Nome no SPC não impede contemplação

28/03/2022

Imagem blog

Nome no SPC não impede contemplação

Os consórcios são uma forma muito mais interessante de adquirir bens e contratar alguns serviços (reforma de imóvel, cirurgia plástica, entre outros) de alto valor. Como resultado, muitos têm muito ceticismo sobre sua contratação. Principalmente quando se trata de alcançar conquistas estando com nome no SPC. No entanto, no consórcio isso é possível, mas é importante entender melhor esse assunto.

Em geral, um consórcio pode ser constituído por quaisquer partes. A exigência é que o pagamento das parcelas seja feito corretamente. Além disso, de acordo com a regulamentação de alguns gestores de consórcio, quando se pretende receber uma carta de crédito, é necessário um procedimento com responsabilidades nas finanças para alcançá-la sem riscos. 

Em tempos de crise, é natural que muitos acabam endividados, mas isso não será um empecilho. Continue atento e entenda como funciona o consórcio para pessoas com nome no SPC.

Posso fazer consórcio com nome no SPC?

O sistema de consórcio tem como finalidade tornar acessível bens e serviços de alto valor. Trata-se de uma compra planejada. Por exemplo, ao final do consórcio de imóvel, todos os participantes têm o crédito necessário para alcançar sua conquista, em forma de carta de crédito. Assim que um consorciado é contemplado, ele pode adquirir seu bem. 

Todos que participam do consórcio devem pagar uma mensalidade, sem altos juros, referente ao crédito que será acumulado. Aqueles que pagarem em dia podem participar de um sorteio mensal, feito em assembleia, assim acontece o processo que contempla um participante. 

Nele, o vencedor recebe uma carta de crédito naquele mês, e assim por diante, até que todos os participantes sejam consagrados. No entanto, quem paga atrasado pode ser excluído do grupo de consórcio e, claro, do sorteio. Por isso, embora o consórcio aceite pessoas com nome no SPC, é muito importante avaliar sua capacidade de pagamento antes de entrar em um consórcio. Em vez disso, você será excluído do sorteio.

Nome no SPC não impede contemplação

Posso ir a uma assembleia de consórcio com nome no SPC?

Pessoas que estiverem com nome no SPC poderão sim participar das assembleias normalmente, no entanto, as mensalidades devem estar em dia. Ou seja, é essencial manter suas quitações em dia – assim, aqueles que atrasarem mais parcelas terão sua cota retirada do sorteio, que acontece nas assembleias.

No entanto, se o seu nome estiver sujo e você for sorteado, talvez seja necessário quitar sua dívida antes de receber uma carta de crédito para comprar um determinado item ou contrato de um serviço. Se isso acontecer, o departamento financeiro da administradora do consórcio pode ajudar.

Para emitir a carta de crédito, é necessário ter uma análise que leva em conta também o histórico do consumidor e suas dívidas. Portanto, um consórcio com o nome no SPC encontrará mais dificuldades para receber a carta de crédito.

Como mantenho meu consórcio em dia?

Ao fazer consórcio com nome no SPC, é necessário que esteja bem evidente o seguinte: as parcelas deverão ser quitadas até o vencimento para que seu crédito não fique comprometido de maneira alguma, independentemente do status e condições do seu CPF. O mais importante é ter em mente que será possível resolver essas pendências antes de você ser contemplado.

Você pode até tentar renegociar o valor da carta de crédito com o administrador se a situação ficar mais tensa. Assim, você reduzirá o valor das suas mensalidades.

Se você perceber que realmente não conseguirá pagar as mensalidades do consórcio, tem a opção de transferir sua cota para outra pessoa. No entanto, neste caso, também vale a pena consultar o administrador para apurar a situação. Isso porque cada empresa tem suas próprias regras.

Destacamos abaixo dicas de ouro para organizar sua saúde financeira e planejar-se com consórcio.

3 Dicas de Educação Financeira para pessoas com nome no SPC

1) Organize suas dívidas com o apoio do consórcio

Não se preocupe: você pode fazer um consórcio mesmo com o nome no SPC, como você já sabe. Pois, seu crédito não será analisado enquanto você não for contemplado. Mesmo assim mantenha seus pagamentos em dia e tente lidar com as demais despesas da melhor forma possível. Caso você receba a carta de crédito somente ao final do prazo do consórcio, ela poderá ser usada para a quitação do que falta.

Porém, vale destacar que por mais que você esteja endividado, cancelar um consórcio no meio nunca é a opção mais interessante. O valor não é devolvido imediatamente e há a cobrança de taxas administrativas.

2) Limpe seu nome com organização

Para limpar seu nome, passar na análise de crédito e viver uma vida mais tranquila, existem alguns passos básicos de educação financeira que você pode seguir. A primeira é conhecer todas as suas dívidas, ou seja, saber onde você está e o que deve. Essa consulta pode ser feita facilmente na internet. Em seguida, você precisa colocar suas finanças em ordem: reduza as despesas desnecessárias e planeje pagar suas contas assim que receber o pagamento.

Curiosamente, você entra em contato com a empresa credora e tenta negociar a dívida. É provável que as propostas sejam aprovadas para facilitar o seu pagamento. Negocie bem e esteja pronto para começar a fazer pagamentos - pode demorar alguns meses, mas com disciplina e controle sobre seu dinheiro, você pode limpar seu nome.

3) Crie reserva de emergência: hábito de poupar todos os meses

Depois que a situação financeira normalizar e você estiver com saldo positivo novamente, que tal adquirir o hábito de economizar todo mês?

Comece o mais rápido possível, mesmo em pequenas quantidades. Tudo o que é economizado pode tornar-se uma reserva de emergência. Este recurso pode ser utilizado para limpar seu nome, caso você passe por problemas financeiros. Mas nós do UP desejamos que você fique livre disso!

Como você observou, é possível entrar no consórcio com o nome no SPC. No consórcio, é possível congelar o crédito até que seja aprovado na análise de crédito da gestora, até então conseguir pagar as parcelas do consórcio em dia. Nessa situação, você não poderá participar das assembleias e sorteios mensais. Ou seja: não será considerado até que o pagamento seja atualizado.

No entanto, ao assumir a responsabilidade como consórcio, é importante considerar todas as condições contratuais. Para planejar melhor, agora você pode fazer uma simulação de consórcio e estar pronto para tirar o plano do papel com total segurança e tranquilidade.

O UP Consórcios oferece as melhores condições do mercado. Você quer saber mais ? Então não perca tempo e Entre em contato e dê aquele UP!