Voltar
05/2020

Vale a pena comprar um imóvel na planta?

Muitas pessoas optam por um imóvel na planta quando tomam a decisão de comprar a casa própria. Um dos principais motivos para escolha dessa alternativa é o fato do valor ser mais em conta  que o do imóvel novo já pronto para mudar. De fato, é uma questão que deve ser levada em conta, não é mesmo?

Neste conteúdo vamos te mostrar como comprar um imóvel na planta, aqui vão estar algumas das principais características dessa modalidade de compra para ajudá-lo nesta importante decisão da sua vida.

Principais vantagens em comprar um imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta possui vantagens que podem ser muito boas comparadas à compra de um imóvel pronto. Listamos para você entender todas as decisões envolvidas neste processo o que isso envolve. Confira abaixo! 

Valor

Como dissemos agorinha mesmo, o valor costuma ser a principal questão ao analisar a compra de um apartamento ainda na planta. O motivo é simples: quando comparamos o valor de um imóvel pronto com um que ainda será construído, fica claro que os valores tendem a ser menores quando o projeto ainda precisa sair do papel.

Personalização

Um dos grandes benefícios dessa opção é conseguir adaptar o imóvel a seus gostos e a suas necessidades. Ou seja, fica sob seu desejo colocar um piso ou azulejo diferente, incluir ou retirar bancadas e muito mais. Às vezes, é possível até mudar a configuração dos cômodos (layout do imóvel)! Ao comprar um imóvel pronto, por outro lado, caso deseje fazer essas adaptações, será necessário fazer uma reforma — o que pode levar mais tempo e custar mais caro.

Instalações

Ao comprar um imóvel na planta, você tem a certeza de que as instalações são novas e os produtos usados também. Essas questões por si só já são bem vantajosas. Em alguns casos, dependendo da construtora, você pode até conseguir uma garantia para casos de vazamentos ou problemas nas instalações elétricas.

Como comprar um imóvel na planta?

De fato, comprar um imóvel na planta é um ótimo negócio quando analisamos algumas questões, como o valor a ser pago, a disponibilidade de recursos e de tempo para reformas, a vontade de comprar um imóvel que nunca foi habitado e muito mais. São inúmeras as questões que devem ser avaliadas conforme suas necessidades. Porém, é essencial estar atento a outras dicas, por isso, listamos tudo o que você precisa saber antes de comprar um imóvel na planta

Conheça a região onde o imóvel está localizado

Não faça pouco caso: o reconhecimento da vizinhança pode te dar a tranquilidade necessária na hora de fechar o contrato. Faça visitas ao local da obra em horários diferentes para avaliar a movimentação do bairro em diversos períodos. Essa é uma boa hora para analisar, por exemplo, possíveis problemas com barulho ou trânsito em excesso, que podem vir a te incomodar em um futuro. 

Caso seja possível, pergunte aos moradores da região sobre violência por ali e avalie a quantidade de serviços disponíveis nos entornos, como agências bancárias, pontos de transporte coletivo, farmácias e padarias. Por último, mas não menos importante, faça uma pesquisa sobre a perspectiva de valorização da área. A construção de novas avenidas ou a instalação de grandes empresas no bairro podem ocasionar um impacto (positivo ou negativo) sobre o valor do seu patrimônio no futuro.

Cheque a confiabilidade da construtora

Um dos grandes receios de quem compra imóveis na planta é ter que lidar com construtoras mal-intencionadas ou incompetentes, que acabam por atrasar a obra. Essa é uma fama constante de muitas construtoras. 

Para evitar essa dor de cabeça, consulte órgãos de proteção do consumidor para checar reclamações passadas sobre a empresa e faça também uma consulta jurídica para descobrir se há processos em andamento contra ela.

E mais que isso, vale a pena procurar moradores de outros empreendimentos construídos pela empresa, perguntando se tiveram que enfrentar problemas de atrasos ou cobranças indevidas, por exemplo. Essa é uma rica oportunidade para receber impressões sobre a qualidade de construção e da entrega diretamente de quem já passou por essa fase.

Registre cada etapa da transação

Tenha registrado através da documentação cada etapa de compra do imóvel na planta. Isso é muito importante. Guarde até os panfletos de divulgação do empreendimento, aqueles que mostram o número de quartos e a estrutura geral do edifício. Além disso, tenha registradas as tratativas com a construtora ou com corretores. 

Recomendados uma coisa apenas: seja em uma pasta física ou em um arquivo virtual, guarde toda e qualquer movimentação relativa às etapas da negociação, você não vai se arrepender. 

Por último, lembre-se de só assinar o contrato depois do aval de um consultor especializado (de preferência), como um advogado de sua confiança. Afinal, como o contrato é sua principal fonte de garantias, deve ser muito bem analisado e, certamente, arquivado!

Cuidados importantes ao comprar um imóvel na planta

Da mesma forma que há vantagens em comprar um imóvel na planta, existem também alguns pontos que devem ser observados para evitar dores de cabeça no futuro. Entre os principais, listamos os seguintes:

Entrada

Ao escolher por comprar um imóvel na planta, é comum que as construtoras peçam até 30% do valor total seja pago como entrada. Esse montante pode ser parcelado durante o período de construção, enquanto o restante deve ser financiado ou até mesmo quitado no ato da entrega das chaves.

Reajuste

É muito importante que você esteja ciente de que as parcelas durante o período de construção irão sofrer reajustes com base no Índice Nacional do Custo da Construção (INCC). Além disso, se optar por um financiamento, ainda precisará lidar com juros.

Atrasos

Já tenha isso em mente: a entrega das chaves pode sim atrasar. Mas não se preocupe! Existem alguns direitos que você pode requerer caso isso realmente aconteça. É possível, inclusive, redigir um contrato que preveja multas à construtora em caso de descumprimento do prazo combinado, ou, incluir situações em que o adiamento da entrega pode ser aceitável.

A legislação brasileira protege quem compra um imóvel na planta contra atrasos. Além da multa contratual, é possível mover um processo por danos morais e materiais. Ainda dá para pedir a correção monetária do preço do imóvel, que, ao invés de ser ajustado pelo INCC, passa a ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que podemos considerar ser mais amigável.

Por último, vale lembrar que problemas com entradas, correções e juros excessivos podem ser evitados caso você opte por um consórcio. Isso mesmo. 

Aqui no UP Consórcios, você pode escolher o crédito que você precisa, com parcelas que caibam no seu bolso, e só realizar a assinatura do contrato quando já tiver a carta de crédito em mãos. É possível, dessa forma, comprar um imóvel na planta sem criar novas dívidas!

Vantagens de fazer um UP Consórcios


  •  Se planejar durante o período de obras para não precisar contratar um financiamento
  •  Pagar zero juros e, inclusive zero taxa enquanto se planeja
  • Possibilidade de usar mais de uma carta de crédito para a aquisição de um mesmo bem;
  • Maior número de grupos, o que confere mais opções de prazos reduzidos e melhores condições para contemplação;
  • Assessoria para acompanhar todo o processo de celebração do contrato, evitando custos com certidões, autenticação de documentos e outras despesas cartoriais;
  • Contrato de Compra e Venda com Força de Escritura Pública, não havendo custos com Escritura;
  • Opção de retirar da sua carta de crédito os custos com ITBI e registro do seu imóvel;
  • Disponibilidade do recurso para compra  de Imóvel Rural;
  • Possibilidade de fazer Transferência Patrimonial (PJ para PF, por exemplo);
  • Operação no Brasil inteiro e nosso atendimento é de abrangência nacional.


O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação.

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, onde você pode pegar as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança e em dinheiro!

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e contratar serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, e tantos outros que você nem imagina), com planos entre 20 e 180 parcelas..

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão e sem fundo reserva.

Ah! E a taxa administrativa é só depois da a contemplação.


Como oferecemos um consórcio 100% livre de taxas? Não temos intermediários! Aqui a tecnologia trabalha a seu favor, oferecendo autonomia na contratação, sem pressão e com liberdade de escolha!


Por esses e outros tantos motivos podemos afirmar que REINVENTAMOS O CONSÓRCIO!


Faça um UP Consórcios! Que tal começar por uma simulação no UP

Simule seu consórcio agora mesmo!

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seus questionamentos nos comentários! Ou entre em contato conosco

Até a próxima!

Simule seu consórcio agora mesmo!

Simule agora

Outras matérias relacionadas

05/2020

Saiba como limpar o nome para comprar bens

Descubra como limpar o nome com passos simples e eficientes.

03/2020

Faça sua festa de casamento com consórcio

Faça sua Festa de Casamento com Consórcio e torne seu dia ainda mais especial!

04/2020

Consórcio de Serviços para sua festa de casamento

Neste conteúdo, apresentamos como funciona o Consórcio de Serviços e a razão pela qual ele é a melhor opção para você fazer sua festa de casamento. Confira!

Vale a pena comprar um imóvel na planta?

Vale a pena comprar um imóvel na planta?

Muitas pessoas optam por um imóvel na planta quando tomam a decisão de comprar a casa própria. Um dos principais motivos para escolha dessa alternativa é o fato do valor ser mais em conta  que o do imóvel novo já pronto para mudar. De fato, é uma questão que deve ser levada em conta, não é mesmo?

Neste conteúdo vamos te mostrar como comprar um imóvel na planta, aqui vão estar algumas das principais características dessa modalidade de compra para ajudá-lo nesta importante decisão da sua vida.

Principais vantagens em comprar um imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta possui vantagens que podem ser muito boas comparadas à compra de um imóvel pronto. Listamos para você entender todas as decisões envolvidas neste processo o que isso envolve. Confira abaixo! 

Valor

Como dissemos agorinha mesmo, o valor costuma ser a principal questão ao analisar a compra de um apartamento ainda na planta. O motivo é simples: quando comparamos o valor de um imóvel pronto com um que ainda será construído, fica claro que os valores tendem a ser menores quando o projeto ainda precisa sair do papel.

Personalização

Um dos grandes benefícios dessa opção é conseguir adaptar o imóvel a seus gostos e a suas necessidades. Ou seja, fica sob seu desejo colocar um piso ou azulejo diferente, incluir ou retirar bancadas e muito mais. Às vezes, é possível até mudar a configuração dos cômodos (layout do imóvel)! Ao comprar um imóvel pronto, por outro lado, caso deseje fazer essas adaptações, será necessário fazer uma reforma — o que pode levar mais tempo e custar mais caro.

Instalações

Ao comprar um imóvel na planta, você tem a certeza de que as instalações são novas e os produtos usados também. Essas questões por si só já são bem vantajosas. Em alguns casos, dependendo da construtora, você pode até conseguir uma garantia para casos de vazamentos ou problemas nas instalações elétricas.

Como comprar um imóvel na planta?

De fato, comprar um imóvel na planta é um ótimo negócio quando analisamos algumas questões, como o valor a ser pago, a disponibilidade de recursos e de tempo para reformas, a vontade de comprar um imóvel que nunca foi habitado e muito mais. São inúmeras as questões que devem ser avaliadas conforme suas necessidades. Porém, é essencial estar atento a outras dicas, por isso, listamos tudo o que você precisa saber antes de comprar um imóvel na planta

Conheça a região onde o imóvel está localizado

Não faça pouco caso: o reconhecimento da vizinhança pode te dar a tranquilidade necessária na hora de fechar o contrato. Faça visitas ao local da obra em horários diferentes para avaliar a movimentação do bairro em diversos períodos. Essa é uma boa hora para analisar, por exemplo, possíveis problemas com barulho ou trânsito em excesso, que podem vir a te incomodar em um futuro. 

Caso seja possível, pergunte aos moradores da região sobre violência por ali e avalie a quantidade de serviços disponíveis nos entornos, como agências bancárias, pontos de transporte coletivo, farmácias e padarias. Por último, mas não menos importante, faça uma pesquisa sobre a perspectiva de valorização da área. A construção de novas avenidas ou a instalação de grandes empresas no bairro podem ocasionar um impacto (positivo ou negativo) sobre o valor do seu patrimônio no futuro.

Cheque a confiabilidade da construtora

Um dos grandes receios de quem compra imóveis na planta é ter que lidar com construtoras mal-intencionadas ou incompetentes, que acabam por atrasar a obra. Essa é uma fama constante de muitas construtoras. 

Para evitar essa dor de cabeça, consulte órgãos de proteção do consumidor para checar reclamações passadas sobre a empresa e faça também uma consulta jurídica para descobrir se há processos em andamento contra ela.

E mais que isso, vale a pena procurar moradores de outros empreendimentos construídos pela empresa, perguntando se tiveram que enfrentar problemas de atrasos ou cobranças indevidas, por exemplo. Essa é uma rica oportunidade para receber impressões sobre a qualidade de construção e da entrega diretamente de quem já passou por essa fase.

Registre cada etapa da transação

Tenha registrado através da documentação cada etapa de compra do imóvel na planta. Isso é muito importante. Guarde até os panfletos de divulgação do empreendimento, aqueles que mostram o número de quartos e a estrutura geral do edifício. Além disso, tenha registradas as tratativas com a construtora ou com corretores. 

Recomendados uma coisa apenas: seja em uma pasta física ou em um arquivo virtual, guarde toda e qualquer movimentação relativa às etapas da negociação, você não vai se arrepender. 

Por último, lembre-se de só assinar o contrato depois do aval de um consultor especializado (de preferência), como um advogado de sua confiança. Afinal, como o contrato é sua principal fonte de garantias, deve ser muito bem analisado e, certamente, arquivado!

Cuidados importantes ao comprar um imóvel na planta

Da mesma forma que há vantagens em comprar um imóvel na planta, existem também alguns pontos que devem ser observados para evitar dores de cabeça no futuro. Entre os principais, listamos os seguintes:

Entrada

Ao escolher por comprar um imóvel na planta, é comum que as construtoras peçam até 30% do valor total seja pago como entrada. Esse montante pode ser parcelado durante o período de construção, enquanto o restante deve ser financiado ou até mesmo quitado no ato da entrega das chaves.

Reajuste

É muito importante que você esteja ciente de que as parcelas durante o período de construção irão sofrer reajustes com base no Índice Nacional do Custo da Construção (INCC). Além disso, se optar por um financiamento, ainda precisará lidar com juros.

Atrasos

Já tenha isso em mente: a entrega das chaves pode sim atrasar. Mas não se preocupe! Existem alguns direitos que você pode requerer caso isso realmente aconteça. É possível, inclusive, redigir um contrato que preveja multas à construtora em caso de descumprimento do prazo combinado, ou, incluir situações em que o adiamento da entrega pode ser aceitável.

A legislação brasileira protege quem compra um imóvel na planta contra atrasos. Além da multa contratual, é possível mover um processo por danos morais e materiais. Ainda dá para pedir a correção monetária do preço do imóvel, que, ao invés de ser ajustado pelo INCC, passa a ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que podemos considerar ser mais amigável.

Por último, vale lembrar que problemas com entradas, correções e juros excessivos podem ser evitados caso você opte por um consórcio. Isso mesmo. 

Aqui no UP Consórcios, você pode escolher o crédito que você precisa, com parcelas que caibam no seu bolso, e só realizar a assinatura do contrato quando já tiver a carta de crédito em mãos. É possível, dessa forma, comprar um imóvel na planta sem criar novas dívidas!

Vantagens de fazer um UP Consórcios


  •  Se planejar durante o período de obras para não precisar contratar um financiamento
  •  Pagar zero juros e, inclusive zero taxa enquanto se planeja
  • Possibilidade de usar mais de uma carta de crédito para a aquisição de um mesmo bem;
  • Maior número de grupos, o que confere mais opções de prazos reduzidos e melhores condições para contemplação;
  • Assessoria para acompanhar todo o processo de celebração do contrato, evitando custos com certidões, autenticação de documentos e outras despesas cartoriais;
  • Contrato de Compra e Venda com Força de Escritura Pública, não havendo custos com Escritura;
  • Opção de retirar da sua carta de crédito os custos com ITBI e registro do seu imóvel;
  • Disponibilidade do recurso para compra  de Imóvel Rural;
  • Possibilidade de fazer Transferência Patrimonial (PJ para PF, por exemplo);
  • Operação no Brasil inteiro e nosso atendimento é de abrangência nacional.


O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação.

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, onde você pode pegar as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança e em dinheiro!

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e contratar serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, e tantos outros que você nem imagina), com planos entre 20 e 180 parcelas..

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão e sem fundo reserva.

Ah! E a taxa administrativa é só depois da a contemplação.


Como oferecemos um consórcio 100% livre de taxas? Não temos intermediários! Aqui a tecnologia trabalha a seu favor, oferecendo autonomia na contratação, sem pressão e com liberdade de escolha!


Por esses e outros tantos motivos podemos afirmar que REINVENTAMOS O CONSÓRCIO!


Faça um UP Consórcios! Que tal começar por uma simulação no UP

Simule seu consórcio agora mesmo!

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seus questionamentos nos comentários! Ou entre em contato conosco

Até a próxima!

Últimas Postagens

Comprar um imóvel pensando na aposentadoria é um bom negócio?

Neste artigo vamos te mostrar como investir em imóveis vale a pena e como você pode obter bom retorno com isso, garantindo sua aposentadoria. Confira!

Qual a melhor forma de pagamento de um imóvel?

Comprar um imóvel está entre nossos principais objetivos e sem dúvidas é uma etapa marcante. Acesse e saiba qual a melhor forma de pagamento de um imóvel!

Para quem pagar o valor de corretagem imobiliária?

Numa negociação do imóvel, a comissão do corretor irá variar. Você sabe para quem pagar o valor da corretagem imobiliária? Acesse nossa postagem e saiba mais!

Tire suas dúvidas sobre o Imposto de Renda

Confira nossa postagem e tire suas principais dúvidas sobre consórcio no Imposto de Renda, tanto para contribuintes contemplados ou não contemplados!

Para que serve o apartamento decorado em um empreendimento imobiliário?

Para que serve o apartamento decorado em um empreendimento imobiliário? Caso você esteja pensando em comprar um apartamento, essa postagem é para você!

O que é a corretagem imobiliária?

Escrevemos este artigo para você compreender as principais responsabilidades e deveres que envolvem a corretagem imobiliária. Acesse e confira!
Próximo
1 / 29