Como economizar na hora de comprar um imóvel

17/03/2022

Imagem blog

Como economizar na hora de comprar um imóvel

Comprar um imóvel não é uma decisão que tomamos da noite pro dia. Afinal, é uma das escolhas mais importantes  na vida de qualquer pessoa, pois trata-se de um grande investimento que merece atenção e planejamento. Diante disso, que tal começar a analisar o quanto você pode poupar por mês sem passar apertos? 

Após essa etapa, criar um planilha para anotar receitas e despesas, e fazer projeções desses valores para os próximos meses, pode te ajudar a comprar um imóvel com economia! Acompanhe a leitura e veja como economizar neste importante momento da sua vida! 

Economizar na hora de comprar um imóvel: qual a melhor alternativa?

Ao entender o seu fluxo de caixa, que ajudará a determinar seu investimento mensal para comprar um imóvel, você pode investir nos valores que sobram no final do mês. 

A solução? Investir no consórcio para comprar um imóvel

Há dois perfis principais que estão no topo da lista de adeptos ao consórcio de imóveis:

  1. aqueles que não possuem urgência em se mudar e pretendem planejar a compra;
  2. aqueles que não têm disciplina para poupar o dinheiro que seria destinado à compra de um bem de alto valor; 
  3. aqueles que já possuem uma grana pra dar de entrada, mas não o suficiente para reduzir os juros do financiamento. 

No Brasil, foi superada a marca de sete milhões de planos de consórcios vendidos e um milhão de consorciados contemplados. Apesar dos muitos boatos por aí, o consórcio de imóvel se consolida como uma alternativa interessante para quem não se enquadra ou não quer arcar com os juros de um financiamento imobiliário (e seus altos juros).

O brasileiro percebeu que o milagre da multiplicação não existe, principalmente porque hoje é reconhecido que o que mais importa é a segurança e o conforto de um lar.

Tudo foi transformado muito rápido. Nossos hábitos de consumo mudaram (Olá, consumidores modernos!), assim como nossas prioridades. Agora, busca-se mais do que nunca na nossa história estabilidade e conforto.

E é neste contexto que, mais uma vez, o consórcio é a solução ideal para comprar um imóvel. Ele reúne em um único produto: ferramenta de poupança, modalidade de crédito e produto de investimento.

Por essas e outras razões, o consórcio de imóvel vem sendo conhecido como uma poupança turbinada, em que você começa somente poupando, mas pode transformar esta poupança em um objetivo realizado a partir da contemplação.

O consórcio não cobra juros

Com as taxas de juros elevadas, o financiamento se torna uma opção cada vez mais pesada para o bolso do brasileiro. Dando espaço para que o consórcio seja visto sempre com bons olhos, e não à toa. 

Sem dúvidas este é o grande diferencial do consórcio: Juros ZERO! Existe apenas uma taxa administrativa que é diluída no total de parcelas.

Menos burocracia

O aumento da inadimplência nesse período de crise intensificou a burocracia e rigor das instituições financeiras no momento de liberar um financiamento. No consórcio é simples, qualquer pessoa pode fazer. Você passa pela análise de crédito somente no momento da contemplação e até lá você pode se organizar para ter o seu nome limpo!

As parcelas cabem no seu bolso

No consórcio você não precisa ter dinheiro para dar de entrada ou adesão, o valor total do bem é dividido em parcelas iguais. Antes de optar por essa compra planejada e segura, você pode ainda fazer uma simulação do valor de parcela que quer pagar por mês, sem se preocupar com as taxas de juros.

É uma ótima forma de poupar dinheiro

O consórcio é uma ótima solução para preservar seu dinheiro. Isso porque, além de estar investindo em um bem, o valor estará sempre atualizado. A valorização da carta de crédito acompanha o índice de acordo com o segmento contratado: INCC para imóveis e IPCA para auto e serviços.

Você compra à vista. Quando você recebe a carta de crédito, tem o poder de compra à vista do seu bem, possibilitando melhores negociações e economizando ainda mais.

Como comprar um imóvel através do consórcio

Para entender como funciona o consórcio de imóvel de maneira simples, pense em um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, como um imóvel, porém nenhuma delas tem a quantia necessária nas palmas das mãos. Ao se organizarem para contribuir mensalmente com valores iguais, esse grupo de pessoas consegue comprar ao menos um imóvel à vista por mês!

E é aí que entram os sorteios. É para decidir quem fica com o imóvel da vez que os sorteios são feitos entre os membros do grupo. Contribuindo até o final do prazo estabelecido, mesmo após serem contemplados, todos conseguem conquistar seu objetivo, uns antes outros depois. 

Esta é a explicação básica. Porém, em um consórcio vamos bem além disso. Reunindo um bom número de pessoas, temos saldo suficiente para contemplar diversas cotas e não somente uma, via sorteio. Aqueles que têm pressa em usar o crédito podem ofertar um lance e assim adiantar a contemplação.

Economizar na hora de Comprar um Imóvel - UP Consórcios


Quem fica responsável por organizar e gerenciar os grupos é a administradora de consórcios, que distribui os interessados conforme o valor do crédito pretendido. 

(No UP Consórcios você pode contratar online e tem acesso a vários diferenciais).

Resumindo: ao contratar um consórcio de imóvel, você passa a fazer parte de um grupo que possui  um objetivo em comum, forma uma poupança coletiva, um auto-financiamento destinado à compra de um bem definido previamente. 

Sem pagar juros sobre o valor do crédito contratado, essa se torna uma ótima opção para quem quer fugir dos altos valores que são cobrados pelos financiamentos tradicionais. Os consorciados devem arcar somente com taxas específicas, impostas pelas administradoras, como:

  • taxa de administração: está relacionada à remuneração da administradora pela gestão do consórcio - O UP só sobra essa taxa após a contemplação;
  • fundo comum:  valor efetivamente empregado na compra do bem designado - esta taxa é isenta no UP;
  • seguro: de vida e de quebra de garantia - você decide se quer contratar essa modalidade;
  • fundo de reserva: destinado a proteger o funcionamento do grupo em alguns casos, como na inadimplência de algum membro. Caso haja recursos nesse fundo no encerramento do grupo, o valor é restituído de forma proporcional aos 
  • consorciados - esta taxa é isenta no UP.

A adesão do consórcio é muito mais simples e suas exigências são menos rígidas. A análise de crédito nessa modalidade costuma ser mais flexível, facilitando assim a vida de quem não tem como comprovar uma renda fixa - os trabalhadores autônomos são os melhores exemplos disso. Certos casos tornam possível aderir a um plano de consórcio mesmo com restrição de crédito. Porém, a situação precisará estar regularizada para o recebimento da carta de crédito, o que demanda um bom planejamento por parte do interessado.

UP Consórcio de Imóvel para grandes conquistas!

O UP Consórcios ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcios você pode comprar um imóvel com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação. Estamos ansiosos por sua parceria!