WhatsUP - UP Consórcios
03/2022

Comprar imóvel com FGTS é possível? Passo a passo

Comprar imóvel com FGTS é possível? Passo a passo

Comprar um imóvel está entre os maiores desejos dos brasileiros. Além de ter o próprio imóvel ser sinônimo de estabilidade, também é favorável para você decorar do jeitinho que sempre quis, sem se preocupar com o proprietário. 

Por se tratar de uma compra de alto valor, nem sempre você terá disponível tamanha quantia em dinheiro.

Mas…

Você sabia que o consórcio é a melhor modalidade para comprar imóvel?

Com ele é possível gastar bem menos do que por meio do financiamento. Além disso, você também pode comprar imóvel com FGTS. 

Comprar imóvel com FGTS: passo a passo

Antes de expor como é possível comprar imóvel com FGTS, entenda o funcionamento do consórcio. 

Uma coisa é fato: não existe a possibilidade de criar um patrimônio de uma vez só, com um piscar de olhos. O consórcio é um facilitador para suas conquistas, afinal, ele te oferece a possibilidade de construir seu patrimônio a médio e longo prazo por meio do pagamento de parcelas flexíveis. 

No consórcio, outra vantagem que merece destaque é que o consórcio é utilizado como modalidade de crédito, mas sem as cobranças praticadas pelo financiamento. Diante disso: adeus altos juros na vida! Adeus Bancos! (graças a Deus)

Esse é um diferencial em relação às parcelas de um financiamento: ao final os juros costumam dificultar a construção de um patrimônio pelos jovens, sobretudo aqueles que estão começando. A matemática aqui é bem simples: quem comprou o primeiro apartamento pagando 3 imóveis ao banco, deixou de comprar dois! 

comprar-imovel-com-fgts-e-possivel-passo-a-passo

Como comprar imóvel com FGTS através do Consórcio? 

Você pode utilizar seu FGTS para lance, amortização ou quitação das parcelas. Assim, é possível oferecer um valor maior e antecipar sua carta de crédito.

Separamos abaixo algumas informações necessárias, isto é, os pré-requisitos padrões, para aproveitar o FGTS na aquisição da sua carta de crédito:

- Antes de tudo, veja se você tem acesso ao seu FGTS para uso imobiliário. Para isso, é necessário ter, pelo menos, três anos sob o regime CLT. Podem ser 3 anos trabalhados em uma mesma empresa ou, caso você tenha mudado de emprego neste período, não se preocupe, o importante é ter no mínimo 3 anos de FGTS recolhido.

  1. Você precisa ser titular da cota de consórcio de imóveis e também da conta de FGTS que será utilizada. Caso esteja casado pode consultar as regras de acordo com o regime de casamento e se este permite usar o FGTS do esposo(a). Vale também para os casos de união estável.
  2.  Você também não pode ter financiamento ativo do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) em território nacional, a não ser que comprove alienação, quitação ou transferência do financiamento.
  3.  Você não pode ser o comprador e nem o proprietário de outro imóvel na mesma localidade. Exceto em casos de comprovação de transferência ou alienação do imóvel em questão.
  4. - Verifique algumas particularidades que anulam as condições acima, por exemplo: o imóvel que você possui é usufruto de um terceiro, neste caso, mesmo já sendo proprietário de um imóvel, você poderá usar o FGTS para compra de um segundo bem. Ou recebeu um imóvel de herança, mas tem parte inferior a 50%. 

Os registros do imóvel também precisam estar de acordo com as seguintes regras para poder ser adquirido:

  • O imóvel precisa ser registrado em cartório no nome do trabalhador;
  • O imóvel não pode ser uma propriedade rural, mas sim, residencial;
  • O valor máximo de avaliação do imóvel e data de compra precisam estar dentro das limitações estabelecidas pelo SFH. Desde 2018 este teto é de R$ 1,5 milhões.

FGTS para comprar imóvel: Investimento para o futuro

 Além de uma ótima forma para aquisição de um terrenos, o consórcio é também um investimento seguro para seu futuro. Até porque, nos últimos anos ele tem sido uma grande concorrência para a previdência privada, pois com a rentabilidade do aluguel você cobre a parcela do consórcio e ainda ganha uma renda extra.

Investir o FGTS no consórcio de imóvel é a melhor alternativa para construir patrimônios sólidos. 

Intervalo para uso do FGTS

Listamos, a seguir, os intervalos mínimos para uso do FGTS em cada uma das quatro situações listadas acima.

Aquisição ou construção: O imóvel adquirido com FGTS somente poderá contar com os recursos do FGTS após 3 anos.

Amortização ou liquidação: Intervalo de 2 (dois) anos entre cada utilização de FGTS, por trabalhador.

Pagamento de parte das prestações: Ao término do prazo de utilização, poderá ser iniciada nova utilização.

Como usar seu FGTS no UP Consórcios?

Quando o consorciado oferta o lance com o FGTS e é contemplado, ele informa no momento da contemplação. Com isso o consorciado tem  um prazo de 5 dias para apresentar o extrato. Se o lance foi ofertado 100% com recursos de FGTS, o extrato basta para comprovação do lance. Se tiver complemento com recursos próprios, o depósito deverá ser feito dentro do mesmo prazo.

O extrato do FGTS pode ser acessado pela internet ou em alguns casos, o consorciado deve ir até a agência da Caixa Econômica Federal.

Os valores do FGTS serão pagos diretamente ao vendedor do imóvel, após a compra e registro já em seu nome. Mas o seu lance fica garantido desde o primeiro dia, assim como a liberação da carta de crédito. Isso quer dizer que o seu FGTS em momento algum vai ser pago à administradora, pois a Caixa verifica o seu enquadramento nas regras, assim como o imóvel.

Importante: o FGTS também pode ser usado para amortizar ou quitar o saldo devedor do consórcio. Isso significa que você pode se programar para quitar o consórcio bem antes do prazo final, afinal, depois de usado como lance ou complemento de crédito para quem foi sorteado, por exemplo, você continua acumulando recursos que podem ser usados depois de alguns anos.

Você também utilizará o FGTS para pagamento parcial das suas parcelas.

Quando você deseja usar o FGTS somente para pagar mensalidades do consórcio de imóveis, o saque deverá ser feito de maneira única, a cada doze meses, e o valor debitado será usado em doze parcelas, exceto em casos de contrato com prazo inferior. Nesses casos, o valor pode descontar até 80% do total da prestação.

Caso o participante esteja com as parcelas atrasadas, pode fazer uso do FGTS para pagar uma parte das mensalidades, mas somente em casos de até três parcelas em aberto. É importante ressaltar que só é possível eliminar parte das prestações após a contemplação do consorciado.

Simulador de consórcio para comprar imóvel

Não tem segredo. O simulador de consórcio imobiliário do UP Consórcios, além de confiável, é super descomplicado. Confira o passo a passo:

1. entre na página do simulador de consórcio de imóvel;

2. clique sobre a opção Simule Agora e selecione a modalidade de consórcio de imóvel;

3.  preencha os seus dados no formulário que será aberto;

4. escolha a opção ‘’Imóveis’’ para fazer a simulação do consórcio de imóvel;

5. arraste a barra de valores até o local desejado;

6. clique em "Avançar";

7. tenha acesso ao resultado da simulação de consórcio;

8. prontinho! Nem será preciso aguardar o contato de um especialista. Aqui no UP Consórcios é sem enrolação! As informações sobre o consórcio de imóvel são imediatas! 

9.escolha o plano que melhor atenda o seu perfil e clique em ‘’Contratar’’;

Todo esse processo levará apenas alguns minutos. Após ter acesso aos valores do consórcio imobiliário de forma simplificada, você pode ficar tranquilo (a) para tomar qualquer decisão sobre investimento de imóveis sem preocupações. Além disso, terá contato direto com uma equipe de profissionais que pode tirar suas dúvidas a qualquer momento. 

Por fim, assim que você estiver com sua carta de crédito em mãos, poderá optar por fazer a compra do seu terreno à vista, o que também aumenta seu poder de barganha para tentar reduzir o preço do terreno. 

Se o valor do terreno for abaixo do valor da carta, você pode utilizar a verba restante para investir na construção ou na decoração da sua futura casa. Você também poderá usar esse crédito para quitar o seu plano de consórcio. O consórcio é muito mais vantajoso, percebe? 

Quer ter certeza de quanto você vai investir no consórcio de imóvel?

O simulador de consórcios é uma ferramenta para análise prévia do crédito desejado, assim como as possibilidades de pagamento desse recurso, Assim, o cliente (futuro consorciado) tem condições de avaliar o valor da parcela e então escolher o plano que melhor se adequa ao orçamento. 

Ao usar o simulador de consórcio de imóvel, você descarta aquelas opções que não tem nada a ver com seus objetivos e nem com o seu orçamento.  

A partir de resultados específicos para as suas preferências, será muito mais fácil alcançar seu principal objetivo: comprar seu imóvel.

Simule e compare, comprove no UP Consórcios você encontra as melhores parcelas com os menores lances contemplados do mercado, garantindo as chances reais de contemplação. Não perca mais tempo


Outras matérias relacionadas

03/2022

Qual a importância do lance no Consórcio?

O lance possibilita antecipar a contemplação, sem limites pré-determinados.

03/2022

Oportunidade de consórcio: comprar máquinas agrícolas sem entrada

Preparamos esse artigo para você tirar todas as suas dúvidas sobre comprar máquinas agrícolas com consórcio. O consórcio como aliado nos negócios!

03/2022

Como reativar consórcio de imóvel?

Reativar Consórcio de Imóvel é possível, entretanto, para conseguir é fundamental conhecer alguns passos. Acesse nossa postagem e saiba mais!

Comprar imóvel com FGTS é possível? Passo a passo

Comprar imóvel com FGTS é possível? Passo a passo

Comprar um imóvel está entre os maiores desejos dos brasileiros. Além de ter o próprio imóvel ser sinônimo de estabilidade, também é favorável para você decorar do jeitinho que sempre quis, sem se preocupar com o proprietário. 

Por se tratar de uma compra de alto valor, nem sempre você terá disponível tamanha quantia em dinheiro.

Mas…

Você sabia que o consórcio é a melhor modalidade para comprar imóvel?

Com ele é possível gastar bem menos do que por meio do financiamento. Além disso, você também pode comprar imóvel com FGTS. 

Comprar imóvel com FGTS: passo a passo

Antes de expor como é possível comprar imóvel com FGTS, entenda o funcionamento do consórcio. 

Uma coisa é fato: não existe a possibilidade de criar um patrimônio de uma vez só, com um piscar de olhos. O consórcio é um facilitador para suas conquistas, afinal, ele te oferece a possibilidade de construir seu patrimônio a médio e longo prazo por meio do pagamento de parcelas flexíveis. 

No consórcio, outra vantagem que merece destaque é que o consórcio é utilizado como modalidade de crédito, mas sem as cobranças praticadas pelo financiamento. Diante disso: adeus altos juros na vida! Adeus Bancos! (graças a Deus)

Esse é um diferencial em relação às parcelas de um financiamento: ao final os juros costumam dificultar a construção de um patrimônio pelos jovens, sobretudo aqueles que estão começando. A matemática aqui é bem simples: quem comprou o primeiro apartamento pagando 3 imóveis ao banco, deixou de comprar dois! 

comprar-imovel-com-fgts-e-possivel-passo-a-passo

Como comprar imóvel com FGTS através do Consórcio? 

Você pode utilizar seu FGTS para lance, amortização ou quitação das parcelas. Assim, é possível oferecer um valor maior e antecipar sua carta de crédito.

Separamos abaixo algumas informações necessárias, isto é, os pré-requisitos padrões, para aproveitar o FGTS na aquisição da sua carta de crédito:

- Antes de tudo, veja se você tem acesso ao seu FGTS para uso imobiliário. Para isso, é necessário ter, pelo menos, três anos sob o regime CLT. Podem ser 3 anos trabalhados em uma mesma empresa ou, caso você tenha mudado de emprego neste período, não se preocupe, o importante é ter no mínimo 3 anos de FGTS recolhido.

  1. Você precisa ser titular da cota de consórcio de imóveis e também da conta de FGTS que será utilizada. Caso esteja casado pode consultar as regras de acordo com o regime de casamento e se este permite usar o FGTS do esposo(a). Vale também para os casos de união estável.
  2.  Você também não pode ter financiamento ativo do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) em território nacional, a não ser que comprove alienação, quitação ou transferência do financiamento.
  3.  Você não pode ser o comprador e nem o proprietário de outro imóvel na mesma localidade. Exceto em casos de comprovação de transferência ou alienação do imóvel em questão.
  4. - Verifique algumas particularidades que anulam as condições acima, por exemplo: o imóvel que você possui é usufruto de um terceiro, neste caso, mesmo já sendo proprietário de um imóvel, você poderá usar o FGTS para compra de um segundo bem. Ou recebeu um imóvel de herança, mas tem parte inferior a 50%. 

Os registros do imóvel também precisam estar de acordo com as seguintes regras para poder ser adquirido:

  • O imóvel precisa ser registrado em cartório no nome do trabalhador;
  • O imóvel não pode ser uma propriedade rural, mas sim, residencial;
  • O valor máximo de avaliação do imóvel e data de compra precisam estar dentro das limitações estabelecidas pelo SFH. Desde 2018 este teto é de R$ 1,5 milhões.

FGTS para comprar imóvel: Investimento para o futuro

 Além de uma ótima forma para aquisição de um terrenos, o consórcio é também um investimento seguro para seu futuro. Até porque, nos últimos anos ele tem sido uma grande concorrência para a previdência privada, pois com a rentabilidade do aluguel você cobre a parcela do consórcio e ainda ganha uma renda extra.

Investir o FGTS no consórcio de imóvel é a melhor alternativa para construir patrimônios sólidos. 

Intervalo para uso do FGTS

Listamos, a seguir, os intervalos mínimos para uso do FGTS em cada uma das quatro situações listadas acima.

Aquisição ou construção: O imóvel adquirido com FGTS somente poderá contar com os recursos do FGTS após 3 anos.

Amortização ou liquidação: Intervalo de 2 (dois) anos entre cada utilização de FGTS, por trabalhador.

Pagamento de parte das prestações: Ao término do prazo de utilização, poderá ser iniciada nova utilização.

Como usar seu FGTS no UP Consórcios?

Quando o consorciado oferta o lance com o FGTS e é contemplado, ele informa no momento da contemplação. Com isso o consorciado tem  um prazo de 5 dias para apresentar o extrato. Se o lance foi ofertado 100% com recursos de FGTS, o extrato basta para comprovação do lance. Se tiver complemento com recursos próprios, o depósito deverá ser feito dentro do mesmo prazo.

O extrato do FGTS pode ser acessado pela internet ou em alguns casos, o consorciado deve ir até a agência da Caixa Econômica Federal.

Os valores do FGTS serão pagos diretamente ao vendedor do imóvel, após a compra e registro já em seu nome. Mas o seu lance fica garantido desde o primeiro dia, assim como a liberação da carta de crédito. Isso quer dizer que o seu FGTS em momento algum vai ser pago à administradora, pois a Caixa verifica o seu enquadramento nas regras, assim como o imóvel.

Importante: o FGTS também pode ser usado para amortizar ou quitar o saldo devedor do consórcio. Isso significa que você pode se programar para quitar o consórcio bem antes do prazo final, afinal, depois de usado como lance ou complemento de crédito para quem foi sorteado, por exemplo, você continua acumulando recursos que podem ser usados depois de alguns anos.

Você também utilizará o FGTS para pagamento parcial das suas parcelas.

Quando você deseja usar o FGTS somente para pagar mensalidades do consórcio de imóveis, o saque deverá ser feito de maneira única, a cada doze meses, e o valor debitado será usado em doze parcelas, exceto em casos de contrato com prazo inferior. Nesses casos, o valor pode descontar até 80% do total da prestação.

Caso o participante esteja com as parcelas atrasadas, pode fazer uso do FGTS para pagar uma parte das mensalidades, mas somente em casos de até três parcelas em aberto. É importante ressaltar que só é possível eliminar parte das prestações após a contemplação do consorciado.

Simulador de consórcio para comprar imóvel

Não tem segredo. O simulador de consórcio imobiliário do UP Consórcios, além de confiável, é super descomplicado. Confira o passo a passo:

1. entre na página do simulador de consórcio de imóvel;

2. clique sobre a opção Simule Agora e selecione a modalidade de consórcio de imóvel;

3.  preencha os seus dados no formulário que será aberto;

4. escolha a opção ‘’Imóveis’’ para fazer a simulação do consórcio de imóvel;

5. arraste a barra de valores até o local desejado;

6. clique em "Avançar";

7. tenha acesso ao resultado da simulação de consórcio;

8. prontinho! Nem será preciso aguardar o contato de um especialista. Aqui no UP Consórcios é sem enrolação! As informações sobre o consórcio de imóvel são imediatas! 

9.escolha o plano que melhor atenda o seu perfil e clique em ‘’Contratar’’;

Todo esse processo levará apenas alguns minutos. Após ter acesso aos valores do consórcio imobiliário de forma simplificada, você pode ficar tranquilo (a) para tomar qualquer decisão sobre investimento de imóveis sem preocupações. Além disso, terá contato direto com uma equipe de profissionais que pode tirar suas dúvidas a qualquer momento. 

Por fim, assim que você estiver com sua carta de crédito em mãos, poderá optar por fazer a compra do seu terreno à vista, o que também aumenta seu poder de barganha para tentar reduzir o preço do terreno. 

Se o valor do terreno for abaixo do valor da carta, você pode utilizar a verba restante para investir na construção ou na decoração da sua futura casa. Você também poderá usar esse crédito para quitar o seu plano de consórcio. O consórcio é muito mais vantajoso, percebe? 

Quer ter certeza de quanto você vai investir no consórcio de imóvel?

O simulador de consórcios é uma ferramenta para análise prévia do crédito desejado, assim como as possibilidades de pagamento desse recurso, Assim, o cliente (futuro consorciado) tem condições de avaliar o valor da parcela e então escolher o plano que melhor se adequa ao orçamento. 

Ao usar o simulador de consórcio de imóvel, você descarta aquelas opções que não tem nada a ver com seus objetivos e nem com o seu orçamento.  

A partir de resultados específicos para as suas preferências, será muito mais fácil alcançar seu principal objetivo: comprar seu imóvel.

Simule e compare, comprove no UP Consórcios você encontra as melhores parcelas com os menores lances contemplados do mercado, garantindo as chances reais de contemplação. Não perca mais tempo


Últimas Postagens

Tabela de consórcio: o que é e como funciona?

A tabela de consórcio é um documento que contém todas as informações sobre valores de união. Essa é uma informação básica e você deve ficar atento a ela!

Consórcio de Van para quem quer empreender

Já pensou em um consórcio de van para abrir seu próprio negócio? Nos acompanhe na leitura e veja os benefícios deste investimento. Boa leitura!

Rendimento melhor que poupança

Quer investir seu dinheiro, mas em algo com um rendimento melhor que poupança? Nos acompanhe na leitura que preparamos e descubra as vantagens do consórcio.

Invista em Consorcios no pós pandemia

Invista em consórcio! Confira, neste artigo, os benefícios desta modalidade de investimento, mesmo em meio a crise deixada pela pandemia. Saiba mais!

No UP Consórcios o que importa é a experiência do cliente

Tornar a experiência do cliente positiva não é tarefa fácil. Muitas vezes envolve uma mudança de perspectiva, estratégia, cultura e liderança da empresa.

Meu Consórcio Digital é UP!

Sabe aquela satisfação em afirmar "meu consórcio é UP"? Se você não sabe, é porque ainda não contratou nossos serviços. Leia e saiba como funciona!
Facebook - UP Consórcios - O Melhor Consórcio de Automóveis
Instagram - UP Consórcios - O Melhor Consórcio de Automóveis
Twitter - UP Consórcios - O Melhor Consórcio de Automóveis
Linkedin - UP Consórcios - O Melhor Consórcio de Automóveis
Youtube - UP Consórcios - O Melhor Consórcio de Automóveis
Deezer - UP Consórcios - O Melhor Consórcio de Automóveis
Spotify - UP Consórcios - O Melhor Consórcio de Automóveis