O que é ABAC?

21/03/2023

Imagem blog

O que é ABAC?

Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar em consórcios, mas é bem possível que ainda não saiba o que é ABAC e o que essa associação faz. E pra quem deseja saber mais sobre consórcios, é bem importante conhecer o contexto desse sistema, então vamos entender um pouco mais sobre essa entidade.

ABAC significa Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, sem fins lucrativos, representa o sistema de consórcios que abrange todo o país. Ela representa mais de 120 administradoras de consórcios em todo o território nacional.

Sua sede fica em São Paulo, mas possui 6 unidades espalhadas pelas demais regiões que a representam, são elas: Sudeste I, Sudeste II, Sul I, Sul II, Norte, Centro-Oeste e Nordeste.

O que é ABAC e o que ela faz?

A ABAC foi criada em junho de 1967 e existe para que empresas de consórcio possam atuar de maneira profissional e séria, respeitando a missão e os valores protegidos por essa associação, que defende fielmente os princípios da ética, transparência, isonomia e responsabilidade social.

Isso significa que qualquer empresa que preste serviços de consórcios e seja uma associada da ABAC, precisa obrigatoriamente atender a esses princípios.

Com o apoio da ABAC, o consórcio se tornou uma modalidade completamente consolidada e respeitada, contando inclusive com uma legislação – a Lei Nº 11.795/2008.

Por outro lado, vale ressaltar que a ABAC não existe somente para respaldar empresas associadas a ela, mas também para apoiá-las com cursos de capacitação na área de consórcios, fechamento de contratos, assessorias e pesquisas, por exemplo.

Após descobrir o que é ABAC, vamos entender um pouco mais detalhadamente sobre como funciona essa parceria?

Capacitação e eventos

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios oferece diversos cursos on-line de capacitação para profissionais que atuam na área de consórcio, com o intuito de reciclar o conhecimento desses profissionais e prepará-los para o exame da PCA-10, um exame que garante o reconhecimento do técnico sobre boas práticas de atendimento ao cliente.

Além disso, a ABAC é responsável por realizar todo ano o maior evento do mundo dos consórcios, que é chamado de CONAC (Congresso Nacional de Administradoras de Consórcios). Esse evento reúne centenas de empresários, parceiros e órgãos, proporcionando momentos de networking, contratos e muita troca de informações para profissionais da área.

Disponibilização de materiais

A ABAC também disponibiliza diversos materiais gratuitamente para seus associados como livros e manuais, por exemplo, pois a entidade defende que não é possível atuar com excelência na área sem um acesso constante a conteúdos relevantes, o que só fortalece a cultura de capacitação que ela também promove, né?

Pesquisas relevantes para a área

Além de tudo, a associação também promove frequentemente a aplicação de pesquisas na área, para prestar aos seus associados informações como o perfil do público que busca esse tipo de modalidade e taxas sobre o uso do crédito.

Não para por aí! A ABAC também apoia essas empresas com:

  • Reconhecimento e premiação de empresas que se destacam;

  • Divulgação de imprensa e campanhas institucionais;

  • Atendimento ao consumidor por meio do DAC – Departamento de Atendimento o Consumidor;

  • Educação financeira.

E muito mais!

Provavelmente você nem imaginava que a ABAC fosse tão ativa e relevante para empresas que oferecem essa modalidade de crédito, né?

O que é ABAC: veja se o Up Consórcios faz parte da associação

Preste atenção nesta dica: quando quiser descobrir se uma empresa é associada da ABAC, basta acessar o site da associação e procurar pelo nome dessa empresa.

O Up Consórcios faz parte desta associação desde sua fundação, há 30 anos. Afinal, os princípios da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios sempre estiveram presentes no DNA do Up!

Bom, agora que você já sabe o que é ABAC, é hora de saber tudo e mais um pouco sobre consórcios também!

Então entenda de uma vez por todas por que já são mais de 500 mil pessoas impactadas e realizadas com as oportunidades que tiveram de realizar seus projetos de vida por meio dos consórcios.

Para quais finalidades eu poderia contratar um consórcio?

Um consórcio pode ser facilmente definido como um grande “realizador de sonhos”. Afinal, as pessoas recorrem ao consórcio para concretizar grandes projetos que exigem delas um planejamento financeiro a médio e longo prazo.

Contratando um consórcio, é possível adquirir sua casa própria, trocar de carro ou comprar um carro (usado, seminovo ou 0 Km), por exemplo. Só em 2022, foram mais de 1,5 milhão de cotas vendidas só de veículos para quem escolheu essa modalidade.

Desvendando o consórcio – Como funciona?

Apesar de o consórcio já ser um assunto bem popular, é bem comum que as pessoas tenham dúvidas a respeito desse modelo de compra. Afinal, em meio a tantos golpes, é normal surgirem perguntas como “é seguro?”, “é garantido que vou ser contemplado?”.

Para quem se preocupa com a confiabilidade do serviço prestado, agora que você descobriu o que é ABAC, ficou bem mais fácil saber como confiar na empresa que deseja contratar para essa modalidade, né?

Os consórcios existem como opção para quem deseja comprar uma casa própria ou um carro, por exemplo, e para isso, busca alternativas com prestações flexíveis, acessíveis e sem burocracia.

Não tem mistério nenhum!

Com a ajuda de um profissional do Up Consórcios, você avalia qual mensalidade cabe no seu bolso e decide em quantas vezes pretende pagar seu patrimônio. Assim, sem precisar desembolsar qualquer valor de entrada, todo mês você paga o valor negociado sem juros e só precisa esperar seu dia de sorte, já que todo mês há um sorteio para contemplar um dos compradores do consórcio. Até o fim das prestações, todos os compradores já terão realizado o sonho de estar com seus patrimônios.

E se tratando de sorte, significa que seu carro ou sua casa própria podem chegar ainda nos primeiros meses pagos.

Quer saber mais sobre as possibilidades de compra que você consegue com um consórcio? Faça agora uma simulação e veja como funciona na prática!