Dicas para quem vai casar: como economizar dinheiro a dois

17/03/2022

Imagem blog

Dicas para quem vai casar: como economizar dinheiro a dois

Muitas pessoas começam a namorar e, automaticamente, estabelecem que isso é sinônimo de gastos e problemas para o bolso

Em alguma medida, haverá mudanças na antiga maneira de organizar as finanças, contudo, não necessariamente isso significa mais problemas financeiros. Porém, sabemos que pode acontecer do casal atingir uma instabilidade financeira, por isso é tão importante conhecer as melhores práticas para economizar a dois. 

Principais práticas para economizar a dois 

1 – Conversar sobre objetivos financeiros

Quando um casal opta por avançar uns passos, e se tornam casal real oficial, isso se dá por compartilharem gostos, modos e planos semelhantes. Logo, essa é uma excelente oportunidade para organizar as finanças. De fato, cada pessoa tem uma maneira de lidar com as finanças, mas quando o orçamento coincide, fica mais fácil de ajustar as contas 

Uma excelente dica UP é: conversar! conversar muito sobre os objetivos financeiros de cada um dos dois. Além disso, pode ser legal colocar no papel as metas de curto, médio e longo prazo, e estabelecer  uma estimativa de quanto cada um pode contribuir para que cada meta seja alcançada. Vai com tudo! 

2 – Juntar as contas, dividir o pagamento

Morar sozinho envolve bancar, também sozinho, várias despesas como aluguel, condomínio, energia elétrica, consumo de água, supermercado, serviços de limpeza, entre outras muitas coisas. A vantagem de ser um casal é que as contas são divididas em dois, podendo resultar numa boa folga para o orçamento.

Casais que conseguem economizar juntos tendem a encarar as despesas de casa como uma responsabilidade compartilhada, e não apenas de uma parte.

É comum na vida de um casal, um ganhar mais que o outro. Dessa forma, é essencial que a responsabilidade pelo pagamento das contas seja proporcional. Ou seja, isso significa que  quem ganha mais pode desembolsar um pouco mais para cobrir os gastos comuns, porém, a divisão das despesas deve ser proporcional. 

3 – Aproveitar as oportunidades de evitar gastos – e de economizar

Casais que são financeiramente bem-sucedidos aproveitam a força organizativa da dupla para gerar mais oportunidades de economizar. 

Aproveite a oportunidade da vida a dois para pensar os diversos arranjos para evitar gastar dinheiro com bobagens. Assim, é possível aumentar o nível de poupança do casal. 

Dica UP: vocês podem inclusive economizar no banco; quem tem conta conjunta ou um cartão de crédito só (com a opção de um adicional) pode gastar menos com tarifas e anuidades. Contudo, para isso funcionar bem, é fundamental haver confiança e transparência entre as duas pessoas.

dicas-para-quem-vai-casar-como-economizar-dinheiro-a-dois

4 – Compartilhar investimentos para investir melhor

Duas pessoas que decidem economizar juntas, têm uma maior capacidade de poupança. O resultado disso é o acesso a investimentos que seriam muito menos acessíveis para uma pessoa sozinha. 

No entanto, é muito importante que ambos saibam bem quais são os produtos em que os investimentos serão feitos. Caso alguma das partes não esteja ciente sobre os riscos e perspectivas, a chance de que haja frustração com o retorno da aplicação é enorme.  

Ou então que fique incomodado com taxas e carências desconhecidas. Dessa forma, pesquisem muito juntos, estudem muito juntos e fiquem juntos para o que der e vier. 

UP Consórcios: Conquista de bens para quem vai casar

Antes de saber quais são os tipos de consórcios para alcançar bens de alto valor, confira os benefícios de entrar no consórcio: 

  1. Capaz de auxiliar na economia de dinheiro com um objetivo bem definido, já que seria bem mais difícil guardar essa quantia sem ter esse compromisso. 
  2. A carta de crédito equivale à compra de um bem ou serviço à vista. Assim, no momento da aquisição, você ainda tem o poder de barganha e de negociação para conseguir descontos e melhores preços na negociação.
  3. Contribui para o planejamento financeiro familiar, uma vez que a aquisição de cotas de forma programada e dentro das suas condições pode representar uma facilidade para você programar o seu futuro, o da sua família e até mesmo o da sua empresa, conquistando bens e ampliando seu patrimônio pessoal, familiar e empresarial.
  4. Ao fazer um consórcio você está planejando o futuro, seja ao programar a compra da sua casa, ao pensar no futuro dos seus filhos ou até mesmo ao comprar a sede do seu negócio.

Por meio de consórcio é possível conquistar carros, casas, fazer um intercâmbio, procedimentos estéticos, pagar um curso de graduação ou uma festa de formatura. Os principais tipos de consórcio são: 

Aproveite para começar a conquistar seus bens agora! Faça uma simulação e não perca mais tempo.