O dinheiro é devolvido em caso de consórcio cancelado?

03/06/2022

Imagem blog

O dinheiro é devolvido em caso de consórcio cancelado?

Saiba como proceder com o consórcio cancelado. Veja como solicitar o reembolso neste artigo que preparamos para você tirar suas dúvidas.

Infelizmente, quando as dificuldades financeiras são uma realidade, a única opção é ter o consórcio cancelado. Afinal, é importante priorizar o bem-estar de toda a família e garantir que a renda mensal esteja alinhada com os objetivos de todos.

Embora momentos delicados tenham levado alguns a reconsiderar os consórcios, o modelo tem regras muito específicas quando se trata de inadimplência.

Quando a saída do consórcio foi devido a inadimplência, conforme regulamentação do Banco Central do Brasil (Bacen), que é parcialmente responsável por todo o consórcio. Portanto, a desistência será penalizada.

Ou seja, por conta dessa quebra de contrato, se você pretende desistir, receberá um valor inferior ao que pagou por sua cota.

Quando você faz a solicitação do cancelamento do consórcio, a administradora faz esse cálculo e informa o quanto você terá a receber por conta da desistência.

O dinheiro é devolvido em caso de consórcio cancelado?

O consórcio cancelado permite que o dinheiro seja devolvido? 

Antes de fechar o contrato de consórcio, você deve selecionar o valor da carta de crédito, a mensalidade e o número de parcelas do item que deseja comprar. É fácil ter essa definição,  pois você pode fazer uma simulação de consórcio. Portanto, você pode controlar quanto precisa investir a cada mês para conquistar seus bens.

Ao solicitar o reembolso, este será baseado no valor pago ao administrador até o momento. Com base nisso, o valor dos danos liquidados é retirado.

Após esta etapa, o administrador realizará todos os procedimentos de devolução necessários. Veja como funciona: mesmo se cancelada, sua cota continua participando do sorteio mensal, que agora está cancelado, então, uma vez sorteado, você recebe as devidas deduções contratuais (taxas administrativas e multas contratuais). A devolução do valor poderá ocorrer antes da última reunião do seu grupo.

Ou seja, assim como você precisa fazer um sorteio mensal para receber seu imóvel, o consórcio também fará um sorteio de cotas canceladas para receber seu dinheiro de volta.

Essa regra se aplica a todos os administradores - antes, era necessário aguardar o fechamento do grupo antes de retornar. 

Portanto, quando o consórcio for obrigado a se retirar, deve-se seguir o sorteio para o cancelamento da cota. O valor reembolsado foi deduzido da multa de cancelamento.

Consórcio cancelado: por que preciso pagar multa? 

Um consórcio é uma forma de autofinanciamento para comprar algo que você deseja, como um carro, uma casa, um apartamento, uma motocicleta ou algum tipo de serviço.

Para que esse modelo funcione, ele conta com o total comprometimento de todos os envolvidos.

Dito isto, a mensalidade deve ser paga na data de vencimento correta para que você possa entrar nos sorteios mensais e, possivelmente, até mesmo dar um lance para ser contemplado com antecedência.

Ao contribuir com a sua mensalidade, você colabora para que o grupo de consórcio tenha os recursos suficientes para a entrega das cartas de crédito todos os meses.

Ou seja, esse fundo comum precisa da contribuição de cada integrante, para não correr o risco de ter saldo insuficiente para a entrega das cartas.

Para obter essa garantia, a administradora também cobra uma reserva, que está incluída na mensalidade. Essa é uma porcentagem baixa, menos de 3%, mas dá mais segurança ao grupo e permite que eles continuem meditando.

Quando um membro do grupo deixa de pagar suas mensalidades, coloca em risco outros membros que contam com sua contribuição para cobrir o valor da carta de crédito. Por causa desse risco, o gerente decidiu desde o início que a retirada da cota era uma quebra de contrato.

Aliás, como o administrador precisa garantir que todos os membros tenham a mesma chance de serem contemplados, ele precisa repassar esse risco aos membros da coalizão que desejam se retirar.

Embora você esteja em um momento difícil depois de começar a pagar sua cota, é recomendável que você procure outras opções antes de prosseguir com o cancelamento.

O UP é uma Fintech da Embracon, a maior administradora de consórcio do Brasil. Aqui você tem  as melhores condições do mercado para que você possa fazer um ótimo investimento sem nenhuma dor de cabeça. 

Quer saber mais? Faça sua simulação aqui no UP Consórcios tire suas dúvidas e dê aquele UP em seus objetivos.