas finanças, se você perceber que está tendo dificuldades para atingir a meta, não se preocupe: tenha calma e analise suas finanças novamente. Se for preciso, cortar outros gastos para atingir a meta ou, se necessário, o legal é reavaliar o objetivo desejado.

Ainda vale investir com a Poupança?

Na hora de ter mais segurança financeira, o melhor é investir. Atualmente, muitos brasileiros ainda optam pela poupança, afinal,  esse é um dos investimentos mais populares do Brasil. Geralmente, todos os bancos oferecem essa opção, mesmo que algumas fiquem vinculadas à conta corrente que o cliente já tem.

Mas a pergunta é: por que o brasileiro continua investindo na poupança, sabendo que a rentabilidade é baixa? A resposta se resume em três motivos: 

  • não há dúvidas sobre o funcionamento e a rentabilidade;  
  • a aplicação é segura e sem burocracia; 
  • oferece liquidez e facilidade de sacar o dinheiro em casos de  necessidade.
quer-controlar-as-financas-e-comprar-bens-de-alto-valor-tem-um-caminho-seguro-confira

Por que o Consórcio é uma Poupança Turbinada?

Tanto na poupança quanto em qualquer outro tipo de investimento, o investidor tem que esperar até acumular o valor total para então efetuar a compra. Alguns usam a poupança para guardar o suficiente para a entrada em um financiamento convencional. 

No entanto, uma alternativa de crédito se destaca: "poupança turbinada". É como o consórcio vem sendo chamado entre os usuários do sistema. O consórcio é uma modalidade de crédito e poupança amplamente conhecido pelo brasileiro que reúne, em um único produto, muitas possibilidades:

Ferramenta de poupança: um apelido carinhoso adotado pelos consorciados têm sido “boleto do bem”, ou seja, aquele pago todos os meses para um sonho ou objetivo a ser conquistado. É uma forma de blindar a meta;

Modalidade de crédito: quem entra em um consórcio com pressa em liberar o dinheiro, pode ofertar um lance com percentuais próximos ao que seria a entrada no financiamento;

Produto de investimento:  oferece rentabilidade da carta contemplada e atualizações anuais do crédito.

O UP é a verdadeira poupança turbinada porque além de todas as vantagens do consórcio tradicional, traz diferenciais que não existem em nenhum outro consórcio. O principal deles é o fato da taxa ser zero enquanto você está poupando. Era o que faltava para o consórcio. Ou seja: é ótimo para quem poupa e excelente para quem compra!

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da poupança.

Consórcio para controlar finanças

O consórcio é um grande aliado do planejamento financeiro e economia, pois é uma modalidade de compra parcelada, com o diferencial de que estarão reunidos no grupo de consórcio pessoas com o mesmo objetivo, assim, o consórcio funciona como uma poupança turbinada, como você pode perceber.
O principal objetivo em ter um planejamento financeiro bem definido é evitar problemas do começo ao fim de sua compra. No entanto, o primeiro passo é ter um controle verdadeiro de gastos e rendas, é necessário considerar tudo que entra e tudo que sai (na sua conta bancária).
Apenas a partir de um planejamento é que será possível conhecer profundamente a sua situação orçamentária, determinar objetivos que serão atingidos e definir os melhores trajetos e medidas para alcançar essas metas. O primeiro passo é refletir as seguintes questões: 

  • Qual é o meu objetivo a ser conquistado?
  • Quando pretendo alcançá-lo?
  • Quanto de dinheiro eu preciso para alcançar tal objetivo?
  • Qual a maneira de conseguir esta quantia em dinheiro?

Não são questões para responder de forma mecânica, ou seja, na ponta da língua. Mas sim para você ter um ‘’norte’’ para se guiar e eliminar, de uma vez por todas, gastos e despesas desnecessárias. Algumas dicas que podem te ajudar: 

  • Sempre prefira o pagamento à vista e peça descontos;
  • Seja moderado com o cartão de crédito;
  • Não perca o controle: tenha uma vida de acordo com a sua renda.

Mas calma, não se desespere, planejamento financeiro é menos complicado do que parece. 

Pra não se perder em meios aos boletos e gastar melhor o seu dinheiro é importante ter 

Na Ponta do Lápis os ganhos e gastos de cada mês. Acesse nosso KIT Planejamento Financeiro gratuito!

Investir em um consórcio é mais seguro!

Pode parecer que não, mas essa é uma boa hora para investir em um consórcio que te ajude a conquistar objetivos no futuro. Isso porque agora todos nós estamos aprendendo a lidar com um período atípico de consumo, de recursos e até sobre como nos relacionamos com o dinheiro. 

Tá aí a oportunidade que você precisava para incluir hábitos financeiramente sustentáveis na sua vida. E o consórcio possibilita isso: você define o valor que precisa para conquistar seu objetivo, o valor da parcela que cabe no seu bolso e o prazo que você prefere. 

A visão é a seguinte: o consórcio por si só já é uma maneira de poupar em grupo para fazer uma compra planejada, seja de um bem ou serviço. Ao final de um consórcio de imóveis, por exemplo, todos os participantes têm o crédito necessário, disponibilizado em uma carta para compra do bem ou contratação do serviço. Quando é contemplado, o consorciado parte para a aquisição de um imóvel.

O consórcio é mais humano, fala sério. Todos que participam do consórcio devem pagar uma mensalidade, sem altos juros, referente ao crédito que será acumulado. Aqueles que estão com os pagamentos em dia podem participar da assembleia e dos sorteios de contemplação, que acontecem todo mês.

Nela, a pessoa sorteada recebe a carta de crédito naquele mês e assim sucessivamente, até que todos do grupo sejam contemplados. Porém, quem atrasa os pagamentos pode ficar de fora da assembleia e, como consequência, dos sorteios. Portanto, o mais importante de tudo é avaliar sua capacidade de pagamento antes de entrar em um consórcio. Do contrário, ficará de fora dos sorteios.

Por fim, a gente tem que andar com um pé no hoje e outro no amanhã, principalmente quando se trata de dinheiro. O lance não é ficar rico de uma hora pra outra e comprar tudo que vê pela frente, mas sim ter saúde financeira para poder planejar o que você quer e precisa comprar. 

Faça um UP Consórcio de Imóvel! Que tal começar por uma simulação no UP?  No UP Consórcios você encontra os planos com  as menores parcelas e chances reais de contemplação. Não perca mais tempo e invista na sua independência financeira!