O Consórcio de Imóvel é um investimento para você? Saiba agora!

17/03/2022

Imagem blog

O Consórcio de Imóvel é um investimento para você? Saiba agora!

Quando se decide por investir em um imóvel, outra decisão IMPORTANTE precisará ser tomada: qual modalidade de compra você vai utilizar. E é aí que entram as vantagens de comprar um imóvel através do consórcio

A questão é: se você não tem urgência em comprar um imóvel, mas planeja e quer começar a pagar aos poucos - e ainda sem juros - o consórcio de imóvel é perfeito para você. 

Há dois perfis principais que estão no topo da lista de adeptos ao consórcio de imóveis:

  1. aqueles que não possuem urgência em se mudar e pretendem planejar a compra;
  2. aqueles que não têm disciplina para poupar o dinheiro que seria destinado à compra de um bem de alto valor; 
  3. aqueles que já possuem uma grana pra dar de entrada, mas não o suficiente para reduzir os juros do financiamento. 

Acompanhe este artigo e entenda porque o consórcio de imóvel é um investimento assertivo! 

Consórcio de Imóvel é um investimento seguro?

No Brasil, foi superada a marca de sete milhões de planos de consórcios vendidos e um milhão de consorciados contemplados. Apesar dos muitos boatos por aí, o consórcio de imóvel se consolida como uma alternativa interessante para quem não se enquadra ou não quer arcar com os juros de um financiamento imobiliário (e seus altos juros).

Antes de chegar ao que realmente interessa, ou seja, as vantagens do consórcio de imóvel, é importante considerarmos que, há alguns anos, melhor do que ter um carro ou uma casa, era investir o dinheiro para ter rendimento que pagasse o aluguel e ainda pudesse nos remunerar. Tudo isso mudou. Primeiro, vale considerar que brasileiro percebeu que o milagre da multiplicação não existe, principalmente porque hoje é reconhecido que o que mais importa é a segurança e o conforto de um lar.

Tudo foi transformado muito rápido. Nossos hábitos de consumo mudaram (Olá, consumidores modernos!), assim como nossas prioridades. Agora, busca-se mais do que nunca estabilidade e conforto.

E é neste contexto que, mais uma vez, o consórcio é a solução ideal na crise econômica. Afinal, reúne em um único produto: ferramenta de poupança, modalidade de crédito e produto de investimento.

Por essas e outras razões, o consórcio de imóvel vem sendo conhecido com uma poupança turbinada. Afinal, você começa somente poupando, mas pode transformar esta poupança em um objetivo realizado a partir da contemplação.

O consórcio não cobra juros

Com as taxas de juros elevadas, o financiamento se torna uma opção cada vez mais pesada para o bolso do brasileiro. Dando espaço para que o consórcio seja visto como a melhor alternativa de crédito, e não à toa, já que não há cobrança e juros sobre o valor contratado.

Sem dúvidas este é o grande diferencial do consórcio: Juros ZERO! Existe apenas uma taxa administrativa que é diluída no total de parcelas.

Menos burocracia

O aumento da inadimplência nesse período de crise intensificou a burocracia e rigor das instituições financeiras no momento de liberar um financiamento. No consórcio é simples, qualquer pessoa pode fazer. Você passa pela análise de crédito somente no momento da contemplação e até lá você pode se organizar para ter o seu nome limpo!

As parcelas cabem no seu bolso

No consórcio você não precisa ter dinheiro para dar de entrada, o valor total do bem é dividido em parcelas iguais. Antes de optar por essa compra planejada e segura, você pode ainda fazer uma simulação do valor de parcela que quer pagar por mês, sem se preocupar com as taxas de juros.

É uma ótima forma de poupar dinheiro

O consórcio é uma ótima solução para preservar seu dinheiro. Isso porque, além de estar investindo em um bem, o valor estará sempre atualizado. A valorização da carta de crédito acompanha o índice de acordo com o segmento contratado: INCC para imóveis e IPCA para auto e serviços.

Você compra à vista. Quando você recebe a carta de crédito, tem o poder de compra à vista do seu bem, possibilitando melhores negociações e economizando ainda mais.

Por que fazer um UP Consórcio de Imóvel 

A cada ano que passa os brasileiros têm considerado mais o consórcio para realizar a compra de um bem de alto valor. O consórcio é a possibilidade de investir em um bem de forma parcelada. Ao contrário do que acontece com o financiamento, você não adquire o bem assim que o contrata. 

Pelo consórcio, você entra em um grupo em que vários outros consorciados investem mensalmente. Esse valor conjunto é aplicado para pagar os bens escolhidos. 

A empresa de consórcio fica responsável pela formação, administração e entrega das cartas de crédito, que corresponde ao valor total do bem escolhido. Essas entregas são feitas nas assembleias, via sorteio ou lance.

Pelo consórcio, você pode investir em:

  • Automóveis: pode ser um carro zero km ou seminovo (com até 5 anos de uso)
  • Imóveis: casa, apartamento, imóvel na planta, terrenos, empreendimento. Pode ser novo ou usado.
  • Serviços: categoria que inclui viagens, estudos, reforma, cirurgias, festas e casamento.

Sem juros, entrada ou parcelas intermediárias

É provável que a característica mais lembrada quando o assunto é consórcio é que não há cobrança de juros. E não é difícil entender o motivo, afinal, a intenção é usar o dinheiro das parcelas pagas pelos consorciados para a aquisição de bens à vista.

Sem pagar juros sobre o valor do crédito contratado, essa se torna uma ótima opção para quem quer fugir dos altos valores que são cobrados pelos financiamentos tradicionais. Os consorciados devem arcar somente com taxas específicas, impostas pelas administradoras, como:

  • taxa de administração: está relacionada à remuneração da administradora pela gestão do consórcio - O UP só sobra essa taxa após a contemplação;
  • fundo comum:  valor efetivamente empregado na compra do bem designado - esta taxa é isenta no UP;
  • seguro: de vida e de quebra de garantia - você decide se quer contratar essa modalidade;
  • fundo de reserva: destinado a proteger o funcionamento do grupo em alguns casos, como na inadimplência de algum membro. Caso haja recursos nesse fundo no encerramento do grupo, o valor é restituído de forma proporcional aos consorciados - esta taxa é isenta no UP.

Ao colocar tudo no papel, o consórcio se mostra uma alternativa muito mais favorável, já que suas taxas causam um impacto muito menor nas parcelas mensais. Caso você invista em um consórcio de imóveis, por exemplo, não precisa se preocupar com parcelas intermediárias ou em ter que pagar um alto valor de entrada - lembrando que as instituições financeiras cobram em média 30% de entrada para investir em uma casa ou apartamento.

Consórcio de Imóvel - UP Consórcios

Mensalidade de acordo com o seu orçamento 

A primeira etapa para contratar um consórcio é fazer uma simulação. Nela, você insere o valor total do seu bem (carta de crédito) e a quantidade de parcelas que deseja pagar.

O simulador dá total possibilidade de ajustar os valores de acordo com os seus rendimentos mensais. 

O ideal é que essa faixa não ultrapasse 30% dos rendimentos mensais, para evitar contratempos.

Organize-se para contemplação

Consórcio é a melhor forma de ter uma compra planejada. Além de participar dos sorteios realizados nas assembleias, o consorciado pode fazer a oferta de um lance para antecipar a compra de um bem.

O lance funciona da seguinte forma: você registra, antes da assembleia, um valor a mais que daria para ter o bem. Esse valor pode representar uma boa quantidade de parcelas restantes ou completar o que falta da carta de crédito

Se o seu valor for o maior, você é contemplado. Como o UP só realiza a cobrança da taxa de administração após a contemplação, o valor que você paga de lance também não tem cobrança de nenhuma taxa. 

No UP, temos grupos para cada segmento: imóveis, auto e serviços. Todos os grupos, sem exceção, estão contemplando com percentuais bem menores que a média de mercado. Entenda: bem menores quer dizer A METADE!

Isso tem explicação: o UP tem atraído cada vez mais um perfil que deseja guardar dinheiro e que quer se planejar e não tem interesse em ofertar lance de imediato. Outra razão é o fato de não cobrarmos nenhuma taxa. Todo o valor arrecadado com as parcelas é convertido em contemplações, afinal não tem nenhuma taxa embutida. Aqui é SEM PEGADINHA e SEM ASTERISCO! O UP é assim, TRANSPARENTE!

Portanto, não perca mais tempo! Faça já uma simulação no UP e invista na compra do seu imóvel!